Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Sonho realizado: 221 alunos se formam em 12 cursos oferecidos pela Prefeitura

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 25/02/2014

cursodentro

Comunicação Prefeitura 21 turmas de diferentes áreas se formam nos cursos oferecidos pela prefeitura de Itapecerica 

A Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou a formatura de 221 estudantes de diversos cursos oferecidos pelo Centro Profissionalizante, departamento ligado à Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social (SIDS).

O evento aconteceu no dia 21 de fevereiro, no Auditório José David Binsztajn (Complexo Administrativo da PMIS), e contou com a presença do prefeito Chuvisco; da primeira-dama e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maristela Saback; do presidente da Câmara Municipal, vereador Cícero Costa, e do também vereador Jonas Feijó.

“Parabenizo a todos os formandos por esse passo importante na vida profissional de cada um. Com certeza vocês terão um rumo diferenciado a partir dessa formação, será um novo ciclo e eu desejo todo o sucesso”, discursou Chuvisco.

Os cursos são oferecidos pela prefeitura em três frentes: cursos próprios utilizando a estrutura física e humana do Centro Profissionalizante da PMIS; parceria com o Governo Estadual através dos programas Via Rápida e PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional), que utilizam o know-how do SENAI e do Centro Paula Souza-ETEC, respectivamente; parceria com Governo Federal através do Pronatec, também ministrados pelo SENAI.

“É um compromisso da Secretaria ampliar cada vez mais a oferta de cursos sempre mantendo a qualidade. Pensamos que capacitar o cidadão é valorizar o ser humano, e vamos continuar atuando deste modo”, disse a secretária e primeira-dama, Maristela Saback.

A formatura do último dia 21 contemplou estudantes de 12 cursos, são eles: Desenhista de Construção Civil, Pedreiro de Alvenaria, Desenhista Mecânico, Operador de Máquinas de Costura Reta e Overloque, Assistente Administrativo, Montagem e Manutenção de Redes, Modelista de Roupas, Confeiteiro, Assistente de Departamento Pessoal, Pintura e Texturização, Cabeleireiro e Corte-Costura e Modelagem de Bolsas em Tecidos.

“Estudei por cinco anos no SENAI e sei da importância de cursos como estes. Vamos construir uma ETEC e um Instituto de Tecnologia em Itapecerica da Serra, e também nos preocupamos com a geração de emprego aqui em nossa cidade; elaboramos o Plano de Desenvolvimento Empresarial e já estamos atraindo indústrias, principalmente na região da BR-116”, contou o prefeito.

A solenidade teve ainda a participação do diretor do Centro Profissionalizante da PMIS, Diogo Lima; coordenador de relacionamento com a indústria do SENAI, Erlan Dias; coordenadora técnica do SENAI, Sonia Rodrigues; agente de treinamento do SENAI, Denise Ponini Rosa; e o representante do Centro Paula Souza-ETEC, Valdemar Branco.
O Centro Profissionalizante 

O prefeito Chuvisco e a vice-prefeita Regina Corsini, investindo na capacitação e valorização do cidadão itapecericano, buscaram parcerias com instituições renomadas e de referência no ensino técnico e de qualificação profissional.

No ano de 2013 a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, pasta sob o comando da primeira-dama e secretária Maristela Saback, através do Centro Profissionalizante, revolucionou o padrão, a quantidade e a qualidade dos cursos oferecidos aos munícipes.

No segundo semestre do ano passado, em parceria com o Governo Estadual, pela Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho, foi trazido ao município o Via Rápida Emprego e o PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional). Foram 21 turmas de diferentes áreas, 20 pelo Via Rápida Emprego, desenvolvidos com a escola do SENAI “Nadir Dias de Figueiredo”, e uma turma de pintura de texturização residencial pelo PEQ, desenvolvida com o Centro Paula Souza, através da ETEC de Embu das Artes. Todos os cursos com certificação reconhecida pelo mercado de trabalho e com bolsa auxílio.

