Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Embu das Artes apresenta a Semana do Meio Ambiente com palestras e prestação de contas

Por | 12/06/2010

meio ambiente embu_1.jpg

Maikon do Projovem e seu professor explicam sobre o aquecedor solar instalado no Parque Francisco Rizzo

Com o intuito de multiplicar as ferramentas para que se faça presente a responsabilidade social de cada cidadão na preservação do meio ambiente, a cidade de Embu das Artes saiu na frente com a 9ª Semana do Meio Ambiente realizada desde está segunda-feira (7 a 16 de junho).

Com o subtítulo “Educação para a Sustentabilidade: construindo o desenvolvimento local”, as atividades tiveram início no Parque do Lago Francisco Rizzo, na manhã desta segunda-feira, dia 7. A temática propõe a transversalidade das ações para atingir os objetivos da preservação dos recursos naturais partindo da cidade até a esfera planetária foi apresentada na abertura do evento com a presença do prefeito Chico Brito e os secretários de Meio Ambiente, João Ramos, de Educação Rosemary Matos e de Participação Cidadã, Pedro Pontual, além do presidente da Câmara Municipal, Silvino Bonfim.

Nesta terça-feira, durante todo o dia foram ministradas palestras de empresas parceiras e entidades ambientais além do lançamento de um gibi da Secretária de Educação “O Embu tem preservAção”.

A Reportagem do Jornal na Net teve a oportunidade de acompanhar a palestra de Joaquim Rondon da Empresa Aquastock com o tema: Captação de água de chuva e também sobre a Construção Civil Sustentável – Pró-habitação/Projovem trabalhador Municipal ambas foram acompanhadas por cerca de 100 educadores, empresários, diretores, além de moradores de Embu.

Durante a palestra sobre o Curso Ministrado no Parque de Construção Civil Sustentável do Projovem Trabalhador, o tímido Maikon deixou expressada a sua satisfação em contar que aprendeu a produzir aquecedores solares, sendo que um deles está instalado no Parque.

“Agora estamos instalando um aquecedor na creche Sueli Maria Hipólito no bairro Santa Tereza que terá capacidade para 2 mil litros em duas caixas de água. A creche contará com 6 banheiros, 18 chuveiros e uma torneira quente que funcionarão através do aquecedor solar”, contou.

O evento teve programação até está quinta-feira, 11 com a peça teatral infantil “Epa! Que APA é essa?”, para atingir a diversas frentes de conscientização. Angélica Bustamante técnica da Secretária de Meio Ambiente explicou a Reportagem que a ideia desta peça é direcionar aos moradores, principalmente crianças e jovens a importância da preservação do meio ambiente. “É no Pq. Pirajuçara que está a concentração de moradores de Embu e lá a área verde é muito pequena”, justificou.

Por fim, no dia 16, às 17h30, na Câmara Municipal, acontece também a Audiência Pública de prestação de contas da Secretária do Meio Ambiente.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.