Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Esporte

Idosos recebem medalhas e troféus no 6° Jogos Cooperativos

Por | 10/06/2010

idosas_embu.jpg

Idosas de Embu dançam ao som de Aquarela do Brasil com o tema Copa do Mundo

Saúde e alegria de viver. Essas são as duas palavras que marcaram a entrega das medalhas e troféus para os idosos da 3ª idade que participaram do 6° Jogos Cooperativos (de 8 a 10 de junho) em Embu das Artes, na manhã desta quinta-feira, 10 no Ginásio Municipal Hermínio Espósito.

Com intuito de valorizar e ajudar na autoestima dos idosos a Secretária de participação cidadã, a qual o CRI (Centro de referência ao idoso) faz parte organizou pela sexta vez os jogos cooperativos que conseguiu integrar os idosos das cidades de Taboão da Serra, Cajamar, Cotia, Francisco Morato, São Lourenço e Embu Guaçu aos de Embu das Artes.

Cerca de 300 idosos a partir de 60 anos participaram dos jogos e de diversas modalidades, tais como: vôlei feminino e masculino, basquetebol, truco, dominó, bocha, ginástica e também do baile da melhor idade (a partir de 50 anos).

O evento contou com a presença do Prefeito Chico Brito, vereadores João Leite e Maria Cleuza Gomes (Na), secretária de Inclusão Social de Taboão Arlete Sales, vice-prefeito, Netinho, dos secretários de Participação Cidadã, Paulo Pontual, e de Assistência Social, Selma Fernandes, da coordenadora do Centro de Referência do idoso (CRI), Neuman Inácio do Amaral, de Geraldo Cruz, entre outras autoridades.

Grupos de cada município dançaram e fizeram encenações de vários temas, tais como: Cajamar – Dança Cigana, Francisco Morato – Dança do Ventre, Cotia – Dança Espanhola, São Lourenço da Serra – Dança dos Lenços, Taboão da Serra – Cancã e por fim, a cidade sede Embu das Artes com Aquarela do Brasil no clima da copa a direito bandeirinhas e roupas com as cores do Brasil.

“A ideia inicial de criar um sistema para uma participação da terceira idade que não fosse uma competição, mas oportunidade para cada um mostrar o seu talento parece estar concretizada. Ninguém é igualmente bom em tudo, mas se destaca mais em alguma coisa na vida”, disse o prefeito Chico Brito.

O Prefeito ainda lembrou que no primeiro mandato do ex-prefeito Geraldo Cruz somente um grupo participou dos jogos. “Hoje contamos com 25 e várias atividades para a terceira e maior idade”, concluiu o prefeito durante a abertura do evento.

Diferente das outras competições, por exemplo, Jogos regionais do idoso a coordenadora Daniela Nogueira explicou ao Jornal na Net que esses jogos não são como os outros, “os Jogos regionais são uma competição, e muitos idosos saiam desmotivados, tristes, porque não ganhavam nenhuma medalha e ainda eram pressionados para ganhar o jogo, nestes jogos é ao contrário, com eles (jogos) os idosos se sentem valorizados, felizes, com a autoestima em alta, pois são cooperativos (os idosos interagem com as outras cidades) e, além disso, todos ganham medalhas e troféus”, afirmou.

Além da coordenação dos jogos, o CRI (Centro de Referência do Idoso) realiza diversas atividades dirigidas à terceira idade, como Oficina Artesanal, vôlei, basquete, terapia psicossocial, pintura, dança, expressão corporal. É através da socialização que o CRI promove que os idosos conseguem desenvolver habilidades e criatividade, além da prática esportiva como valorização do corpo e do espírito esportivo, por intermédio da cooperação. O CRI conta com 26 pólos espalhados pela cidade e cerca de 1.500 pessoas são atendidas, segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

A Reportagem do Jornal na Net ficou impressionada com a energia desses idosos, que a todo o momento dançaram, conversaram, riram. Foi com prazer que conversamos com a senhora Josefa Alves de Jesus, 77 anos (aparenta ter no máximo 65 anos) ela contou que adorou participar dos jogos. “Antes jogava nos jogos competitivos, optei jogar no cooperativo, porque aqui não existe ganhador e nem perdedor, todos nós somos vitoriosos”.

Segundo ela, os jogos são de extrema importância na sua vida. “A partir do momento que comecei a jogar, aprendi a viver melhor e, além disso, aprendi a viver novamente”, afirmou emocionada.

Serviço:

O CRI fica na Alameda Fernando Batista Medina, 120, Centro, Embu, SP, telefone (11) 4778-0286.

20/10/2017

Caratecas taboanenses tiveram bom desempenho na etapa final do Campeonato Brasil

Os caratecas taboanenses, Deise Oliveira, Elaine Rabelo, Victoria Alves, Maria Fernandez, as...

18/10/2017

Futsal feminino foi campeão invicto da 25ª edição da Taça Brasil

O futsal feminino Taboão /Fecaf foi campeão invicto da 25ª edição da Taça Brasil Adulto primeira...

18/10/2017

Brasileiro de Judô será realizado em Itapecerica da Serra neste sábado

O Centro Poliesportivo Antônio Baldusco (Ginásio de Esportes) recebe neste sábado, 21, o...

28/09/2017

Atleta taboanense foi campeã do Campeonato Paulista de Judô por faixas

No último domingo, dia 24, a judoca taboanense Anny Caroline Fernandes, que tem o apoio da...

26/09/2017

Sete em cada dez brasileiros não praticam atividade física, mostra Pnud

Levantamento inédito feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) revela...

26/09/2017

Prefeito Jorge Costa acompanha aulão de hidroginástica na piscina do Ginásio

O prefeito Jorge Costa acompanhou na manhã desse sábado, 23, um aulão de hidroginástica na...

25/09/2017

Atleta paralímpico de Itapecerica está entre os Tops do Ranking nos 5.000m

 

Júlio César Santos Agripino, de 26 anos, morador do Jardim São Marcos em Itapecerica da...

25/09/2017

Gêmeas de Taboão são campeãs da Copa São Paulo de Karate

As gêmeas Yasmim Andrade Henrique e Gabriele Andrade Henrique, de 9 anos,  foram campeãs no...

14/09/2017

Judoca taboanense foi terceiro colocado no Campeonato Paulista Aspirante fase fi

O judoca taboanense, Isac Silva Nepomuceno, que tem o apoio da Prefeitura de Taboão da Serra,...

21/10/2017

Eduardo Nóbrega diz que ETEC será “divisor de águas” em Taboão

A expectativa com a inauguração da Escola Técnica (ETEC), ao lado da prefeitura vem aumentando a...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

20/10/2017

Brasil é vice-campeão em mundial de profissões técnicas com 7 medalhas de ouro

Quando o assunto é desempenho de profissões técnicas, é o Brasil quem ganha de diversos países...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.