Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Após retotalização dos votos Erlon será diplomado prefeito de Itapecerica da Serra no dia 28

Por Ane Greice Passos | 24/04/2014

dentrovotos

Ane Greice PassosAdvogado do Erlon Chaves José Carlos Cruz e a juíza Patrícia de Assis Ferreira Braguini acompanham retotalização dos votos

Após retotalização dos votos da eleição municipal, o 2° colocado Erlon Chaves (PDT) foi eleito prefeito de Itapecerica da Serra. Os votos do prefeito cassado Amarildo Gonçalves foram cancelados e Erlon Chaves será diplomado nesta segunda-feira, 28, segundo declaração da juíza eleitoral Patricia de Assis Ferreira Braguini , e após isso o presidente da Câmara Municipal terá até 24 horas para marcar a cerimônia de posse. A decisão cabe recurso.

A medida foi tomada após a cassação do prefeito da cidade, Amarildo Gonçalves, (Chuvisco), e da vice-prefeita Regina Corsini, ambos foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob a alegação de captação ilícita de sufrágio. O procedimento de retotalização de votos é necessário para garantir a posse do cargo ao segundo colocado na eleição, Erlon Chaves. Caso Chuvisco consiga uma liminar todo o processo será refeito.

votodentro2


A retotalização dos votos foi realizada pela responsável do Cartório Eleitoral de Itapecerica da Serra Marilza Bittencourt. Os votos de Chuvisco e Regina Corsini foram anulados e Erlon Chaves passa a ter 60,5% dos votos válidos (28.252 mil), sendo considerado o prefeito eleito da cidade.

A Juíza Patrícia de Assis Ferreira Braguini falou para a imprensa sobre o processo. “Agora vamos ter a diplomação, eu vou analisar os dados e verificar os votos e provavelmente o segundo candidato será diplomado. Depois a câmara realizará a posse. Amanhã (25) sairá um documento”, afirmou.

Erlon será diplomado prefeito devido a Chuvisco não ter recebido mais de 50% dos votos válidos, o que possibilitaria novas eleições. O advogado de Erlon falou sobre a diplomação do candidato do PDT. 

“A diplomação será 13h30 no fórum e após isso a Câmara tem até 24 horas para marcar a posse. O prefeito Erlon só falará na segunda-feira (28) por estratégia política”, disse. Na hora da decisão foi informado pela Juíza Eleitoral apenas no dia 28, mas após algumas horas um dos advogados confirmaram a liberação do diploma será nesta sexta-feira, 25, sem horário definido.

O Jornal na Net tentou falar com Erlon Chaves, porém o candidato do Movimento Oposição não entrou no cartório eleitoral e recebeu a notícia da diplomação do lado de fora do prédio. Após o resultado favorável Erlon saiu sem falar com a imprensa.

Na sua página do facebook Erlon falou sobre o resultado obtido nesta quinta-feira, 24. “Na tarde de hoje, nasce uma nova era. A recontagem foi favorável a nós. Parabéns a justiça que se fez prevalecer. Não comemoro porque foi um episódio que manchou o processo eleitoral, mas foi feito a correção pela justiça. Vamos aguardar”.

Errata:

De acordo com o advogado de Erlon Chaves o diploma já foi liberado, porém o prefeito eleito irá no fórum na segundo-feira, 28, devido a estar reunido com sua equipe para organização do seu governo. 


Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.