Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Jovem de 23 anos morre com suspeita de dengue em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 29/04/2014

Uma jovem de apenas 23 anos, identificada como Bruna Maioli, pode ter sido a primeira vítima fatal de dengue em Taboão da Serra. A jovem morreu na madrugada desta terça-feira, 29, no Hospital Family. Ela estaria com suspeita da doença, mas o diagnóstico ainda não havia sido confirmado pela equipe médica, embora parentes da moça garantam que ela estava com dengue. Taboão tem 56 casos confirmados de dengue e 271 notificações sendo investigadas.Os postos de atendimento do município estão lotados de pacientes com suspeita da doença.

Os bairros do Parque Pinheiros, Laguna, Record, Clementino e a região central da cidade são as áreas mais afetadas pelo avanço dos casos da doença.

Se for confirmada que a jovem estava com dengue ela será a primeira vítima fatal da doença nos últimos anos no município. De qualquer forma o falecimento dela reascende a necessidade de que é preciso unir esforços para combater os focos de proliferação do mosquito transmissor da doença. 

A dengue também avança de forma assustadora nas cidades de Embu das Artes e Itapecerica da Serra. Embu das Artes aparece em segundo lugar em número de casos confirmados de dengue a cidade registrou 34 casos. Já em Itapecerica são 19 casos confirmados da doença.

Nas três cidades o número de casos aumenta em proporções que assustam os moradores e as autoridades de saúde.  

Veja nota oficial da prefeitura de Taboão da Serra sobre a morte da jovem com suspeita de dengue: 

A Prefeitura de Taboão da Serra esclarece que a munícipe Bruna Souza Maioli, de 23 anos, entrou no hospital particular Family às 07h53, do dia 28 de abril. Em seu atendimento, consta exame clínico em que a mesma nega sangramento e refere febre há quatro dias e vômitos e diarreia há um dia. O exame laboratorial mostra plaquetas normais, o que não é indicativo de processo hemorrágico. A paciente foi medicada e liberada pelo hospital, referindo melhora do quadro, às 13h.

No mesmo dia, às 19h18, retornou ao hospital, e neste momento seu exame clínico já demonstrava estar com hipotensão, baixa saturação de oxigênio e queixa de vômitos incontroláveis há cerca de seis horas. Às 22h10 a paciente apresentou parada cardiorrespiratória. 

Os exames laboratoriais não são característicos de dengue. É obrigatório pensarmos em alguns diagnósticos diferenciáveis como meningococcemia, leptospirose, H1N1 e dengue. O exame necrológico não permite chegar a um diagnostico conclusivo e, portanto, o material colhido para este fim foi encaminhado ao Instituto Adolpho Lutz.  

Dados oficiais sobre a dengue no município 

A Prefeitura de Taboão da Serra esclarece que existe uma diferença entre “Casos confirmados” e “Notificações de Casos”. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, no município até o dia de hoje foram confirmados 56 casos de dengue, dos quais 45 são autóctones (do próprio município) e 11 importados. A confirmação só é feita após a devolutiva do exame sorológico, cuja análise é feita pelo Instituto Adolfo Lutz. Segundo o Ministério da Saúde para a caracterização de surto são necessários 252 casos confirmados. 

Porém, independente do resultado das sorologias realizadas, o município está tratando cada caso suspeito como se fosse confirmado. 

Dos 56 casos confirmados, 100% das residências já foram “bloqueadas”. Quanto as Notificações de Casos, 60% dos locais já foram vistoriados e bloqueados. 

Quando acompanhamos a evolução dos casos de dengue em nossa cidade verificamos uma diminuição dos casos suspeitos a cada semana. Na semana epidemiológica número 15, nosso coeficiente de incidência era de 9,5 e na semana 16, que encerrou em 22 de abril, este coeficiente caiu para 3,2. 

A Prefeitura de Taboão da Serra está, neste momento, em alerta quanto à situação da dengue em toda a nossa cidade. O aumento do número de casos notificados e confirmados é uma realidade e a Secretaria Municipal de Saúde não tem medido esforços para minimizar a possibilidade da ocorrência de uma epidemia como ocorre em outros locais do Estado de São Paulo e de todo o país, conforme amplamente noticiado nos veículos de mídia nacional. 

