Alunas e mães de Embu das Artes incentivam a vacinação contra o HPV

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 26/03/2014

Após dez dias de campanha, mais de 3 mil meninas já foram vacinas contra o HPV em Embu das Artes. Para incentivar as meninas de 11 a 13 anos a se vacinarem contra o vírus,  algumas alunas do E.M Paulo Freire e suas mães deixaram um recadinho para todas as garotas da cidade nesta faixa etária.

Suzana Weiegner da Cunha, 39, moradora do Jd. Campo Limpo, contou que viu a campanha na TV e logo incentivou a filha, Stefanny Weiegner de Souza, 13, a participar: “Tudo o que for melhor para a saúde das minhas filhas eu apoio. Essa é a grande oportunidade de se cuidar desde nova.”

“Vi a campanha na TV também e aderi logo de cara. Na minha época não tinha isso. Peguei a doença e descobri quando ainda estava no primeiro estágio. Tive sorte por fazer um acompanhamento e um tratamento. Estou curada, mas poderia ser bem diferente”, falou Alessandra Bispo dos Santos Nascimento, 38, mãe de Giovanna Ferreira, 13. “Quero que minha história sirva de exemplo, para que as meninas se cuidem mesmo.”

Stefanny viu a campanha na TV e conversou com a mãe. “Já tomei a vacina e sei que é muito importante para ficar imune. Os professores nos esclareceram na sala de aula.”

Íris Gabriela Piazentin, 13, era a única que não estava acompanhada pela mãe, mas também quis deixar um recado para todas as meninas que ainda não tomaram a vacina: “Minha mãe viu na TV e me avisou. Também já tomei a vacina e acho muito importante tomar para se cuidar. Além do mais, essa vacina é muito cara na rede particular, essa oportunidade não dá para perder.”

“Minha mãe trabalha na escola e me orientou a tomar a vacina para me cuidar. Já tomei e recomendo que todas façam o mesmo”, disse Giovanna. A aluna disse que obteve orientação sobre a doença na própria escola, com os professores.

Imunização para mais de 7 mil meninas

O Governo de Embu das Artes iniciou no último dia 10/3 a campanha de vacinação contra o HPV nas estudantes entre 11 e 13 anos das escolas públicas e particulares da cidade.  O objetivo é prevenir o câncer de colo de útero, segunda principal causa de morte por neoplasias no País. A previsão é de que 7.130 jovens sejam vacinadas na cidade.

Quem se vacinar neste ano precisa tomar a segunda dose daqui a seis meses e tomar reforço daqui a 5 anos. A vacina, que na rede particular custa R$ 500 reais, deve ser tomada em três doses para garantir sua eficácia.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relações sexuais. Por tratar-se de um vírus que se transmite com muita facilidade, considera-se que o HPV seja a infecção sexualmente transmitida mais comum no mundo, com quase todas as pessoas sexualmente ativas tendo contato com o vírus em algum momento da sua vida.

O HPV também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto. Estima-se que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido ao câncer de colo do útero. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos nesse ano.

Comentários