Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Veto de projeto de lei esquenta os ânimos na câmara de Embu das Artes

Por Ane Greice Passos | 3/04/2014

dentro

Genildo RochaSessão da Câmara de Embu das Artes desta quarta-feira, 02.

Em uma noite que tinha tudo para ser tranquila, com declarações sobre os 50 anos da Ditadura Militar e as torturas que brasileiros sofreram na época, acabou virando palco de embates políticos devido ao projeto do vereador Dr. Pedro Valdir, que dispõe da criação de protocolos para creches e escolas de Embu, ser vetado. Alguns vereadores chegaram a questionar se o autor do projeto era realmente da base do governo, devido ao seu pedido de transparência nas matriculas.

O começo da sessão desta quarta-feira, 02, foi tranquilo. Com a leitura da Ata da sessão anterior e dos projetos de lei contidos na pauta da noite. Alguns vereadores falaram sobre os 50 anos do golpe militar e os avanços que o país passou ao longo dos anos. O presidente da Câmara Doda Pinheiro, chegou a destacar que as pessoas lembravam-se apenas da ditadura militar como um parte da história, contada em livros, e esqueciam o que vários brasileiros, como a própria Presidente da República, sofreram. 

“Eu poderia citar muitos que lutaram por esse regime. A ditadura não é para ser comemorada, muitas pessoas perderam suas vidas e outras foram torturadas, presas”, disse Doda que complementou sua fala citando um trecho do hino nacional.

Após o uso do pequeno expediente para explicações pessoais os vereadores realizaram uma pausa na sessão para discutirem o projeto de lei, enviado em caráter de urgência, que visa a contratação de funcionários para a secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, por tempo determinado. Depois da discussão o projeto foi aprovado por unanimidade.

A última discussão da noite foi o Veto do projeto apresentado pelo vereador Pedro Valdir, que dispõe da criação de protocolos para creches e escolas de Embu. Após ser enviado para o prefeito Chico Brito o projeto foi vetado e reenviado para votação na câmara.

Por 3 votos a 10, os vereadores vetaram a lei e tiveram um longo debate sobre a real eficácia do projeto e a postura do vereador Pedro Valdir, que é da base do governo, em criar uma lei que pedi transparência da prefeitura de Embu das Artes, nas solicitações de matriculas da rede municipal.

“Quando foi feito esse projeto, muitas mães reclamavam por não ter um protocolo. Isso demonstra transparência. Quero falar que eu respeito o voto de todos os vereadores e a posição do prefeito, mas eu estou aqui para fazer projeto de Lei, fui votado para isso”, explicou.

Os vereadores Carlinhos do Embu e Júlio Campanha, votaram contra o veto do projeto e apoiaram Pedro Valdir pela indicação. Os outros 10 vereadores foram a favor do veto. Ney Santos não compareceu na sessão por motivos de saúde.

O vereador Gilvan da Saúde criticou o projeto e explicou seu voto. “O senhor falou que o projeto é para ter transparência, eu acho que isso é contraditório, pois o senhor é da base do governo”.

Quem também votou favorável ao veto foi o vereador Edvânio Mendes. “O governo é muito democrático e abre espaço para todo mundo falar. Sou a favor do veto, por várias questões. Nós temos que ter coerência, criação do protocolo abre precedentes”.

Após outros vereadores defenderem a irregularidade do projeto e se mostrarem contrários a criação de protocolos para solicitação de matriculas, o autor Pedro Valdir justificou a intenção da lei e desmentiu estar trabalhando contra o governo de Chico Brito.

“Em nenhum momento eu falei que estou indo contra ao Chico Brito, eu estou fazendo um projeto de lei. Eu sou da base do governo, mas eu tenho minhas responsabilidades com os moradores. Agora falar que eu estou duvidando do trabalho do Chico Brito, não é verdade, porque eu apoio o Chico desde 2008 e eu só estou criando um protocolo e não estou condenando o governo”, finalizou.

Após conclusão das votações favorável ao veto, o presidente da Casa terminou a sessão de Embu das Artes, sem outras discussões.

23/04/2018

Prefeito Fernando firma parceria com MP para implantação da Patrulha Guardiã

O prefeito Fernando Fernandes assinou na quinta-feira (3), o Termo de Cooperação com o...

21/04/2018

Governo diz que terá de adiar reajuste de servidor para fechar contas em 2019

Para tentar impedir a paralisação da máquina administrativa e dos investimentos públicos no ano...

21/04/2018

Vereador Marcos Paulo elogia atuação da GCM em Taboão da Serra

O vereador Marcos Paulo vem usando a tribuna da Câmara Municipal para elogiar o trabalho...

21/04/2018

Câmara Municipal aprova título de Cidadão Taboanense para o padre Weliton Angeli

Na sessão da última terça-feira, dia 17, os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por...

21/04/2018

Presidente Joice Silva e as vereadoras Priscila e Rita receberam prêmio

A presidente da Câmara de Taboão da Serra, Joice Silva e as vereadoras Priscila Sampaio e Rita...

20/04/2018

Anderson Nóbrega é nomeado novo secretário de esportes em Embu das Artes

Na tarde da última quinta-feira (19), em Embu das Artes, o prefeito Ney Santos nomeou Anderson...

18/04/2018

Senado aprova projeto que obriga escolas a combaterem bullying

O Senado aprovou, nesta terça-feira (17), o projeto que obriga as escolas a desestimularem seus...

17/04/2018

Após revisão, governo anuncia cancelamento de 422 mil benefícios sociais

Após um trabalho de revisão de benefícios sociais concedidos pelo governo federal, 422 mil serão...

14/04/2018

Câmara Municipal entrega título de Cidadão Taboanense ao padre Kirano

No último domingo, dia 8, a Câmara Municipal de Taboão da Serra entregou o título de Cidadão...

12/04/2018

4º Encontro de Autismo reuniu quase mil pessoas no Cemur, em Taboão

Quase mil pessoas participaram do 4º Encontro de Autismo de Taboão de Serra, realizado no...

26/04/2018

Bailarina de Taboão da Serra se prepara para grande festival na Espanha

Moradora do jardim Salete, em Taboão da Serra, a jovem Rosana Silva, de 18 anos, está a um passo...

26/04/2018

Força Tática fez 70 flagrantes desde que voltou para Taboão e Embu

Desde que voltou a atuar em Taboão da Serra e Embu das Artes, no dia 2 de dezembro, a Força...

26/04/2018

GCM reforça Operação Cidade Organizada em Itapecerica da Serra

Ação “Cidade Organizada’ realizou no último dia 20, uma operação procurando restringir a...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.