CMDCA e Assistência Social assinam convênio em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 4/04/2014

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) assinaram convênio para aplicação do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad) em  três projetos de entidades da cidade aprovados pelo Edital nº 2/2013. Assinatura aconteceu dia 3/4 na sede da Prefeitura.

A Associação Fraternidade Assistencial Rio Pequeno, no Jd. Tomé, recebeu recursos para o desenvolvimento do projeto “Tomé lutando pela vida”, que visa promover a prática do jiu-jitsu como ferramenta para o enfrentamento dos riscos sociais e na resolução dos problemas advindos dos desvios de comportamento. Durante a execução do projeto serão atendidas 50 crianças e adolescentes com idades de 7 a 14 anos e 11 meses, participantes das atividades socioeducativas do “Espaço Amigo”, bem como 20 adolescentes com idade de 14 a 18 anos, moradores da comunidade.

A entidade Capital Social Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Fortalecimento das Ações Sociais, no Jd. Independência, irá desenvolver o projeto “Capital Aprendiz”, que visa oferecer cursos de formação técnico-profissional, ampliando as habilidades e possibilidades dos adolescentes e jovens daquela região para que sejam capazes de construir a própria carreira profissional, pautados em valores éticos e de cidadania e visando a inclusão produtiva. O projeto atenderá 20 adolescentes com idades de 14 a 17 anos e 11 meses.

A Associação de Atendimento aos Autistas (Três AAA), do Pq. Pirajuçara,  apresentou o projeto “Autismo combina com arte e autonomia”, que vida desenvolver a criatividade e as habilidades adaptativas e de expressão de crianças e adolescentes com autismo no município.

Compareceram Sônia Regina Homem de Mello Castanho, Rosana Alves dos Santos Silva, Regina Fernandes de Oliveira, Elenir Selmi Fernandes de Miranda, Thalina Bayona e a controladora Geral do Município, Maria Emília Santos.

O CMDCA

É o principal espaço para discussão e formulação das políticas de atenção a infância e adolescência no município. É o órgão que deve deliberar e exercer o controle do atendimento às crianças e aos adolescentes em todos os níveis, previsto na Lei Federal nº 8.069 de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

Comentários