Embu registra 34 casos de dengue, Secretaria de saúde está acompanhando

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 25/04/2014

As ações de combate à dengue, feitas pela prefeitura de Embu das Artes, estão no caminho certo. Dados da Secretaria de Saúde revelam que até o dia 25 de abril, 34 casos da doença foram confirmados, sendo 12 autóctones, contraídos na própria região. Números menores se comparados a igual período do ano passado em que foram confirmados 63 casos da doença, sendo 36 autóctones.
“Isso revela a importância do morador cuidar para que o mosquito Aedes Aegypti não se prolifere, seja nos vasinhos de plantas, seja no armazenamento ou no recipiente de água do seu animal de estimação, significa também que estamos tendo controle sobre a situação”, afirma a médica Sandra Magali, secretária de Saúde da cidade. Ela também chama atenção para o armazenamento correto de água, quando necessário: “Nestes dias de falta de água, recebemos denúncias e confirmamos o armazenamento incorreto de água. O recipiente precisa ser fechado para não dar chance ao mosquito de se reproduzir”, adverte.
A Vigilância em Saúde monitora diariamente os dados e, em caso de confirmação, a casa da pessoa é visitada pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que verificam a situação de possíveis criadouros e, se for necessário, é feita a nebulização, que só mata o mosquito que já está voando, não mata a larva, que somente será eliminada a partir dos cuidados do morador com os possíveis locais em que a água fique parada. Na semana passada e nesta semana, foram feitas nebulizações no bairro Pinheirinho e Jardim Mimás.
Nos meses de março e abril, o Governo da Cidade de Embu das Artes lançou a campanha Dengue, se tá limpo não tem mosquito para conscientizar os moradores do município sobre a necessidade de evitar o acúmulo de lixo e entulho dentro e fora das casas, que contribuem para a proliferação do mosquito que transmite a doença.
A dengue é uma doença grave que pode matar. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito.
É importante colaborar, mantendo a caixa d'água sempre coberta; as calhas limpas para que a água possa escoar, não deixar água da chuva se acumular em lajes e quintais, colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas, guardar as garrafas sempre de cabeça para baixo, não deixar acumular água nos pneus, manter a lixeira sempre fechada e não jogar lixo nas ruas.
As pesquisas revelam que 80% dos criadouros do mosquito estão no quintal das casas, escondidos em garrafas, entulho, pneus, vasos de plantas e diversos outro recipientes, inclusive no lixo. Os agentes do CCZ já detectaram larvas do mosquito até em latas de tinta à base de água.
Atenção para os principais sintomas da dengue: febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele (parecidas com o sarampo), náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo e muitas dores nos ossos e articulações.
Em caso de suspeita, fique em repouso, beba muito líquido e vá a uma unidade de saúde. Jamais tome remédios sem prescrição médica.

Comentários