Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

GCM de Taboão começa a fazer treinamento na ROTA

Por Redação | 10/04/2014

gcm

Rafael Rezende A ROMU foi criada a fim de auxiliar no policiamento ostensivo, com uma viatura mais bem equipada composta por quatro guardas civis com treinamento diferenciado auxilia em ocorrências mais críticas e de mais gravidade <

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra começou na manhã desta quinta feira,10, o treinamento nos agentes que irão compor o primeiro efetivo da ROMU (Rondas Ostensivas Municipal Urbana).

16 dos cerca de 20 primeiros agentes realizarão treinamentos táticos em diversas circunstâncias com policiais da ROTA, tropa de elite da polícia paulista.

Cidades como Itapecerica da Serra, Cotia, itapevi, Santa Bárbara D'Oeste, Americana São Caetano do Sul, Diadema entre outras no Brasil possuem em suas guardas municipais essa equipe especial.

Rondas Ostensivas Municipal Urbana


A ROMU foi criada a fim de auxiliar no policiamento ostensivo, com uma viatura mais bem equipada composta por quatro guardas civis com treinamento diferenciado auxília em ocorrências mais críticas e de mais gravidade.

A ROMU atua em horário diferenciado a fim de estar sempre presente nos horários de maior necessidade e atenderá todas as áreas do município, além de ser mais atuante, mais bem equipada e mais preparada.

A ROMU Taboão estará em ponto estratégicos identificados por meio de um monitoramento mais preciso. A meta é  estar em pontos com maior índice de roubos, assaltos e locais mais movimentados como o shopping, em eventos e manifestações, e atuará em todos os bairros com rondas mais ostensivas armamento mais pesado.

Ainda não há uma data definida para o início da operação da ROMU os agentes passarão vários treinamentos táticos desce controle de distúrbio civil (manifestações), abordagens, incursões em comunidades, e disparos de tiros de grosso calibre com armas letais e não letais.

jose

eu acho que está na hora parar de criticar e falar mal guarda municipal. Não sou adepto de ir contra as leis. acho sim, que quem diz que a guarda é para cuidar de patrimônio, devia quando precisasse ir atrás da PM ou Civil que são policias, e não reclamar que os guardas não lhe auxiliaram quando estão em apuros. uma outra duvida para os juristas: porque o guarda prevarica quando não atende uma ocorrência policial? Ela não é uma policia administrativa?

jose

realmente a gcm é usada como manobra política, como a federal, a pm a civil, os ministros do mensalão, quem é que nomeia-os a chefia. entenda uma coisa, nem tudo é feito pelo dinheiro, alguns fazem por amor. eu mesmo não morreria por ninguém, o salário não compensa o risco, uma que as leis não ajudam, e só neste pais, rico e político não vão presos, e não devolvem o dinheiro que levaram, e fora o trafico de influencias. quando precisar de ajuda policial chame as policias, se não vierem, entrem com ação contra os comandantes do estado, a segurança é um direito do povo e um dever do Estado. a nossa presidente come do nosso dinheiro. eu deixo por ano de Imposto de renda quase dois meses do meu salário.

buxo

guarda municipal, não é policia, e sim guarda de patrimonio das prefeituras. Vão agindo conforme os politicos municpais querem, pois além de responderem por usurpação da função, irão para rua e posterior se condenado nem cadeia especial há.Pensem.

João Alcantara da Silva

Há duas coisas a se pensar: 1º A função e o papel das Guardas Municipal é de proteção dos bens, serviços e instalações conforme o mandamento constitucional em vigência, as Guardas Municipais tem perfil de polícia comunitária, de proteção cidadã e de defesa social, sem deixar de serem policiais obviamente, tal treinamento é desejar incutir na cabeça desses inocentes algo temeroso, e que ao dar algum problema não terão seus comandantes, prefeitos e secretários que os defendam, Guarda Municipal quando mata alguém vai preso onde? no Romão Gomes que não é....pensem policiais, vocês estão sendo inocentes úteis para alguma campanha de marketing de trampolim politico de algum esperto...gente que vende a mãe para se eleger.... 2. O Batalhão Tobias Aguiar é estruturado para atender o policiamento de reforço operacional das demais viaturas e motocicletas da PM, o processo formativo da PM é regulado por Lei Estadual, vejo isso com reservas, não pelo fato de treinarem Guardas Municipais, mas pelo fato de estarem entrando no jogo politico.

Antonio Pereira

Perfeito, agora somente falta a prefeitura pagar salários adequados para estes profissionais que recebem vencimentos muito defasados na cidade.

24/05/2017

PM de Embu Guaçu surpreende ladrões com arma e veículo roubado

Policias do 25º BPM de Embu Guaçu, conseguiram efetuar a prisão de dois indivíduos na noite...

24/05/2017

ROM e ROMU prendem assaltante que agia em pontos de ônibus de Itapecerica

Policiais da ROM e ROMU conseguiram prender no início da manhã desta quarta-feira (24), um homem...

23/05/2017

GCM prende homem acusado de esfaquear outros três após briga num bar em Taboão

Uma briga de bar quase terminou em tragédia na noite desta segunda-feira, 22, em Taboão da...

23/05/2017

Polícia prende dois acusados de cometer assaltos em Embu

Os soldados Mendes e o soldado Arcanjo da Polícia Militar conseguiram efetuar a prisão de dois...

23/05/2017

25º Batalhão de Polícia Militar faz aniversário e presta homenagem a autoridades

Comemorando seu 28º aniversário de criação, o 25º Batalhão de Policia Militar Metropolitano...

23/05/2017

PRF recupera veículo roubado na Régis Bittencourt

Na última segunda-feira (22), a PRF realizou patrulhamento na BR 116, na Régis Bittencourt...

22/05/2017

Homem é preso tentando fugir com carro roubado em Embu

Policiais da M-36103 efetuaram a prisão de um individuo que fugia pela contra mão ao roubar um...

19/05/2017

Bandido tenta assaltar GCM e leva dois tiros em Taboão

Um criminoso se deu mal ao tentar assaltar GCM na tarde desta sexta-feira (19), em Taboão da...

17/05/2017

Embu lidera ranking da violência nos casos de homicídios, lesão e estupros

Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo demonstram que a violência...

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.