Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Sexta Cultural de Rock and Roll agita noite de Itapecerica da Serra

Por Ane Greice Passos | 29/03/2014

sextaculturaldentro

Ane Greice PassosBaterista da banda Morcego Verde na apresentação da Sexta Cultura de Rock em Itapecerica da Serra

Os moradores de Itapecerica da Serra curtiram uma noite de muito rock n’ roll no primeiro evento realizado na Praça da Fonte, após reforma. A sexta cultural contou com bandas regionais e apresentação de dança, atraindo um público diversificado e de todas as idades. Segundo o Secretário de Cultura, o evento irá acontecer em toda última sexta-feira do mês e a intenção é contemplar todos os estilos músicas. Fotos.

Quem curte um bom rock; do metal ao nacional, teve uma noite muito agradável, nesta sexta-feira, 28. A secretaria de Cultura de Itapecerica organizou a segunda edição da sexta cultural na cidade e atraiu dezenas de pessoas.

Os moradores cantaram, pularam e prestigiaram as bandas que começaram as apresentações às 18 horas. O secretário de Cultura Paulo Guedes esteve presente no evento e falou para o Jornal na Net sobre a noite e os planos para as próximas sextas culturais.

sextaculturaldentro2


“A nossa proposta é ocupar todos os espaços da cidade, com arte, dança e música. A nossa ideia inicial é levar esse projeto para os bairros, pois eles necessitam ser contemplados com este tipo de evento. Não deixando apenas o centro de Itapecerica como foco da cultura”, disse que secretário, ressaltando a importância da realização de novos projetos culturais para a cidade, que é tão carente nesta área.

No meio dos trabalhos de organização das bandas, cuidados com o som e paraninfo da noite. O diretor de cultura Bonifácio Soares, parou para falar com o Jornal na Net. Sempre à frente dos projetos da cidade, juntamente com o secretário Paulinho, Boni falou com orgulho da Sexta Cultural e dos próximos projetos.

“A noite superou nossas expectativas, não só no som, pois já sabíamos da qualidade das bandas, mas com o público presente. Que veio em massa prestigiar o evento”, disse Boni.

E parece que a sexta de rock agradou os moradores de Itapecerica. Com um bom público, a noite contou com a apresentação de abertura da Projeto Terça no Som, com o ritmo da dançarina Doolunay, mostrando um pouco do estilo tribal fusion, e com as bandas Morcego Verde e Heyzee.

Moradores do Valo Velho e com influência do rock protesto, metal e blues, o Morcego Verde, agitou o público presente na noite itapecericana. “A banda quer ver a cidade evoluir e as nossas músicas dizem muito isso. Estamos aqui para mostrar o nosso trabalho”, disse o vocalista Maicon Vasconcelos.

sextaculturaldentro3

Para fechar a noite a banda Heyzee tocou músicas do rock nacional e singles próprios, como O Parque e Cigarro. Formada em junho de 2010, a banda cansou de ser mais uma cover da cidade e decidiu fazer o seu próprio som. A ideia deu tão certo, que a Heyzee já possuem o projeto do lançamento de um CD e estender os shows por São Paulo. 

Após as apresentações das bandas e dança a secretaria de cultura finalizou o evento por volta das 23 horas. A próxima sexta cultural de carnaval será no dia 25 de abril. O local e estilo musical ainda não foram definidos. 

