Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Jipeiros da Serra realizam trilhas em Itapecerica e curtem a natureza da cidade

Por Ane Greice Passos | 23/03/2014

dentrojipe

Ane Greice PassosJipeiros da Serra fazem trilhas por estradas de Itapecerica da Serra.

Há 20 anos os Jipeiros da Serra reúnem-se para trilhar estradas de Itapecerica da Serra e região, curtirem a natureza e desvendarem as belezas da cidade. Com seus carros 4x4, os itapecericanos deixam seus problemas em casa e vão à procura de emoção. Neste sábado, 22, a equipe de reportagem do Jornal na Net acompanhou os Jipeiros da Serra em mais essa aventura e entrevistou alguns dos amantes por trilhas. Fotos.

Esses aventureiros, apaixonados por seus carros, se desligam do mundo enquanto percorrem as trilhas. Não existe idade pré-determinada para participar, o único objetivo do grupo é se reunir para aproveitar o que Itapecerica da Serra tem de melhor: a natureza.

O secretário de Turismo Carlos Nery além de apoiador do projeto, também participa dos encontros. Ele destaca a importância dos jipeiros para o turismo da cidade e a consciência ambiental que possuem ao respeitarem a natureza ao entrar em estradas que já existem e nunca dirigir por florestas fechadas.

“Os jipeiros e a secretaria de turismo criaram Off Road e alguns passeios com suas famílias, para divulgar o turismo de Itapecerica.  Quase toda semana eles se reúnem para mostrar as trilhas a visitantes da cidade”, afirmou o secretário.

O diretor de turismo e proprietário de jipe há 26 anos falou sobre a importância dos passeios e o que isso agrega para sua vida pessoal e profissional. “É uma conta matemática, somar para dividir. Você soma todos os jipeiros e divide alegria para todo mundo, essa é uma parte. A outra parte é que trabalho no turismo, para nossa cidade e região isso é muito importante, porque estamos a apenas 35 km de São Paulo e tem todo esse verde aqui”, disse Osni Pilaty.

Osni falou ainda sobre a importância de preservar o meio ambiente e cuidar dos locais aonde passam. “Não podemos andar em locais particulares e em reservas como alto de Cotia, a única coisa que podemos tirar da natureza é fotografia. O paulistano esta muito acostumado em viver no centro de São Paulo e não tem noção do que é isso ai, eu acho muito importante eles conhecerem. E tenho certeza que em um futuro muito próximo, muita gente estará alugado jipe para vir conhecer a cidade”, finalizou.

Enquanto falam da vida e dos seus carros 4x4, os itapecericanos percorrem trilhas da cidade e se divertem com os empecilhos no meio do caminho: como buracos e carros quebrados. Nada parece tirar o bom humor dos Jipeiros da Serra.

“Gosto de ir para o mato, de encalhar e me divertir. Você relaxa demais e esquece de tudo que está te preocupando a semana inteira. Minha família inteira ás vezes vem comigo, minha esposa meu filho e minha filha sempre estão juntos, tem passeio que vai criança pequena, é bem legal”, Robinson Schincariol, 49.

Encalhar e quebrar o jipe não é um problema, caso o famoso mecânico Popa esteja junto. Jipeiro desde 1973 Gilbert Kisser, de 59 anos, é apaixonado por Itapecerica da Serra e pela natureza e já conseguiu transmitir o amor pelas trilhas para seus três filhos e esposa.

“Minha vida de uns tempos para cá virou em torno do jipe. Tudo que você possa imaginar de passeio é feito de jipe. Eu também gosto de acampar com minha família e apreciar a natureza”, afirmou o mecânico que construí seu veículo sozinho.

Popa não é o mais antigo dos jipeiros. O famoso Tio Pedro, falou sobre a importância de fazer trilha e se reunir com os amigos. “Melhor coisa que existe no mundo é a limpeza que você faz no cérebro andando de jipe. Quando estamos no meio do mato esquecemos tudo e aqui com o pessoal não existe diferença de um para o outro, somos todos iguais”, Pedro Geraldo da Silvo, 68 anos.

Além de todo passeio e diversão, os Jipeiros da Serra promovem um trabalho social muito importante para o município. Eles trazem cerca de 40 famílias, de várias cidades, para conhecerem Itapecerica da Serra e promoverem o turismo local.

“Sempre friso que essa ação tem um ganho para o turismo da cidade, mas também tem o cunho social que fazemos, nos asilos, creches, igreja, orfanatos, entre outros. Nós fazemos as arrecadações nos passeios para as ações e 100% do valor arrecadado é revertido para eles, inclusive os jipeiros pagam a taxa”, contou Wilson Geti.

Após algumas horas de lama, trilhas íngremes e muito verde, os Jipeiros da Serra pararam no pesqueiro do Galinze. Famoso entrem jipeiros, praticantes de motocross e romeiros, o local é escolhido como ponto de parada devido ao bom atendimento.

Galinze acabou ganhando muitos amigos, que frequentam seu pesqueiro, comem suas porções, bebem e conversam em um local tranquilo e aconchegante, que não possui nem sinal de celular. O local é o ponto que finaliza um passeio que uni itapecericanos apaixonados por jipes e pela natureza da cidade.

22/05/2018

Prefeitura de Taboão e Sercom promoveram palestra sobre combate a LGBTfobia

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Coordenadoria da Promoção dos Direitos Diversidade...

21/05/2018

Pedidos de aposentadoria por telefone e internet começam hoje

A partir desta segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixa de agendar...

21/05/2018

Acompanhe seu Horóscopo semanal e descubra o que os astros revelam sobre você

Acompanhe no Jornal na Net o Horóscopo semanal e veja as previsões diárias e mensais, além do...

21/05/2018

Caminhoneiros protestam em 13 estados contra preço do diesel

Os protestos de caminhoneiros contra o aumento do preço dos combustíveis já resultaram em...

21/05/2018

Senac Taboão da Serra promove 6ª edição do Circuito de Bebidas

Evento oferece informações sobre diversos tipos de bebidas, degustações, além de apresentar...

19/05/2018

Quentão do Taboão começa dia 29/6, na Arena Multiuso

Os preparativos para o Quentão do Taboão 2018 já estão a todo vapor. A tradicional festa vai...

19/05/2018

Tradicional festa junina da Paróquia São João Maria Vianney começa neste sábado

Começa neste sábado, 19, e segue até 1º de julho, a tradicional festa junina organizada pela...

18/05/2018

Projeto LIA realiza piquenique inclusivo em Itapecerica da Serra

O Projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade) – realizará, no dia 03 de junho, o 1º...

17/05/2018

Programa Família Acolhedora é lançado em Embu para promover convívio familiar

As famílias de Embu das Artes terão a oportunidade de fazer a diferença na vida de crianças e...

22/05/2018

Vereadores e PRF fizeram blitz contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças

Uma parceria inédita entre o Poder Legislativo de Taboão da Serra e a Polícia Rodoviária Federal...

22/05/2018

Juninho Silvestre deixa Secretaria de Governo e será assessor do prefeito Jorge

O advogado Cláudio Silvestre Júnior, o Juninho, foi exonerado da Secretaria de Governo de...

22/05/2018

PM é encontrado morto com um tiro na perna em Embu das Artes

Um policial militar foi encontrado morto com um tiro de arma de f

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.