Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Agentes Penitenciários reclamam da superlotação no CDP de Itapecerica da Serra

Por Ane Greice Passos | 17/03/2014

grevecdpdentro

Genildo RochaAgentes penitenciários de Itapecerica da Serra aderem a greve que já ocupa quase todo o estado de São Paulo.

Em greve, agentes penitenciários do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Itapecerica da Serra reclamam da superlotação do presídio, condições de trabalho e baixo salário. De acordo com funcionários a capacidade do cadeião do município é de 800 detentos, porém existem mais de 2.600 pessoas no local. Enquanto isso, apenas 50 homens trabalham por turno para garantir a segurança da penitenciária. Fotos

O manifesto por melhores condições de trabalho e segurança, contratação de mais funcionários, superlotação dos presídios e aumento salarial, é a pauta da grave de todo o estado de São Paulo. Os agentes estão cansados do regime de trabalho que dura anos e não possui mudanças.

Em Itapecerica um dos principais problemas do cadeião da cidade é a superlotação e o excesso de presos que passam no local. O CDP é provisório e comporta cerca de 12 pessoas por cela, mas de acordo com agentes, chegam a dormir 60 detentos no mesmo lugar.

“Todos os CDPs estão todos lotados. Graças a Deus nós temos um bom diálogo com os detentos, nós estamos fazendo tudo às claras com os presos. Até para ajudar eles, porque é desumano 60 pessoas dormirem em uma cela. Eles acabam dormindo até na privada”, afirmou Constantino.

De acordo com o funcionário, o sindicato e a classe dos agentes penitenciários estão tentando articular melhorias com o governo de São Paulo, porém ainda não houve um acordo.

“Infelizmente o governo está menosprezando a nossa greve. Teve uma contraproposta ridícula na semana passada, que só nos fortaleceu. Já houve até ameaça de demissão caso continuássemos na greve”.

Os agentes já avisaram que se não houver acordo não será permitida visitas de familiares no fim de semana. “Os presos já estão cientes que esse fim de semana pode não ter visita, eles só pedem para que avisemos ante, para que eles possam escrever cartas”, disse Constantino.

As famílias dos presos também estão insatisfeitas com a nossa situação atual dos detentos e dos funcionários do CDP de Itapecerica. De acordo com os agentes elas estão dispostas a realizarem uma manifestação à favor da greve.

Os agentes penitenciários podem parar a Regis Bittencourt e outras rodovias, caso as reivindicações de melhorias nas condições de trabalho não forem atendidas. Familiares de detentos pretendem aderir a causa.


Diogo Andrade

E quem fala pelo preso? Quem sabe na verdade as reais condições do detento dentro do c.d.p? O preso nao é santo mas os agentes nao sao inocentes, eles cortao a àgua, energia, machucam o preso, oprimem, se recusam a dar atendimento médico, ameaçam, suspendem a visita quando bem entendem, ofendem até mesmo os familiares dos presos torturam o preso psicologicamente se aproveitam da situaçao de vulnerabilidade dos presos, da falta de recursos para se impor. Qualquer pessoa q ofende e maltrata a outra vai ter receio da mesma quando estiver em desvantagem. É por isso q os agentes tem medo de ficar dentro do raio. Os agentes sao apenas robos do governo pra queimar a cara enquanto os grandes de brasilia nao liga pra ninguém, nao liga para os presos, prus agentes, pra mae do preso, pru trabalhador. Só pensam q podem ganhar mais dinheiro com toda essa situaçao.

joseli angelo

porfavor gostaria de ter notiçias de leandro de moura ferreira realmente isto e lamentavel

Karina

Gente pelo amor de Deus! O que o governador quer? Que aconteça igual aconteceu alguns anos atrás?? Ele quer parar SP?? Quer que aconteça ataques, ou rebeliões? Ah, eles pagam uma miséria pros agentes ariscarem suas vidas, porque com essa superlotação, eles correm riscos SIM!! Como meu marido já falou: os agentes entram pra fazer contagem, morrendo de medo, porque eles podem ser tomados de reféns dentro do raio a qualquer momento... Enfim, isso tudo é uma falta de respeito tanto com os presos como com os agentes, e com os familiares. Lamentável esse pais de terceiro mundo. Sem mais.

