Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Programa Mais Médicos esquenta os ânimos em sessão de Itapecerica

Por Ane Greice Passos | 9/04/2014

dentroernandes

Ane Greice PassosVereador e Prof. Ernandes defende o Programa Mais Médicos

A saúde de Itapecerica da Serra vem pautando as últimas sessões da câmara municipal, nesta terça-feira, 08, os vereadores Prof. Ernandes e Dr. José Martins, voltaram a divergir sobre o assunto. O tema Mais Médicos, que já foi discutido na semana anterior, teve um grande destaque e explicações de ambas as partes. Os vereadores apresentaram requerimentos, votaram em projetos, discursaram e receberam um oficio do prefeito Chuvisco retirando de votação o projeto de lei que prevê mudanças na Imprensa Oficial.

A noite começou com a apresentação de requerimentos, realizados pela vereador Dr. José Martins, solicitando explicações sobre a quantidade de médicos, dentistas e enfermeiros, que passaram pela saúde de Itapecerica da Serra, antes e após a implantação da Autarquia na cidade. O vereador também pediu uma prestação de contas de qual é a carga de trabalho que o Dr. Francisco Nakano realiza na cidade e o valor que recebe por hora. Os requerimentos apresentados foram aprovados pela Casa e possuem um prazo de até 15 dias para resposta.

O vereador Ramon Corsini agradeceu a presença do munícipe Tião da Chácara na sessão e ressaltou o trabalho que ele realiza com dependentes químicos na cidade. Ramon agradeceu ainda o valor enviado pela Deputada Analice Fernandes, para construção de duas pistas de skate na cidade, sendo uma adaptada para deficientes. 

Outros vereadores também falaram na tribuna. Hércules da Farmácia destacou os projetos do governo e os requerimentos apresentados, após pedidos dos moradores. Jonas Feijó, parabenizou a prefeitura de Itapecerica e a secretária de Educação pela entrega do material escolar aos alunos e Alex Pires festejou a vitória do início das construções do Posto de Saúde do Jardim Montezano e o apoio da Secretária Dalva. 

Edicarlos Sangue Bom parabenizou os Jornalistas pelo dia nacional em homenagem a profissão e agradeceu o trabalho do Jornal na Net na cidade. Crítico ferrenho do governo Chuvisco, Sangue falou sobre uma carta que recebeu de uma munícipe reclamando da saúde e destacou. “Mais uma vez vou falar da saúde, que não tem na cidade”.

O tema saúde foi lembrado por outros vereadores, que acabaram tendo uma pequena desavença de opiniões sobre Programa Mais Médicos na cidade e no país. Prof. Ernandes, do PT, falou da importância do projeto do governo federal, já Dr. José Martins destacou o convênio como “imoral”.

“Eu gostaria que as pessoas tivessem cuidado em falar, sem prova nenhuma, que o programa Mais Médicos é uma forma de desvio de dinheiro. Eu acredito que o PT, quer fazer um bom programa para o povo”, disse Ernandes. O vereador destacou que possui amigos em todos os partidos e que “não pode existir discussões ‘politiqueiras’, porque isso não leva a lugar nenhum”. 

Com um discurso apaixonado, Prof. Ernandes destacou o retorno positivo do projeto no país e falou sobre o regime de trabalho em Cuba. “Eles vivem em regime socialista, onde o que um ganha tem que dividir. Nenhum médico cubano veio em regime de escravidão para o Brasil”, destacou.

 “Eu sei que tem médicos excelentes no Brasil, mas não tem médicos suficientes. O programa mais médicos leva doutores para lugares afastados. 67% dos brasileiros entrevistados manifestaram favoráveis ao Mais Médicos”, finalizou.

Doutor José Martins falou sobre o programa e destacou que não é contrário ao programa, mas vê falhas no plano. “O programa só existe por causa de um elitismo racista da classe média brasileira, é ai que o PT se perde. Médico suficiente tem para atender a população, o que infelizmente não existe é condições de interiorizar os médicos”.

