Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Parque das Hortênsias sedia atividades de sensibilização sobre autismo

Por Sandra Pereira | 7/04/2014

foto

Sandra PereiraO autismo é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta na infância e altera três áreas importantes do desenvolvimento infantil: a comunicação, a interação e o comportamento

O Parque das Hortênsias foi  tomado neste sábado, 5, por crianças e jovens autistas, familiares, profissionais de saúde e interessados no tema.  O local foi palco de várias atividades organizadas para marcar o encerramento da 1ª semana dedicada à sensibilização sobre o tema em Taboão da Serra. O grupo fez alongamento, caminhada, interagiu com os animais, montou quebra-cabeça sobre autismo, cantou, assistiu apresentação teatral e mostrou na prática que é preciso unir esforços contra o preconceito e em favor de políticas públicas de inclusão para os autistas. Veja fotos aqui.

Vestidos de azul os mais de 100 participantes da atividade chamaram a atenção de quem passeava pelo parque. A secretaria municipal de Saúde estima que Taboão da Serra tenha aproximadamente 1 mil moradores com síndrome do espectro autista. Cada um deles apresenta característica diversa dos outros.

A pequena Giovana Bonfim, de apenas 8 anos, era uma das mais animadas do grupo. Ela foi diagnosticada como autista aos 6 anos. Desde então a avó dela Magda Sueli Rodrigues Bonfim iniciou verdadeira via-crúcis para assegurar que a neta recebesse atendimento devido na rede municipal. Partiu dela a luta que resultou na aprovação da Lei de nº 2.195 – 14, de autoria do vereador Ronaldo Onishi, aprovada em fevereiro deste ano, que criou a I Semana da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista realizada entre os dias 02 e 05 de abril. Ao todo quase 200 pessoas participaram das atividades.

geovana

“No começo foi bem difícil agora já estamos mais familiarizados com tudo. Essa lei foi um tijolo importante nessa construção que precisa contar com o apoio e a parceria de todos”, disse Magda Bonfim. 

A avó conta que a menina inicia conversas sobre temas de seu interesse. Mas, no período em que esteve no parque das Hortênsias a garota interagiu com várias pessoas, brincou, conversou sobre vários temas e demonstrou encantamento com os animais. Na jaula da leoa Helga ela se soltou literalmente. A felina retribuiu o carinho do grupo caminhando dentro do seu recinto, como que para se exibir. 

A montagem do quebra-cabeça foi um momento especial para o grupo que pôde interagir e aprender mais sobre as diferenças e o trabalho em equipe. As crianças participaram ativamente da brincadeira.

Para o coordenador do Caps Infantil, Rodrigo Manoel Geovanetti, a semana representou um marco na cidade no que se refere a mobilização da comunidade para a sensibilização sobre o autismo.  “Todo autista é diferente. Quanto mais ampliarmos os olhares sobre eles melhor”, resumiu. 

A secretária de Saúde, Raquel Zacainner, lembrou que o Caps oferece atendimento específico para os autistas. Citou que a cidade tem mil pessoas acometidas pela doença e revelou que normalmente as mães acabam assumindo sozinhas a tarefa de cuidar dos filhos autistas. 

Para o vereador Ronaldo Onishi a I Semana da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista foi positiva e superou as expectativas iniciais. Ele agradeceu o empenho dos profissionais envolvidos nas atividades e salientou que no próximo ano a meta é ampliar as ações. 

“Houve realmente um empenho de todos os envolvidos. As ações foram organizadas em tempo recorde. Acredito que demos um primeiro passo importante para construir uma rede de proteção às crianças autistas da nossa cidade”, salientou. 

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta na infância e altera três áreas importantes do desenvolvimento infantil: a comunicação, a interação e o comportamento. A criança não fala, tem dificuldade de interação e apresenta comportamento diferenciado.

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

02/12/2017

Montagem da super estrutura do Embu Summer Fest começou

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Nesta semana, a A Luz Eventos deu início a...

01/12/2017

Família pede liberdade do carteiro de Embu preso em audiência onde testemunhava

Funcionário dos Correios de Embu das Artes há mais de 20 anos o carteiro Denivaldo Jesus de...

17/12/2017

Taboão da Serra começa a vacinar contra a Febre Amarela nesta segunda-feira, 18

As Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra vão iniciar vacinação contra a Febre Amarela a...

16/12/2017

Quadrilha de Taboão vai assaltar casa em Mairiporã e acaba com um morto, 2 preso

Quatro assaltantes que saíram de Taboão da Serra para roubar residências no município de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.