Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Sonho realizado: 221 alunos se formam em 12 cursos oferecidos pela Prefeitura

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 25/02/2014

cursodentro

Comunicação Prefeitura 21 turmas de diferentes áreas se formam nos cursos oferecidos pela prefeitura de Itapecerica 

A Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou a formatura de 221 estudantes de diversos cursos oferecidos pelo Centro Profissionalizante, departamento ligado à Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social (SIDS).

O evento aconteceu no dia 21 de fevereiro, no Auditório José David Binsztajn (Complexo Administrativo da PMIS), e contou com a presença do prefeito Chuvisco; da primeira-dama e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maristela Saback; do presidente da Câmara Municipal, vereador Cícero Costa, e do também vereador Jonas Feijó.

“Parabenizo a todos os formandos por esse passo importante na vida profissional de cada um. Com certeza vocês terão um rumo diferenciado a partir dessa formação, será um novo ciclo e eu desejo todo o sucesso”, discursou Chuvisco.

Os cursos são oferecidos pela prefeitura em três frentes: cursos próprios utilizando a estrutura física e humana do Centro Profissionalizante da PMIS; parceria com o Governo Estadual através dos programas Via Rápida e PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional), que utilizam o know-how do SENAI e do Centro Paula Souza-ETEC, respectivamente; parceria com Governo Federal através do Pronatec, também ministrados pelo SENAI.

“É um compromisso da Secretaria ampliar cada vez mais a oferta de cursos sempre mantendo a qualidade. Pensamos que capacitar o cidadão é valorizar o ser humano, e vamos continuar atuando deste modo”, disse a secretária e primeira-dama, Maristela Saback.

A formatura do último dia 21 contemplou estudantes de 12 cursos, são eles: Desenhista de Construção Civil, Pedreiro de Alvenaria, Desenhista Mecânico, Operador de Máquinas de Costura Reta e Overloque, Assistente Administrativo, Montagem e Manutenção de Redes, Modelista de Roupas, Confeiteiro, Assistente de Departamento Pessoal, Pintura e Texturização, Cabeleireiro e Corte-Costura e Modelagem de Bolsas em Tecidos.

“Estudei por cinco anos no SENAI e sei da importância de cursos como estes. Vamos construir uma ETEC e um Instituto de Tecnologia em Itapecerica da Serra, e também nos preocupamos com a geração de emprego aqui em nossa cidade; elaboramos o Plano de Desenvolvimento Empresarial e já estamos atraindo indústrias, principalmente na região da BR-116”, contou o prefeito.

A solenidade teve ainda a participação do diretor do Centro Profissionalizante da PMIS, Diogo Lima; coordenador de relacionamento com a indústria do SENAI, Erlan Dias; coordenadora técnica do SENAI, Sonia Rodrigues; agente de treinamento do SENAI, Denise Ponini Rosa; e o representante do Centro Paula Souza-ETEC, Valdemar Branco.
O Centro Profissionalizante 

O prefeito Chuvisco e a vice-prefeita Regina Corsini, investindo na capacitação e valorização do cidadão itapecericano, buscaram parcerias com instituições renomadas e de referência no ensino técnico e de qualificação profissional.

No ano de 2013 a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, pasta sob o comando da primeira-dama e secretária Maristela Saback, através do Centro Profissionalizante, revolucionou o padrão, a quantidade e a qualidade dos cursos oferecidos aos munícipes.

No segundo semestre do ano passado, em parceria com o Governo Estadual, pela Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho, foi trazido ao município o Via Rápida Emprego e o PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional). Foram 21 turmas de diferentes áreas, 20 pelo Via Rápida Emprego, desenvolvidos com a escola do SENAI “Nadir Dias de Figueiredo”, e uma turma de pintura de texturização residencial pelo PEQ, desenvolvida com o Centro Paula Souza, através da ETEC de Embu das Artes. Todos os cursos com certificação reconhecida pelo mercado de trabalho e com bolsa auxílio.

