1º Seminário do Cinturão Jesuítico em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 23/04/2014

O 1º Seminário do Cinturão Jesuítico, promovido pela Abaçaí Cultura e Arte e a Comissão Paulista de Folclore, com apoio das secretarias municipais de Turismo, percorre as diversas cidades do roteiro predeterminado, o qual inclui Itanhaém, Juquitiba, São Lourenço, Itapecerica da Serra, Carapicuíba, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Bertioga e São Paulo, além de Embu das Artes, que recebeu o seminário em março.   

O seminário, realizado na sede Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Embu das Artes, e aberto com um vídeo sobre a cidade, com locução de Sérgio Barbi, da Secretaria Municipal de Turismo, tem como proposta levantar informações sobre os aldeamentos fundados pelos Jesuítas no Estado de São Paulo, áreas hoje ocupadas pelos diversos municípios.

Participaram os secretários Valdir Barbosa (Turismo) e Alan Leão (Cultura), que consideraram o evento importante por sua proposta de levantamento histórico, o presidente da OAB, Carlos Camargo, entre outros. Toninho Macedo, diretor Cultural da Abaçaí, defendeu a preservação das raízes históricas e identidade dos municípios, e o professor Silvio Savaia traçou um panorama da presença dos jesuítas no País e o seu legado. 

Comentários