Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Jipeiros da Serra realizam trilhas em Itapecerica e curtem a natureza da cidade

Por Ane Greice Passos | 23/03/2014

dentrojipe

Ane Greice PassosJipeiros da Serra fazem trilhas por estradas de Itapecerica da Serra.

Há 20 anos os Jipeiros da Serra reúnem-se para trilhar estradas de Itapecerica da Serra e região, curtirem a natureza e desvendarem as belezas da cidade. Com seus carros 4x4, os itapecericanos deixam seus problemas em casa e vão à procura de emoção. Neste sábado, 22, a equipe de reportagem do Jornal na Net acompanhou os Jipeiros da Serra em mais essa aventura e entrevistou alguns dos amantes por trilhas. Fotos.

Esses aventureiros, apaixonados por seus carros, se desligam do mundo enquanto percorrem as trilhas. Não existe idade pré-determinada para participar, o único objetivo do grupo é se reunir para aproveitar o que Itapecerica da Serra tem de melhor: a natureza.

O secretário de Turismo Carlos Nery além de apoiador do projeto, também participa dos encontros. Ele destaca a importância dos jipeiros para o turismo da cidade e a consciência ambiental que possuem ao respeitarem a natureza ao entrar em estradas que já existem e nunca dirigir por florestas fechadas.

“Os jipeiros e a secretaria de turismo criaram Off Road e alguns passeios com suas famílias, para divulgar o turismo de Itapecerica.  Quase toda semana eles se reúnem para mostrar as trilhas a visitantes da cidade”, afirmou o secretário.

O diretor de turismo e proprietário de jipe há 26 anos falou sobre a importância dos passeios e o que isso agrega para sua vida pessoal e profissional. “É uma conta matemática, somar para dividir. Você soma todos os jipeiros e divide alegria para todo mundo, essa é uma parte. A outra parte é que trabalho no turismo, para nossa cidade e região isso é muito importante, porque estamos a apenas 35 km de São Paulo e tem todo esse verde aqui”, disse Osni Pilaty.

Osni falou ainda sobre a importância de preservar o meio ambiente e cuidar dos locais aonde passam. “Não podemos andar em locais particulares e em reservas como alto de Cotia, a única coisa que podemos tirar da natureza é fotografia. O paulistano esta muito acostumado em viver no centro de São Paulo e não tem noção do que é isso ai, eu acho muito importante eles conhecerem. E tenho certeza que em um futuro muito próximo, muita gente estará alugado jipe para vir conhecer a cidade”, finalizou.

Enquanto falam da vida e dos seus carros 4x4, os itapecericanos percorrem trilhas da cidade e se divertem com os empecilhos no meio do caminho: como buracos e carros quebrados. Nada parece tirar o bom humor dos Jipeiros da Serra.

“Gosto de ir para o mato, de encalhar e me divertir. Você relaxa demais e esquece de tudo que está te preocupando a semana inteira. Minha família inteira ás vezes vem comigo, minha esposa meu filho e minha filha sempre estão juntos, tem passeio que vai criança pequena, é bem legal”, Robinson Schincariol, 49.

Encalhar e quebrar o jipe não é um problema, caso o famoso mecânico Popa esteja junto. Jipeiro desde 1973 Gilbert Kisser, de 59 anos, é apaixonado por Itapecerica da Serra e pela natureza e já conseguiu transmitir o amor pelas trilhas para seus três filhos e esposa.

“Minha vida de uns tempos para cá virou em torno do jipe. Tudo que você possa imaginar de passeio é feito de jipe. Eu também gosto de acampar com minha família e apreciar a natureza”, afirmou o mecânico que construí seu veículo sozinho.

Popa não é o mais antigo dos jipeiros. O famoso Tio Pedro, falou sobre a importância de fazer trilha e se reunir com os amigos. “Melhor coisa que existe no mundo é a limpeza que você faz no cérebro andando de jipe. Quando estamos no meio do mato esquecemos tudo e aqui com o pessoal não existe diferença de um para o outro, somos todos iguais”, Pedro Geraldo da Silvo, 68 anos.

Além de todo passeio e diversão, os Jipeiros da Serra promovem um trabalho social muito importante para o município. Eles trazem cerca de 40 famílias, de várias cidades, para conhecerem Itapecerica da Serra e promoverem o turismo local.

“Sempre friso que essa ação tem um ganho para o turismo da cidade, mas também tem o cunho social que fazemos, nos asilos, creches, igreja, orfanatos, entre outros. Nós fazemos as arrecadações nos passeios para as ações e 100% do valor arrecadado é revertido para eles, inclusive os jipeiros pagam a taxa”, contou Wilson Geti.

Após algumas horas de lama, trilhas íngremes e muito verde, os Jipeiros da Serra pararam no pesqueiro do Galinze. Famoso entrem jipeiros, praticantes de motocross e romeiros, o local é escolhido como ponto de parada devido ao bom atendimento.

Galinze acabou ganhando muitos amigos, que frequentam seu pesqueiro, comem suas porções, bebem e conversam em um local tranquilo e aconchegante, que não possui nem sinal de celular. O local é o ponto que finaliza um passeio que uni itapecericanos apaixonados por jipes e pela natureza da cidade.

20/10/2017

Nota Fiscal Paulista: Fazenda libera R$ 687,7 milhões em créditos

A Secretaria da Fazenda liberou R$ 687,7 milhões em créditos da Nota Fiscal Paulista para os...

20/10/2017

Câmara aprova voto de repúdio por criança interagir com homem nu em performance

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na semana passada, dia 3, na Câmara Municipal, um...

19/10/2017

Emprega São Paulo/Mais Emprego tem 4.831 vagas abertas no Estado

O portal Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 4.831 oportunidades nesta semana no...

19/10/2017

Novos talentos de Embu das Artes e região cantam com grandes artistas no Embu Su

18/10/2017

MPF e MPT recomendam revogação de portaria que muda regras do trabalho escravo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF) recomendaram ao...

17/10/2017

Seminário sobre desenvolvimento sustentável visa construir propostas no Conisud

Idealizado pelo mandato do deputado estadual Geraldo Cruz, da vereadora Rosângela Santos e com...

17/10/2017

Comunidade Filosofia de Quintal comemora 3 anos no próximo dia 22

Em comemoração ao seu 3 anos, a Comunidade Filosofia de Quintal irá comemorar no próximo dia...

13/10/2017

Joice Silva participou da missa do aniversário de padroeira de Taboão

A presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereadora Joice Silva, participou da missa...

11/10/2017

Daiso Japan inaugura primeira loja em Taboão da Serra no próximo dia 14

No próximo dia 14 de outubro, a Daiso Japan, maior rede de variedades japonesas no Brasil,...

11/10/2017

GCM Neves vai representar Itapecerica em Congresso Nacional de Guardas no Paraná

GCM Neves ROMU, de Itapecerica da Serra foi convocado para participar na mesa de palestrantes do...

21/10/2017

Eduardo Nóbrega diz que ETEC será “divisor de águas” em Taboão

A expectativa com a inauguração da Escola Técnica (ETEC), ao lado da prefeitura vem aumentando a...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

21/10/2017

Secretaria de Cultura apoia o aniversário da Comunidade Filosofia de Quintal

Pelo terceiro ano consecutivo a Secretaria de Cultura de Taboão da Serra apóia a realização do...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.