Ainda no segundo semestre do ano passado, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social - MDS, o município passou a contar com o Pronatec, com o qual foram implantadas mais quatro turmas: Pedreiro Assentador, Revestidor Cerâmico, Desenhista de Construção Civil e Desenhista Mecânico, que também foram desenvolvidos pela escola do SENAI “ Nadir Dias de Figueiredo”.

No total foram mais de 500 alunos formados e preparados para o mercado de trabalho, apenas no segundo semestre do ano passado. Com os resultados beneficiando a população, o prefeito Chuvisco e vice-prefeita Regina Corsini, juntamente com a secretária Maristela Saback, ampliaram a oferta de cursos e parcerias com as instituições para o ano de 2014.

Neste primeiro semestre, além das parcerias com o SENAI pelo eixo industrial e o Centro Paula Souza do eixo tecnólogo, o município terá o SENAC do eixo do comércio e o SEST/SENAT da área dos transportes. Assim, somente neste primeiro bimestre a Prefeitura de Itapecerica da Serra já ofertou mais 245 vagas de cursos (Recepcionista – 45, Almoxarife – 50, Aux. Financeiro – 25, Aux R.H. - 25, Aux D.P. - 25, Operador de Caixa – 25, Cobrador de Ônibus – 25 e Motorista de Cargas – 25 ) e lançará mais 72 vagas já no próximo mês (Almoxarife – 32, Aux. Administrativo – 20 e Encanador - 20), todas pelo Pronatec. Além de mais de 336 vagas pelo Via Rápida Emprego, que estão aguardando liberação.

“Capacitar o cidadão é valorizar o ser humano”. Essa é a filosofia do Centro Profissionalizante de Itapecerica da Serra. Neste ano será implantado ainda o Projeto Escola de Moda em cinco espaços diferentes para atender a população dos bairros mais afastados.

Foi garantido também o Projeto Escola da Beleza (Depilação e Design de Sobrancelhas); além de uma reestruturação do curso de Marcenaria e Marchetaria. O Centro ainda oferece os cursos de Cabeleireiro, Confeitaria e Panificação, Modelagem de Roupas e muitos outros.

16/10/2017

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma...

11/10/2017

Vereador André Egydio é atendido e Bom Escolar é implantado no Poupatempo

O vereador Dr. André Egydio (PSDB) teve, mais uma vez, suas solicitações atendidas pelo...

10/10/2017

Brasil deve reduzir desigualdades na educação para cumprir metas, diz estudo

A redução das desigualdades entre as regiões brasileiras no acesso e na qualidade da educação é...

10/10/2017

Enem 2017 terá detectores de metal em todos os banheiros, diz Inep

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 vai utilizar 67 mil detectores de metal, de acordo...

08/10/2017

Núcleo de Formação para Futuros Cidadãos forma 40 alunos em Itapecerica

A Escola Asas Brancas da Serra, em Itapecerica da Serra, recebeu recentemente a formatura de 40...

06/10/2017

Escola Estadual do Jd. São Luiz II passa a se chamar EE Professor Henrique Costa

A direção da Escola Estadual Jd. São Luiz II, em Embu das Artes, promoveu um evento para...

04/10/2017

Escola E. M. Marajoara em Embu está em clima de Olimpíada Literária

Desde o lançamento do Edital da Olimpíada Literária em agosto deste ano, o clima mágico vivido...

29/09/2017

Inscrições abertas para cursos do SENAC em parceria com a Prefeitura de Taboão

Uma parceria entre a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento...

24/09/2017

Matematicando transforma Parque das Hortênsias em sala de aula ao ar livre

Pelo terceiro ano seguido o Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, se transformou em uma...

19/09/2017

Estudantes já podem se inscrever para concorrer a vagas remanescentes do Fies

O Ministério da Educação abriu nesta segunda-feira (18) as inscrições para 35 mil vagas...

18/10/2017

Taboão tem sessão histórica para a causa da mulher, com aprovação de leis, repúd

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Seminário sobre desenvolvimento sustentável visa construir propostas no Conisud

Idealizado pelo mandato do deputado estadual Geraldo Cruz, da vereadora Rosângela Santos e com...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.