Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Programa ‘Mulheres de Peito’ faz mamografias em mulheres de Taboão e região

Por Ane Greice Passos | 3/04/2014

dentrocarreta

Ane Greice PassosPrefeito Fernando Fernandes, Deputada Analice Fernandes e autoridades de Taboão da Serra, recebem o Secretário de Saúde do Estado David Uip

O secretário de Saúde de São Paulo, David Uip, esteve nesta quinta-feira, 03, em Taboão da Serra para anunciar o “empréstimo” da carreta ‘Mulheres de peito’, que faz parte do programa do governo do estado de São Paulo. O centro móvel de mamografia ficará na cidade por 30 dias e atendendo mulheres entre 50 e 69 anos de toda a região. A ação resultará em uma média de 1.500 atendimentos, tendo uma capacidade para até 50 exames diários.

Representando a saúde do estado de São Paulo e o governador Geraldo Alckmin, que não pode comparecer devido a compromissos de última hora, David Uip falou sobre a caravana, que já passou por seis cidades do estado e pretende, ao fim do projeto, atender cerca de 60 mil mulheres. 

“É sem burocracia e sem pedido médico. A mulher pode vir de manhã e agendar o exame para tarde, para facilitar o atendimento, e dentro de 48 horas o resultado da mamografia sai. Se der algum problema ela pode voltar e fazer o ultrassom e biópsia, e caso dê positivo, começar o tratamento”, disse o secretário de saúde.

David Uip afirmou que o objetivo do programa é propiciar atendimento rápido para mulheres de todo o estado, facilitando o diagnóstico precoce da doença. O secretário destacou o sucesso do programa, que tem um investimento total do governo de 14 milhões.

O prefeito de Taboão da Serra Fernando Fernandes e a Deputada Estadual Analice Fernandes, participaram do evento e agradeceram a oportunidade de atender mulheres de Taboão da Serra e região. Além das autoridades vereadores e secretários da cidade participaram da solenidade.  

carreta3

“O projeto mulheres de peito é muito importante para Taboão e região, porque hoje 300 mulheres estão na lista de espera para exame mamografia. E com esses 50 exames diários temos certeza que iremos zerar a fila da cidade”, disse Analice Fernandes que destacou a ampliação dos atendimentos para toda a região.

Desde o início do projeto 57 mulheres foram detectadas com câncer e encaminhadas para tratamento médico. Segundo dados da saúde, apenas no ano de 2013, 500 mil mulheres morreram vítimas da doença no mundo, que é o tipo de câncer que mais mata pessoas do sexo feminino.

Uma das primeiras pacientes a ser atendida pela carreta, a moradora de Taboão da Serra Maria Aparecida Donato, de 58 anos, apreciou a iniciativa da mamografia. “É muito interessante para todas as mulheres e para o município. Faz 3 anos que eu tento fazer o exame e não consigo. Hoje estava passando por aqui e vi quando a carreta aproveitei.”

Após visitar o interior da carreta do programa ‘Mulheres de peito’. O prefeito Fernando Fernandes falou sobre o projeto, que segundo ele não ajudará apenas a cidade de Taboão da Serra, mas toda a região devido a ficar em um ponto estratégico na região. “Esse projeto é muito importante. É um avanço, porque muitas mulheres poderão fazer esse exame e deixar de morrer por causa dessa doença”.

Fernando Fernandes também anunciou um programa da cidade que atenderá os homens da região. “Em maio começara no Ama de Taboão o programa filho que ama leva o pai para o AMA, aonde o morador poderá fazer exames de urologia, pois o câncer de próstata e o que mais mata o homem”, contou.

carreta2


A carreta do programa ‘Mulheres de peito’ ficará em Taboão da Serra por 30 dias e os exames de mamografia acontecerão de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 09h às 13h, na Praça Nicola Vivilechio.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.