Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

DeFau garante que animais do Parque das Hortênsias não são maltratados

Por Ane Greice Passos | 14/03/2014

zoo

Jornal Na NetParque das Hortênsias é uma das poucas opções de lazer que a população de Taboão da Serra e região possuem.

O ZOO instalado no Parque das Hortênsias em Taboão da Serra, virou alvo de várias manifestações e opiniões divididas sobre o seu fechamento. Em meio a tantas polêmicas a Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Fauna (DeFau), esclareceu em nota que não existe nenhum problema com o tratamento ou alimentação dos animais e sim uma necessidade de adequação da prefeitura nos recintos e protocolos de segurança do Parque.

Ainda em nota o DeFau esclareceu que, “embora haja evidente necessidade de readequação dos recintos (uma das razões do TAC), não há, contudo, alimentação inadequada, tampouco falta de profissionais capacitados para o tratamento dos animais, todos eles em idade muito avançada”.

A declaração realizada pelo órgão do Meio Ambiente, contradiz os ativistas que protestam no local há semanas, pedindo o seu tombamento e transferência dos animais devido a maus tratos. 

Os moradores, que utilizam o parque como única opção de lazer para passear com os filhos em fins de semana, férias e feriados, discordam dos ativistas que pedem que o ZOO seja tombado. Para os munícipes o local deve ser reformado.

A DeFau afirmou ainda em nota, que em 2011 a prefeitura de Taboão da Serra foi advertida sobre a necessidade de adequação dos recintos e protocolos de segurança (cambiamento, corredor de segurança, ajuste das telas e distância entre os animais e o público, entre outros) e em janeiro de 2012, foi assinado um requerimento que dava o prazo de 18 meses para cumprimento total das exigências.

Em 2013, já com o governo Fernando Fernandes, e com a data estabelecida se esgotando. O prefeito e sua a nova gestão solicitou um novo prazo para adequação das instalações. 

O local acabou sendo fechado em fevereiro de 2014, não por maus tratos aos animais e sim para cumprimento do TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, cabendo ao DeFau/CBRN à fiscalização.

“Fundamental ressaltar que não houve morte de animal algum por maus tratos. Havia no Zoológico somente dois leões: uma fêmea (viva e bastante idosa) e um macho que faleceu em função da avançada idade”, destacou a nota do DeFau.

Mesmo com toda polêmica o zoo do Parque das Hortênsias continua sendo bastante frequentado por moradores de Taboão da Serra e região. O local é considerado que possuem poucas opções de lazer.

antonio

O local mais apropriado para este parque ea SERRA do CAFEZAL, fica sugestão.

Renato Pazini

PARABÉNS PELA REPORTAGEM , EM RELATAR A VERDADE, SOU TABOANENSE E NÃO VOU DESISTIR DA LUTA DE PROTEGER O QUE É BOM PARA CIDADE. O/

a boba

Então ta e quanto ao descarte de um dos animais em um matagal vizinho? e quanto a sujeira nos locais onde muitos deles ficam? eu sou filha do bozo

José Afonso da Silva

Ribamar, por que pena? Certo ou errados, concordemos ou não, eles estão exercendo um direito de protestar. Ou só é direito protestar quando a polícia e o governo permitem?

Claunir

Que bom Né Amiga Sandra, sendo assim logo estaremos recebendo animais do Brasil inteiro né, afinal sendo assim como esta nestes laudo la é um paraíso para os animais.. alias ao meu ver é o caminho mais rápido para que os animais cheguem ao paraíso... me ajudem.. quem acredita nisso...eu li a notinha do prefeito.. percebi tbm que falam apenas da morte do Leão, esqueceram dos outros, porque? tem certas coisas que não da pra maquiar, esconder ou disfarçar, mesmo com tanta ajuda interna e externa, os fatos falam por si.. quem ja esteve la viu.. e pronto.

ribamar

e agora com relação a estes ativista que atrapalharam a vida das pessoas de taboao foram agressivos e maltrataram tanto o povo quanto mentiram dos maus tratos qual sera a pena para eles.

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.