José Martins destacou que não é contra o programa e sim o que oferecido nele para os profissionais. “O problema é que ele não oferece condições para médico se interiorizar pelo Brasil a fora, é por isso que existem mais de 40% do programa em São Paulo”, e complementou. “Cuba forma milhares de médicos. A maior receita de Cuba é a exportação de médicos, são 6 bilhões por ano”.

O vereador citou vários artigos de médicos que criticam as condições de trabalho do projeto e a impossibilidade de fiscalizar os profissionais. No fim da sua fala, Dr. José Martins classificou o convênio como “imoral”.

O último a falar na tribuna foi o presidente da câmara Cicero Costa, ele parabenizou a postura dos dois vereadores ao defenderem seus ideais, falou sobre a falta de médicos na cidade e comentou alguns projetos realizados em Itapecerica. Após a fala do presidente, a sessão foi encerrada.

FABIO

Se o PS central ta assim entao podemos esquecer do posto q foi prometido no J.Sampaio no inicio do ano, disseram q em 30 dias começariam as obras e até agora nada, só mato cresce naquele!!

Realidade Cruel

JOSE MARTIS ta certo, defende a classe dele (médicos) pois hj no Brasil a maioria de médicos como ele pensa da seguinte forma: Dinheiro no meu bolso e dane-se a população. Se não pagar bem não trabalho p vcs. E como nos sabemos muitos municípios como o nosso não tem dinheiro p pagar o que eles querem, ai viramos reféns deles, pois falta, chega atrasado e ninguém pode falar nada (se nao vão embora). Imagina só pessoas se não tivesse esses 14 médicos em itap. como seria? a saude ja esta falida, imagina sem esses médicos? 1º que esse sr (Jose Martins) nem deveria estar ai, pois foi recusado pela populacao nas urnas, so esta ai por causa de uma manobra que nosso PREFEITAO fez, dar uma secretaria para o Cléber e automaticamente colocar o Jose Martins na camará. Ja basta a mulher dele ter afundado a saude (em sua gestão), esse cara nao tem credibilidade nenhum, so pensa nele e no bolso dele. sai fora!!

Santos

Acompanho todo o noticias sobre saúde em itapecerica da serra pois varia vezes vi o PS Central sem médicos é revoltante,mas só um detalhe as discuções a respeito da saúde na camara é faixada, todos eles são aliados ao executivo,o povo é simples então vereadores não da mais para enrolar Procurem as especialidades que TEM NO CEM, é uma vergonha a saúde em itapecerica da serra

14/07/2017

Câmara de Taboão permanece com atendimento ao público durante o recesso

A Câmara Municipal de Taboão da Serra entrou em recesso parlamentar no início de julho e neste...

12/07/2017

MPT pede veto e não descarta entrar com ação contra reforma trabalhista

O Ministério Público do Trabalho (MPT) encaminhou ao presidente Michel Temer, nesta quarta-feira...

07/07/2017

Deputada Analice assume presidência da Assembleia e recebe delegação da Baviera

A deputada estadual Analice Fernandes assumiu interinamente a presidência da Assembleia...

07/07/2017

Assembleia aprova proposta de Alckmin que reduz valores de multa e juros de ICM

Na tarde desta quarta-feira, 05 de julho, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o...

05/07/2017

Tribunal de Contas reunirá prefeitos de Taboão, Embu, Itapecerica e região

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza em Suzano, na próxima quinta-feira...

05/07/2017

Assembleia aprova proposta de Alckmin que reduz valores de multa e juros de ICMS

Na tarde desta quarta-feira, 5 de julho, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o Projeto...

04/07/2017

Vereadora Érica Franquini comemora o sucesso da 1ª audiência pública

Na quinta-feira, 29, a comissão de Segurança da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou a...

04/07/2017

Prefeito Jorge Costa fala sobre projetos de Itapecerica

Reeleito pela quarta vez para administrar a prefeitura de Itapecerica da Serra, o prefeito Jorge...

03/07/2017

Prefeitura de Embu emite nota sobre a saída de Jefferson Siqueira do Turismo

A prefeitura de Embu das Artes emitiu nota oficial sobre a demissão do secretário Jefferson...

01/07/2017

Câmara Municipal entra em recesso após aprovação da LDO

Na última terça-feira, dia 27, os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, em...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.