A estratégia utilizada para redução dos riscos de transmissão engloba ações de orientação da população quanto a criadouros do mosquito como vasos de plantas, caixas d’água, pneus e outros. Estas atividades são realizadas durante todo o ano através da visita de agentes da Zoonoses. Palestras na comunidade e panfletagem com abordagem do tema também constituem um importante elo de ação preventiva.  

Por último, gostaríamos de salientar que a situação da dengue em nosso município está sob controle dos órgãos responsáveis. Embora haja um aumento, esperado para esta época do ano, a doença permanece restrita aos locais citados e não há necessidade de pânico. A expectativa é que com a chegada do inverno, e consequente diminuição da reprodução do mosquito que é sensível ao frio, haja também a diminuição dos casos de dengue.

andreia

no jardim panorama também tem muitas pessoas com dengue até mesmo crianças. sei que cada um tem que cuidar da sua casa para ajudar no combate da dengue. mas acredito também que muitos ainda não aprenderam, a prefeitura deveria começar esvaziar os tanques que esta localizado em frente ao extra no centro de tabõao pois alem disso esta um mau cheiro enorme

rogerio mariano novais

meu exame medico foi constado dengue no mesmo ospital que faleceu essa moça depois deles me derem soro me mandaram pra casa sem nem mesmo me de um atestado medico apenas vai pra casa e no outro dia vai trabalha ate no convenio a gente a tratado como lixo ond vamos para alem de esta com uma dor tremenda ainda estou perdendo dia de trabalho.

marcos

Sera que naquele projeto de piscina no ginasio tem o mosquito da dengue vao esperar oque para tomar uma atitude ,limparam quando havia um certo interesse ,qual é o proximo enteresse ,seria o RODEIO.

Gomes

Volta a reclamar neste jornal que o Pronto Socorro Municipal do Antena está infestado de insetos (pernilongos ?) que atacam as pessoas até durante o dia. Esse avanço da doença na cidade é por culpa da prefeitura de Taboão que nada fez durante o ano passado no combate a Dengue.

edilson santana dos santos

meus caro amigos aqui no meu bairro jardim trianon tem uma viela que faz fundo com minha casa. a duas casas com as caixa de agua totalmente descoberta. ja comuniquei aus propietario que mandarão eu ir pra quele lugar. desse jeito fica dificil. acabar com a dengue que esta matando todas as pessoas peço que vc.s comunique as autoridades que venha o orientar esses moradores.local rua luis antonio de andrade vieira.viela fundos

18/06/2017

Profissões: no Icesp, equipe se especializa em tratar ‘dor da alma’

Dizem que na vida só há uma certeza: a de que todos somos finitos. Como lidar com essa verdade,...

13/06/2017

Excesso de peso matou 4 milhões de pessoas no mundo em apenas um ano

Estudo feito pela Universidade de Washington aponta a obesidade como uma crise de saúde pública...

09/06/2017

Simulado Start é aplicado para profissionais do SAMU de Taboão

Profissionais do SAMU de Taboão da Serra (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) participaram...

09/06/2017

Insônia pode ser intensificada com mudanças climáticas drásticas

A insônia pode aparecer por diversos motivos, como ansiedade, estresse ou depressão. Mas...

09/06/2017

Prefeitura de Taboão imuniza 54 pessoas em situação de rua contra a gripe

A Prefeitura de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 8 de junho, um mutirão de vacinação...

09/06/2017

Secretaria de Saúde de Taboão lança Programa Rede de Proteção ao Adolescente

O Programa Rede de Proteção ao Adolescente lançado em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde...

06/06/2017

Governo do Estado de São Paulo solicita 31 milhões de doses extras da vacina

Diante da recomendação feita na última sexta-feira, 2, pelo Ministério da Saúde em ampliar a...

04/06/2017

Vacina contra o vírus H1N1 é prorrogada até o próximo dia 09

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 09 de junho a campanha de vacinação contra o vírus...

03/06/2017

ANS determina suspensão da venda de 38 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da comercialização...

02/06/2017

Conheça o esporão e entenda como ele prejudica a saúde dos pés

A entesopatia de calcâneo, ou esporão de calcâneo, é uma doença que ocorre por conta da...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.