Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Pneus e piscina descoberta causa alerta de dengue no ginásio de Itapecerica

Por Ane Greice Passos | 16/04/2014

denguedentro1

Fotos:Luciano Lucindo Morador de Itapecerica da Serra tirou fotos do ginásio esportes. Os pneus estão dentro do ginásio, porém a água infiltra no local.

Em época de alerta para casos de dengue, moradores que moram próximo ao ginásio Itapecerica da Serra ou utilizam o local para fazer caminhadas e aulas de auto escola estão cada vez mais preocupados com a situação da piscina, que está cheia d’água e descoberta, e dos pneus abandonados. Quem frequenta o ginásio reclama de muitos pernilongos e insetos. Até o momento Itapecerica da Serra registrou, de acordo com a Autarquia de Saúde, apenas um caso de dengue.

Luciano Lucindo (Saragoça Clube), morador de Itapecerica da Serra enviou fotos do ginásio esportes da cidade, após demonstrar indignação com a situação de abandono da piscina e pneus que, segundo ele, foram utilizados na corrida de kart. 

denguedentro3

“Estes pneus estão armazenados de forma errada, pois apesar de estarem por debaixo das arquibancadas estão molhando e com isto vários estão com acúmulo de água”, disse Lucindo.

O morador destacou ainda o perigo que pessoas que frequentam o ginásio estão expostas. “O local é usado para treinamento de auto escolas e finais de semanas sempre temos crianças no espaço externo do Ginásio. Temos também a vizinhança e com isto o Município está colocando a integridade física dos moradores em risco eminente”, afirmou.

denguedentro2
O Ginásio de esportes de Itapecerica da Serra está passando por reforma no telhado e existe ainda previsão para reformar todo o local.

Confira os sintomas da Dengue

O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos.

Dengue Clássica

- Febre alta com início súbito.
- Forte dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
- Perda do paladar e apetite.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Náuseas e vômitos•
- Tonturas.
- Extremo cansaço.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

- Dores abdominais fortes e contínuas.
- Vômitos persistentes.
- Pele pálida, fria e úmida.
- Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
- Manchas vermelhas na pele.
- Sonolência, agitação e confusão mental.
- Sede excessiva e boca seca.
- Pulso rápido e fraco.
- Dificuldade respiratória.
- Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.


Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.