Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Ativistas querem fechamento do zoológico do Parque das Hortênsias em Taboão

Por Sandra Pereira | 25/02/2014

zoo

Arquivo do Jornal na NetEm finais de semana e feriado o zoológico recebe visitantes de Taboão da Serra e de toda a região

O zoológico municipal instalado dentro do Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, pode estar com os dias contados. Os ativistas que se revezam na ocupação do espaço querem a retirada imediata de todos os animais do local e o seu tombamento. O fechamento do zoológico municipal pode um por um fim a crise que se arrasta no local desde 2010, agravada recentemente pela mortes de vários animais entre os quais estão leão, tigre, pavão e outros de pequeno porte. Para os ativistas outros animais estão doentes e podem morrer a qualquer momento.  O parque é uma das poucas áreas de lazer existentes em Taboão e é visitado por moradores de várias cidades da região. 

“Não queremos o  zoo. Apenas o parque. O zoo Já causou muito sofrimento aos animais. São 17 anos ou mais de abandono. Pra que?”, questiona Neusa Kuraoka, uma das apoiadoras do movimento ocupazoo.

Ela conta que está sendo feito um abaixo assinado pedindo a  retirada de todos os  animais e tombamento do parque. “Aquilo ali não tem condições de ser um zoo. Deixar os bichos morrerem por maus tratos já é demais. Os funcionários não capacitados. Até a veterinária não é especializada”, dispara Kuraoka.

Outro alvo do grupo é o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que o Ministério Público fez a prefeitura de Taboão da Serra assinar. Ativistas e apoiadores do movimento em prol da retirada imediata dos animais e do fechamento do zoológico de Taboão da Serra pretendem questionar o documento feito pelo Ministério Público em todas as esferas.

O TAC foi firmado recentemente e segundo o MP pretende garantir o fim da crise no parque por meio da reforma de todos os seus espaços e a garantia dos devidos cuidados aos animais. No dia da assinatura do documento a reportagem do Jornal na Net questionou diretamente o promotor Luis Felipe Tegon sobre eventuais maus tratos aos animais no zoológico municipal.  O promotor disse que visitou o parque e foi taxativo ao afirmar que os problemas no local eram a idade do zoológico e dos animais.

“O parque é muito antigo. Os espaços foram criados antes de toda a legislação sobre esse tema. Mas não vi ocorrências de maus tratos. A reforma vai resolver os problemas estruturais e de espaço”, garantiu. 

Ninguém pode negar a idade avançada dos animais que habitam o zoológico. Fora os raros nascimentos que ocorrem no espaço, já data de alguns anos a aquisição de novas espécies, fato que costuma ser comum em zoológicos. Exatamente por essa razão os zôos investem na aquisição de novas espécies. 

Não se sabe ao certo o custo de manutenção do Parque das Hortênsias. Mas em razão da celeuma gerada pela crise vivida no espaço o fechamento do zoológico poderá resolver de uma só vez o problema dos animais e do governo. 

Antonio Pereira

Tudo que a prefeitura realiza na cidade é na base do improviso, do remendo, etc. Alguém acredita que o prefeito se preocupa realmente com animais? Pelo orçamento e arrecadação de nossa cidade era para estarmos em outro patamar de desenvolvimento, mas, somente os políticos e seus seguidores é que se desenvolvem nestas terras.

ablania

Sonia, me,desculpa. Você realmente não sabe o que fala. Pare de ser preconceituosa. Nasci em família pobre e ainda sou pobre, porém tenho mais conhecimento que você pra saber e identificar uma pessoa que não conhece os fatos.Os animais também têm direitos. Como o ser humano.

the kid

Eu fui diretor do Parque das Hortênsias em 1997 a 2004 e nunca morreu um animal por maus tratos o leão Greg a leoa lia e a Chipanzé Duhála morreram pela idade é só ver a permaneça de vida de cada hum para comparar e ver que todos viveram mais do permitido de sua própria permanecer basta ver a necropsia de cada um e eu zelei o parque com se fosse a minha própria casa por-isso eu recebi do Ibama um certificado como melhor Diretor da história e recebi votos de louvor da Câmara de Vereador do Taboão pelos cuidados que teve durante os oitos anos de minha Administração reformei todos os recintos e decorei de acordo com a savana dos animais o parque cobrava a entrada para poder alimentar os animais sempre melhor chegou a entra 22 mil pessoas em um dia das Crianças e todas as crianças ganhavam balas e pirulitos e balões coloridos borrachas e réguas tudo de graça durantes os 8 anos foi a maior visitação do Zoo eu discordo da Neusa Kuraoka quando disse 17 anos de maus tratos . the kid.

sonia

Pobre quando protestam são baderneiros, e ricos, Ativistas. Pra mim, são desocupados que vivem nas custas dos pais. Ontem havia até quem fumava maconha no local. ativistas... me poupem.

Pedro

Esse Pessoal tem que criar vergonha na cara, que fechar o parque que nada... E sim cobrar p prefeito melhorar o parque, pois é uma área de lazer para a região. Investir, cuidar, manter... é muito fácil o órgão publico não da importância a certa coisa e depois vir e fechar. Pelo contrario, tem que melhorar... pagamos tantos impostos, impossível não dar para melhorar esse parque.

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.