Pacto pela Alfabetização na Idade Certa em Embu já aponta resultados

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 4/04/2014

“Não acredito na educação sem afeto”. A fala do secretário de Educação Paulo Vicente dos Reis abriu os trabalhos do ano II do ciclo de formações de professores alfabetizadores dentro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), dia ¼, no auditório do Centro Cultural Valdelice, para mais de 200 profissionais da educação.

Participaram o coordenador do PNAIC, Fernando Almeida, o secretário de Assuntos Jurídicos, Francisco Iderval Teixeira Júnior, o presidente da Câmara Municipal, Doda, e o palestrante da noite, profº dr. Nilson José Machado.

“É uma grande alegria poder estar aqui para passar conhecimento. Gosto dessa interação que as aulas abertas proporcionam. Sou professor de matemática, mas sou professor de gente, não de matéria”, disse Nilson, antes de iniciar sua aula sobre o ensino da matemática nas séries iniciais.

A assinatura do pacto já registrou avanços da educação da cidade. Em 2012, os estudantes do 2º ano alcançaram o nível 4 na Provinha Brasil. No 1º semestre do ano passado, as crianças atingiram o máximo da prova, nível 5. Este ano, serão impactados positivamente com as formações um total de 7.643 estudantes de até 8 anos.

As famílias e a escola

As escolas municipais estão organizando encontros com as famílias dos estudantes para apresentar a cartilha do pacto e para que seja assinado o termo de pactuação, que é um acordo entre a escola e os pais para que todos os esforços possíveis sejam realizados de ambas as partes para que a criança chegue ao 3º ano sabendo ler, escrever, interpretar textos e situações problema.

Antes da palestra a diretora da EM Paulo Freire, Márcia, a coordenadora Josivânia Pereira da Silva, da EM Hermínio Espósito e a diretora do EM Iodoque Rosa, Fernanda Viana Pitondo, fizeram um breve relato sobre como está sendo a distribuição das cartilhas do pacto e sobre a assinatura do termo de pactuação com as famílias.  “Os pais concordaram com os termos apresentados. Era muito difícil encontrar quem não quisesse. Todos querem o melhor para seus filhos”, disse Fernanda.

O Pacto

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Dentro do Pacto, a formação continuada dos professores alfabetizadores desenvolve-se a partir de um processo de formação entre pares. Em 2013, os professores participaram de um curso objetivando, sobretudo, a articulação entre diferentes componentes curriculares, com ênfase em Linguagem. Em 2014, a nova formação visa o aprofundamento e ampliação dos temas tratados em 2013, contemplando também o foco na articulação entre diferentes componentes curriculares, com destaque para a matemática.

Comentários