Reginaldo Pena

Infelizmente só o fato de autorizarem o evento para nós foi uma grande conquista poder tocar em um lugar público, com nossos amigos, em nossa cidade, sem depender de cover artístico e influência política, poder mostrar um pouco de cultura fora do eixo comercial foi uma grande conquista. Em um certo momento da nossa apresentação teve uma pausa para leitura do nosso manifesto, onde está escrito toda a trajetória e iniciativa que devemos seguir, muitas pessoas não entenderam, mas basicamente é tomar o que é público para o povo, realizar projetos bem sucedidos com o minimo de extravio possível, aprender com os erros, afastar as pessoas "erradas" de qualquer benefício que não seja o do coletivo. Eu agradeço o pessoal da cultura pelo convite e ajuda ofertada, pela sinceridade de informar que não teriam todos os equipamentos. Montamos o palco ali mesmo no chão, e particularmente senti uma troca de energia muito boa com as pessoas que ali pararam para ouvir nossa música. Usamos nosso próprio equipamento. Enquanto aos Projetos e editais do Minc, existem várias iniciativas de fomento à cultura, de certa forma falta pessoas habilitadas para escreve-los e gerencia-los. Já escrevi vários projetos, entre eles um foi premiado pelo Minc, o projeto ficou classificado em 21º lugar, a ONG recebeu o dinheiro. E o projeto? Ninguém fez nada, se for procurar esse lugar hoje você ver uma GRANDE faixa "Aluga-se para fins comerciais". Nossa intenção é levar o projeto Terça Tupã para as escolas, ONGs, criar grupos de estudos, formar músicos, bandas e principalmente exercer a cidadania. Muitos músicos estão conosco nesse movimento, se perceber vai começar a ver surgindo nas escolas pequenos festivais com bandas formadas por alunos e professores. Terça Tupã ou Terça no Som, começou no final de 2013 com a ocupação de uma ONG que estava sem atividades, aproveitamos o espaço e começamos a nos reunir todas as Terças às 18:00hs, com improvisos e músicas autorais começamos a atrair outras pessoas que também começaram a tocar conosco, estamos batalhando para conseguir outro lugar para dar continuidade ao projeto, por enquanto iremos visitar algumas escolas aos sábados para realizar as atividades do Projeto (ensaios e formação de grupos). Além de músico sou Pós-Graduando em Gerenciamento de Projetos, tenho experiência profissional em aquisição e gestão de projetos, trabalho em uma grande multinacional e espero utilizar todas as ferramentas do capitalismo a favor do povo de forma justa. Acredito no envolvimento de toda a comunidade para o bem comum. Abraços.

Gabriela Castro

Sabemos dos poucos recursos que vão para a Secretaria de Cultura, porém um bom projeto pode muito bem solucionar este problema. O Ministério da Cultura libera milhares de reais para projetos culturais, o que falta são pessoas dentro da Secretaria de cultura que saibam escrever projetos. Falta de verba é desculpa esfarrapada para quem não quer trabalhar, até mesmo o projeto Sexta Cultural poderia trazer recursos do governo federal, mas ai eu pergunto, alguém já escreveu este projeto e enviou ao Ministério da Cultura?

Realidade Cruel

Pessoas com um pouquinho mais de conhecimento sabe sobre a miséria de recurso que vai para a secretaria de cultura e esporte, sabemos dessa dificuldade, pois para o Brasil de hj cultura fica em 10º lugar. Mas a cultura é muito importante para a sociedade principalmente para o Brasil que é uma mistura de cultura. Parabéns pela iniciativa do secretario e do prefeito.

Gabriela Castro

Faz tantos anos que acontecem as Sextas culturais no Município, será que a Secretaria de Cultura não percebeu que está na hora de arrumar aquele som. A iniciativa é ótima mas é necessário estrutura para a realização, não é só colocar os músicos no chão com algumas caixas de som e realizar o evento. Tá na hora de se organizar e se estruturar, aliás já passou da hora.

paulo Borges

Realmente as bandas eram muito legais, mas infelizmente o som não ajudou muito não.

13/04/2017

Encenação da Paixão de Cristo de Taboão acontece nesta sexta (14)

A maior e mais tradicional Paixão de Cristo da região acontecerá nesta sexta-feira, 14, no...

12/04/2017

Em Taboão, Desfile de 7 de Setembro abordará “A Evolução da Arte do Mundo”

Após ouvir sugestões de diretores e vice-diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e...

09/04/2017

Prefeitura de Taboão inicia inscrições para o Coral da Cidade

A Prefeitura de Taboão da Serra abre neste mês de abril as inscrições para o Coral da Cidade....

06/04/2017

VIII Noite da Pizza da Músicos do Futuro acontece neste sábado em Taboão

A Associação Músicos do Futuro, entidade parceira da Prefeitura de Taboão da Serra, realiza...

06/04/2017

Ucrânia e sua arte Milenar: Exposição é destaque no Itapecerica Shopping

De 8 a 22 de abril, o Itapecerica Shopping receberá a exposição “Pêssankas: Ucrânia e sua arte...

26/03/2017

61ª Paixão de Cristo será encenada no Parque Hortênsias dia 14

Já está tudo praticamente pronto para a maior e mais tradicional encenação da Paixão de Cristo...

24/03/2017

Alcionei Miranda assume Indústria e Comércio de Embu das Artes

O advogado Alcionei Miranda Feliciano assumiu a recém criada Secretaria de Indústria e Comércio...

17/03/2017

Peça de teatro mostra vida de jovem negro e gay na periferia de Taboão

O espetáculo teatral “Picumã: asas de passarinho preto” conta a história de um jovem negro e gay...

15/03/2017

Prefeitura de Itapecerica homenageia servidoras no Dia da Mulher

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Administração,...

22/04/2017

Câmara aprova requerimento contra demora na reconstrução do muro

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão da terça-feira, 18,...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.