Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Taboão acende alerta contra Dengue depois de 16 casos confirmados

Por Sandra Pereira | 6/04/2014

raquel

Sandra PereiraParque Pinheiros, Clementino e Laguna são as áreas de risco para contrair Dengue em Taboão, afirma Raquel Zaicaner

Taboão da Serra registrou 16 casos confirmados de dengue até o sábado, 5. Os bairros com maior incidência da doença são o Parque Pinheiros, Jardim Clementino e Laguna. A cidade tem outros 53 casos sendo investigados. As informações são da secretária de Saúde de Taboão, Raquel Zacainer. Segundo ela também está sendo investigado um caso de suspeita de dengue hemorrágica de uma mulher que trabalha no condomínio Rural Jardim Iolanda. 

Os moradores dos bairros com registros da doença devem redobrar a atenção nas suas casas, quintais e na vizinhança para ajudar a barrar o avanço da doença. O ponto central do combate a Dengue é impedir a proliferação do mosquito que nasce nos locais onde há água limpa e parada.

Dos 16 casos confirmados de Dengue  em Taboão 13 teriam sido contraídos na própria cidade e outros 3 seriam de pessoas vindas de outros locais. Os números acendem o alerta de que é preciso aumentar o combate ao mosquito Aedes aegypti, que causa a doença. 

O mosquito vive dentro das casas, sob mesas, cadeiras, armários, alimentando-se da seiva das plantas. Nasce em água limpa e parada. Esses são os locais de risco. Somente a fêmea transmite a doença, quando pica o homem em busca de sangue para amadurecer os ovos. Ela ataca durante o dia, principalmente ao amanhecer e no final da tarde, preferencialmente nas pernas.
Em média, cada Aedes  aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. Uma vez com o vírus da dengue, torna-se um vetor permanente da doença e pode transmitir a doença para suas crias.
Os ovos não são postos na água, e sim milímetros acima de sua superfície, principalmente em recipientes artificiais. Quando chove, o nível da água sobe, entra em contato com os ovos que eclodem em pouco mais de 30 minutos. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem a um novo mosquito.
O Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes artificiais, tais como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água de chuva. Nas Américas, o mosquito utiliza ainda criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.
A transmissão da dengue depende da concentração do mosquito: quanto maior a quantidade, maior a transmissão. Esta concentração está diretamente relacionada pela presença das chuvas: mais chuvas, mais mosquitos.
Normalmente, as pessoas infectadas com o vírus da dengue são assintomáticas, (cerca de 80%), ou apenas apresentam sintomas leves, como uma febre simples.Outros pacientes apresentam a doença de modo mais grave (5%) e uma pequena proporção tem risco de morte. O período de incubação (tempo entre a exposição e o aparecimento dos sintomas) varia de 3 a 14 dias, mas na maioria das vezes é de 4 a 7 dias.Sendo assim, suspeita-se que viajantes que retornem de áreas endêmicas tenham dengue se eles apresentarem febre, ou outros sintomas característicos, que começarem a surgir a partir de 14 dias após retornarem. As crianças muitas vezes apresentam sintomas semelhantes aos do resfriado comum e da gastroenterite (vômitos e diarreia)e têm um risco maior de complicações graves,embora os sintomas iniciais sejam geralmente leves, eles incluem febre alta.

Sandra Andreia de Souza

infelizmente tem médico que naõ estão dando a minima para os paciente ...meu filho foi parar no pronto socorro akira onde uma médica atendeu e muito mal! ele perguntou o que tinha a ela ,ela não respondeu e mandou ele embora com dengue e fui procurar outro médico ai sim essa disse que ele estáva com dengue,infelizmente é assim que está a saúde com todos os sintomas ...infelizmente é assim que está a saúde....

23/05/2017

Pioneira em especialidades médicas, Clínica São Bento atende 20 convênios

Os moradores de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica podem contar com a Clínica São...

22/05/2017

Mais de cem pessoas são atendidas no Mutirão da Saúde em Itapecerica

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Governo e Autarquia Municipal de...

19/05/2017

Vacinação contra a gripe segue até o dia 26 de maio

A campanha de vacinação contra o vírus da gripe segue até o dia 26 de maio em todo o Estado de...

17/05/2017

Pesquisa aponta que a maioria dos brasileiros tomam remédio por conta própria

Quando você sente dor ou mal estar, qual a primeira coisa que faz? Para 68% dos brasileiros a...

13/05/2017

Dia da vacina contra o vírus H1N1 acontece nesse sábado, 13 em Taboão

Sábado, 13, é o dia “D” da campanha de vacinação contra o vírus influenza H1N1 nas treze UBS -...

10/05/2017

Fechamento de Farmácia Popular prejudica pacientes de baixa renda

A partir deste mês, os pacientes de baixa renda ou que dependem de medicamentos importantes que...

09/05/2017

Vacinação reduz a mortalidade em pacientes com doença pulmonar crônica

Com a chegada do outono, termômetros registram temperaturas mais baixas e o período de seca...

04/05/2017

Vereador Luiz do Depósito cobra que Ney Santos cumpra promessa e reabra PS Vazam

O vereador Luiz do Depósito (PMDB) anunciou na sessão da Câmara Municipal de Embu das Artes...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

23/05/2017

GCM prende homem acusado de esfaquear outros três após briga num bar em Taboão

Uma briga de bar quase terminou em tragédia na noite desta segunda-feira, 22, em Taboão da...

23/05/2017

Polícia prende dois acusados de cometer assaltos em Embu

Os soldados Mendes e o soldado Arcanjo da Polícia Militar conseguiram efetuar a prisão de dois...

23/05/2017

Pioneira em especialidades médicas, Clínica São Bento atende 20 convênios

Os moradores de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica podem contar com a Clínica São...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.