Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Programa Mais Médicos esquenta os ânimos em sessão de Itapecerica

Por Ane Greice Passos | 9/04/2014

dentroernandes

Ane Greice PassosVereador e Prof. Ernandes defende o Programa Mais Médicos

A saúde de Itapecerica da Serra vem pautando as últimas sessões da câmara municipal, nesta terça-feira, 08, os vereadores Prof. Ernandes e Dr. José Martins, voltaram a divergir sobre o assunto. O tema Mais Médicos, que já foi discutido na semana anterior, teve um grande destaque e explicações de ambas as partes. Os vereadores apresentaram requerimentos, votaram em projetos, discursaram e receberam um oficio do prefeito Chuvisco retirando de votação o projeto de lei que prevê mudanças na Imprensa Oficial.

A noite começou com a apresentação de requerimentos, realizados pela vereador Dr. José Martins, solicitando explicações sobre a quantidade de médicos, dentistas e enfermeiros, que passaram pela saúde de Itapecerica da Serra, antes e após a implantação da Autarquia na cidade. O vereador também pediu uma prestação de contas de qual é a carga de trabalho que o Dr. Francisco Nakano realiza na cidade e o valor que recebe por hora. Os requerimentos apresentados foram aprovados pela Casa e possuem um prazo de até 15 dias para resposta.

O vereador Ramon Corsini agradeceu a presença do munícipe Tião da Chácara na sessão e ressaltou o trabalho que ele realiza com dependentes químicos na cidade. Ramon agradeceu ainda o valor enviado pela Deputada Analice Fernandes, para construção de duas pistas de skate na cidade, sendo uma adaptada para deficientes. 

Outros vereadores também falaram na tribuna. Hércules da Farmácia destacou os projetos do governo e os requerimentos apresentados, após pedidos dos moradores. Jonas Feijó, parabenizou a prefeitura de Itapecerica e a secretária de Educação pela entrega do material escolar aos alunos e Alex Pires festejou a vitória do início das construções do Posto de Saúde do Jardim Montezano e o apoio da Secretária Dalva. 

Edicarlos Sangue Bom parabenizou os Jornalistas pelo dia nacional em homenagem a profissão e agradeceu o trabalho do Jornal na Net na cidade. Crítico ferrenho do governo Chuvisco, Sangue falou sobre uma carta que recebeu de uma munícipe reclamando da saúde e destacou. “Mais uma vez vou falar da saúde, que não tem na cidade”.

O tema saúde foi lembrado por outros vereadores, que acabaram tendo uma pequena desavença de opiniões sobre Programa Mais Médicos na cidade e no país. Prof. Ernandes, do PT, falou da importância do projeto do governo federal, já Dr. José Martins destacou o convênio como “imoral”.

“Eu gostaria que as pessoas tivessem cuidado em falar, sem prova nenhuma, que o programa Mais Médicos é uma forma de desvio de dinheiro. Eu acredito que o PT, quer fazer um bom programa para o povo”, disse Ernandes. O vereador destacou que possui amigos em todos os partidos e que “não pode existir discussões ‘politiqueiras’, porque isso não leva a lugar nenhum”. 

Com um discurso apaixonado, Prof. Ernandes destacou o retorno positivo do projeto no país e falou sobre o regime de trabalho em Cuba. “Eles vivem em regime socialista, onde o que um ganha tem que dividir. Nenhum médico cubano veio em regime de escravidão para o Brasil”, destacou.

 “Eu sei que tem médicos excelentes no Brasil, mas não tem médicos suficientes. O programa mais médicos leva doutores para lugares afastados. 67% dos brasileiros entrevistados manifestaram favoráveis ao Mais Médicos”, finalizou.

Doutor José Martins falou sobre o programa e destacou que não é contrário ao programa, mas vê falhas no plano. “O programa só existe por causa de um elitismo racista da classe média brasileira, é ai que o PT se perde. Médico suficiente tem para atender a população, o que infelizmente não existe é condições de interiorizar os médicos”.

José Martins destacou que não é contra o programa e sim o que oferecido nele para os profissionais. “O problema é que ele não oferece condições para médico se interiorizar pelo Brasil a fora, é por isso que existem mais de 40% do programa em São Paulo”, e complementou. “Cuba forma milhares de médicos. A maior receita de Cuba é a exportação de médicos, são 6 bilhões por ano”.

O vereador citou vários artigos de médicos que criticam as condições de trabalho do projeto e a impossibilidade de fiscalizar os profissionais. No fim da sua fala, Dr. José Martins classificou o convênio como “imoral”.

O último a falar na tribuna foi o presidente da câmara Cicero Costa, ele parabenizou a postura dos dois vereadores ao defenderem seus ideais, falou sobre a falta de médicos na cidade e comentou alguns projetos realizados em Itapecerica. Após a fala do presidente, a sessão foi encerrada.

21/04/2018

Governo diz que terá de adiar reajuste de servidor para fechar contas em 2019

Para tentar impedir a paralisação da máquina administrativa e dos investimentos públicos no ano...

21/04/2018

Vereador Marcos Paulo elogia atuação da GCM em Taboão da Serra

O vereador Marcos Paulo vem usando a tribuna da Câmara Municipal para elogiar o trabalho...

21/04/2018

Câmara Municipal aprova título de Cidadão Taboanense para o padre Weliton Angeli

Na sessão da última terça-feira, dia 17, os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por...

21/04/2018

Presidente Joice Silva e as vereadoras Priscila e Rita receberam prêmio

A presidente da Câmara de Taboão da Serra, Joice Silva e as vereadoras Priscila Sampaio e Rita...

20/04/2018

Prefeito Fernando firma parceria com MP para implantação da Patrulha Guardiã

O prefeito Fernando Fernandes assinou na quinta-feira (3), o Termo de Cooperação com o...

20/04/2018

Anderson Nóbrega é nomeado novo secretário de esportes em Embu das Artes

Na tarde da última quinta-feira (19), em Embu das Artes, o prefeito Ney Santos nomeou Anderson...

18/04/2018

Senado aprova projeto que obriga escolas a combaterem bullying

O Senado aprovou, nesta terça-feira (17), o projeto que obriga as escolas a desestimularem seus...

17/04/2018

Após revisão, governo anuncia cancelamento de 422 mil benefícios sociais

Após um trabalho de revisão de benefícios sociais concedidos pelo governo federal, 422 mil serão...

14/04/2018

Câmara Municipal entrega título de Cidadão Taboanense ao padre Kirano

No último domingo, dia 8, a Câmara Municipal de Taboão da Serra entregou o título de Cidadão...

12/04/2018

4º Encontro de Autismo reuniu quase mil pessoas no Cemur, em Taboão

Quase mil pessoas participaram do 4º Encontro de Autismo de Taboão de Serra, realizado no...

21/04/2018

Febre amarela continua se expandindo pelo país

Embora os casos confirmados de febre amarela tenham diminuído no Brasil nas últimas três...

21/04/2018

Candidatos desempregados aceitariam ganhar menos que no emprego anterior

Pesquisa divulgada pela Robert Half, empresa de recrutamento e seleção, mostra que 70% dos...

21/04/2018

Governo diz que terá de adiar reajuste de servidor para fechar contas em 2019

Para tentar impedir a paralisação da máquina administrativa e dos investimentos públicos no ano...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.