Max

Realmente é absurdo a situação carcerária, especialmente em SP. Unidades superlotadas com o triplo da capacidade e falta de funcionários. É inadmissível ver o descaso do governo com a categoria em greve, uma vez que o governo não quer dialogar. E pior é ver que os funcionários em greve estão sendo ameaçados por diretores e governos com possíveis sansões. Temos de lutar para reverter essa triste realidade.

parabens

estão todos de parabens, o governo não pode virar as costas para essa situação, é como se dissesse para a população que existe um imenso barril de pólvora com o pavio aceso pronto para estourar dentro de são paulo. vamos ver o que ele vai fazer essa é segurança que ele diz que tem dentro das cadeias de são paulo? 2600 presos onde deveriam ter 768? ao que parece, a mascara do governador caiu, o povo vai saber a verdade sobre segurança, ou melhor a falta dela. PARABENS AO GOVERNADOR... O POVO ESTÁ LITERALMENTE À MERCÊ DOS BANDIDOS QUE ESTÃO ATRÁS DA GRADES, E DE OUTROS QUE SÓ QUEREM SABER DE CORRUPÇÃO E ANO DE ELEIÇAO.

yvonne Teske

É um absurdo!! Já está difícil se fazer cumprir a lei, muitos bandidos ficam livres por ai. Quando conseguem prender realmente alguns, não tem espaço?? Se fosse para aprovar salários de alguns, rapidamente seria resolvido mas... Vamos olhar para quem trabalha, e veja que o agente carcerário está em uma profissão de risco!!

20/08/2017

Mulher morta e queimada no Laguna ainda está sem identificação no IML de Taboão

A mulher encontrada na noite da sexta-feira, 18, com o corpo em chamas após ser estuprada e...

19/08/2017

GCM apreende adolescente acusado de tráfico de drogas na Aldeinha

GCM efetuou apreensão de um adolescente na tarde desta sexta-feira (18), no bairro de Aldeinha...

16/08/2017

PM faz reintegração de posse no Jardim Mimás em Embu das Artes

O 36º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana participou na manhã desta quarta-feira (16), da...

15/08/2017

Fio telefônico solto causa acidente e deixa motociclista ferida em Itapecerica

Uma motociclista ficou ferida após seu pescoço ficar preso em cabo de fio telefônico que estava...

15/08/2017

Alckmin autoriza Dejem que destinará 6 mil vagas para policiamento

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 14, parceria entre a Secretaria da...

15/08/2017

Homem que esfaqueou ex-companheira e tentou suicídio morre em Pirajussara

O homem que tentou matar a ex-companheira no último domingo (13) a facadas num estacionamento de...

14/08/2017

GCM apreende acusado de assaltos em pontos de ônibus da Estrada de S. Francisco

Um jovem de 17 anos vinha atemorizando pedestres nos pontos de ônibus da Estrada de São...

14/08/2017

PRF apreende revólver com queixa de roubo na Régis

A PRF prendeu na tarde da última sexta-feira (11), um homem em posse de um revolver calibre 38,...

14/08/2017

Gerente do tráfico é preso com 10 kg de drogas em Embu das Artes

Um indivíduo foi detido nesta segunda-feira (14), acusado de tráfico de drogas, na Rua Poços de...

21/08/2017

UniVesp será inaugurada nesta quinta-feira em Embu das Artes

A UniVesp Embu das Artes será inaugurada na quinta-feira (24/8), às 19h, no Parque Francisco...

21/08/2017

Sabesp informa que voltará a atender no antigo endereço em Itapecerica da Serra

A partir do dia 28 de agosto, a Sabesp volta a atender no antigo endereço:
Rua São João nº 89 –...

21/08/2017

OAB Taboão promove palestra sobre perícia criminal nesta terça

Na próxima terça-feira, dia 26, às 19 horas, acontece no auditório da TaboãoPrev  - Taboão da...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.