Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Parque das Hortênsias sedia atividades de sensibilização sobre autismo

Por Sandra Pereira | 7/04/2014

foto

Sandra PereiraO autismo é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta na infância e altera três áreas importantes do desenvolvimento infantil: a comunicação, a interação e o comportamento

O Parque das Hortênsias foi  tomado neste sábado, 5, por crianças e jovens autistas, familiares, profissionais de saúde e interessados no tema.  O local foi palco de várias atividades organizadas para marcar o encerramento da 1ª semana dedicada à sensibilização sobre o tema em Taboão da Serra. O grupo fez alongamento, caminhada, interagiu com os animais, montou quebra-cabeça sobre autismo, cantou, assistiu apresentação teatral e mostrou na prática que é preciso unir esforços contra o preconceito e em favor de políticas públicas de inclusão para os autistas. Veja fotos aqui.

Vestidos de azul os mais de 100 participantes da atividade chamaram a atenção de quem passeava pelo parque. A secretaria municipal de Saúde estima que Taboão da Serra tenha aproximadamente 1 mil moradores com síndrome do espectro autista. Cada um deles apresenta característica diversa dos outros.

A pequena Giovana Bonfim, de apenas 8 anos, era uma das mais animadas do grupo. Ela foi diagnosticada como autista aos 6 anos. Desde então a avó dela Magda Sueli Rodrigues Bonfim iniciou verdadeira via-crúcis para assegurar que a neta recebesse atendimento devido na rede municipal. Partiu dela a luta que resultou na aprovação da Lei de nº 2.195 – 14, de autoria do vereador Ronaldo Onishi, aprovada em fevereiro deste ano, que criou a I Semana da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista realizada entre os dias 02 e 05 de abril. Ao todo quase 200 pessoas participaram das atividades.

geovana

“No começo foi bem difícil agora já estamos mais familiarizados com tudo. Essa lei foi um tijolo importante nessa construção que precisa contar com o apoio e a parceria de todos”, disse Magda Bonfim. 

A avó conta que a menina inicia conversas sobre temas de seu interesse. Mas, no período em que esteve no parque das Hortênsias a garota interagiu com várias pessoas, brincou, conversou sobre vários temas e demonstrou encantamento com os animais. Na jaula da leoa Helga ela se soltou literalmente. A felina retribuiu o carinho do grupo caminhando dentro do seu recinto, como que para se exibir. 

A montagem do quebra-cabeça foi um momento especial para o grupo que pôde interagir e aprender mais sobre as diferenças e o trabalho em equipe. As crianças participaram ativamente da brincadeira.

Para o coordenador do Caps Infantil, Rodrigo Manoel Geovanetti, a semana representou um marco na cidade no que se refere a mobilização da comunidade para a sensibilização sobre o autismo.  “Todo autista é diferente. Quanto mais ampliarmos os olhares sobre eles melhor”, resumiu. 

A secretária de Saúde, Raquel Zacainner, lembrou que o Caps oferece atendimento específico para os autistas. Citou que a cidade tem mil pessoas acometidas pela doença e revelou que normalmente as mães acabam assumindo sozinhas a tarefa de cuidar dos filhos autistas. 

Para o vereador Ronaldo Onishi a I Semana da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista foi positiva e superou as expectativas iniciais. Ele agradeceu o empenho dos profissionais envolvidos nas atividades e salientou que no próximo ano a meta é ampliar as ações. 

“Houve realmente um empenho de todos os envolvidos. As ações foram organizadas em tempo recorde. Acredito que demos um primeiro passo importante para construir uma rede de proteção às crianças autistas da nossa cidade”, salientou. 

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta na infância e altera três áreas importantes do desenvolvimento infantil: a comunicação, a interação e o comportamento. A criança não fala, tem dificuldade de interação e apresenta comportamento diferenciado.

magda

Amei a sua matéria mas não podia deixar de corrigir esta frase "A menina não inicia conversas"...Eu nunca diria que a Gigi não inicia conversas, pq é o que ela mais gosta de fazer...adora conversar com todos e se o assunto for de interesse dela melhor ainda...ama falar de animais...A Gigi adora tudo que é relacionada com azul, vamos sempre em palestras e caminhadas de conscientização do autismo em S.P... El adora...Isso é a realidade dela... Esse evento aqui para o nosso município foi mais umas das sementinhas que estamos plantando pra colhermos melhorias para nossas crianças...Agradeço de coração a todos que estão abraçando essa causa junto com a gente...

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.