Ainda no segundo semestre do ano passado, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social - MDS, o município passou a contar com o Pronatec, com o qual foram implantadas mais quatro turmas: Pedreiro Assentador, Revestidor Cerâmico, Desenhista de Construção Civil e Desenhista Mecânico, que também foram desenvolvidos pela escola do SENAI “ Nadir Dias de Figueiredo”.

No total foram mais de 500 alunos formados e preparados para o mercado de trabalho, apenas no segundo semestre do ano passado. Com os resultados beneficiando a população, o prefeito Chuvisco e vice-prefeita Regina Corsini, juntamente com a secretária Maristela Saback, ampliaram a oferta de cursos e parcerias com as instituições para o ano de 2014.

Neste primeiro semestre, além das parcerias com o SENAI pelo eixo industrial e o Centro Paula Souza do eixo tecnólogo, o município terá o SENAC do eixo do comércio e o SEST/SENAT da área dos transportes. Assim, somente neste primeiro bimestre a Prefeitura de Itapecerica da Serra já ofertou mais 245 vagas de cursos (Recepcionista – 45, Almoxarife – 50, Aux. Financeiro – 25, Aux R.H. - 25, Aux D.P. - 25, Operador de Caixa – 25, Cobrador de Ônibus – 25 e Motorista de Cargas – 25 ) e lançará mais 72 vagas já no próximo mês (Almoxarife – 32, Aux. Administrativo – 20 e Encanador - 20), todas pelo Pronatec. Além de mais de 336 vagas pelo Via Rápida Emprego, que estão aguardando liberação.

“Capacitar o cidadão é valorizar o ser humano”. Essa é a filosofia do Centro Profissionalizante de Itapecerica da Serra. Neste ano será implantado ainda o Projeto Escola de Moda em cinco espaços diferentes para atender a população dos bairros mais afastados.

Foi garantido também o Projeto Escola da Beleza (Depilação e Design de Sobrancelhas); além de uma reestruturação do curso de Marcenaria e Marchetaria. O Centro ainda oferece os cursos de Cabeleireiro, Confeitaria e Panificação, Modelagem de Roupas e muitos outros.

22/06/2017

Greve de professores da rede municipal de ensino já ultrapassa 50 dias

Professores da rede municipal de ensino ainda não entraram em acordo com a prefeitura e...

18/06/2017

Jornalista Gregório Bacic ministra palestra a professores do Nigro Gava

Professores da Escola Estadual Professora Maria Aparecida Nigro Gava, no Parque Pinheiros, em...

12/06/2017

Escolas da rede municipal de Taboão, Embu e Itapecerica realizam festa junina

Olha a chuva... É mentira! Olha a cobra... É mentira! O mês de junho é conhecido pela...

11/06/2017

Taboão da Serra ganha unidade do Centro Brasileiro de cursos (Cebrac)

Moradores de Taboão da Serra que buscam ingressar e ou conseguir cargos melhores no mercado de...

11/06/2017

Sistema EJA está com inscrições abertas para o segundo semestre

Os jovens e adultos que não terminaram os estudos e querem retornar às salas de aula já podem se...

11/06/2017

Mais de 7 mil professores aprovados em concurso são convocados em SP

Mais de 7 mil professores aprovados no maior concurso do magistério paulista poderão escolher as...

08/06/2017

Febre Amarela e Dengue são pautas para alunos da EMEF Rachel de Queiroz

A direção da EMEF Rachel de Queiroz criou um Jornal Escolar que tem como foco central o...

03/06/2017

Escolas Estaduais de Embu das Artes recebem programa de educação ambiental

Em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Taboão da Serra, a ONG Sociedade Ecológica...

30/05/2017

Anhanguera disponibiliza vagas de emprego e qualificação em Taboão

No dia 8 de junho, das 10h às 19h, as unidades da Anhanguera de Taboão da Serra e outras...

30/05/2017

Faculdade FECAF apoia o esporte profissional em Taboão

Como visto no Globo Esporte (Rede Globo), da última quinta-feira (25), a Faculdade FECAF apoia o...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.