Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Ativistas querem fechamento do zoológico do Parque das Hortênsias em Taboão

Por Sandra Pereira | 25/02/2014

zoo

Arquivo do Jornal na NetEm finais de semana e feriado o zoológico recebe visitantes de Taboão da Serra e de toda a região

O zoológico municipal instalado dentro do Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, pode estar com os dias contados. Os ativistas que se revezam na ocupação do espaço querem a retirada imediata de todos os animais do local e o seu tombamento. O fechamento do zoológico municipal pode um por um fim a crise que se arrasta no local desde 2010, agravada recentemente pela mortes de vários animais entre os quais estão leão, tigre, pavão e outros de pequeno porte. Para os ativistas outros animais estão doentes e podem morrer a qualquer momento.  O parque é uma das poucas áreas de lazer existentes em Taboão e é visitado por moradores de várias cidades da região. 

“Não queremos o  zoo. Apenas o parque. O zoo Já causou muito sofrimento aos animais. São 17 anos ou mais de abandono. Pra que?”, questiona Neusa Kuraoka, uma das apoiadoras do movimento ocupazoo.

Ela conta que está sendo feito um abaixo assinado pedindo a  retirada de todos os  animais e tombamento do parque. “Aquilo ali não tem condições de ser um zoo. Deixar os bichos morrerem por maus tratos já é demais. Os funcionários não capacitados. Até a veterinária não é especializada”, dispara Kuraoka.

Outro alvo do grupo é o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que o Ministério Público fez a prefeitura de Taboão da Serra assinar. Ativistas e apoiadores do movimento em prol da retirada imediata dos animais e do fechamento do zoológico de Taboão da Serra pretendem questionar o documento feito pelo Ministério Público em todas as esferas.

O TAC foi firmado recentemente e segundo o MP pretende garantir o fim da crise no parque por meio da reforma de todos os seus espaços e a garantia dos devidos cuidados aos animais. No dia da assinatura do documento a reportagem do Jornal na Net questionou diretamente o promotor Luis Felipe Tegon sobre eventuais maus tratos aos animais no zoológico municipal.  O promotor disse que visitou o parque e foi taxativo ao afirmar que os problemas no local eram a idade do zoológico e dos animais.

“O parque é muito antigo. Os espaços foram criados antes de toda a legislação sobre esse tema. Mas não vi ocorrências de maus tratos. A reforma vai resolver os problemas estruturais e de espaço”, garantiu. 

Ninguém pode negar a idade avançada dos animais que habitam o zoológico. Fora os raros nascimentos que ocorrem no espaço, já data de alguns anos a aquisição de novas espécies, fato que costuma ser comum em zoológicos. Exatamente por essa razão os zôos investem na aquisição de novas espécies. 

Não se sabe ao certo o custo de manutenção do Parque das Hortênsias. Mas em razão da celeuma gerada pela crise vivida no espaço o fechamento do zoológico poderá resolver de uma só vez o problema dos animais e do governo. 

Antonio Pereira

Tudo que a prefeitura realiza na cidade é na base do improviso, do remendo, etc. Alguém acredita que o prefeito se preocupa realmente com animais? Pelo orçamento e arrecadação de nossa cidade era para estarmos em outro patamar de desenvolvimento, mas, somente os políticos e seus seguidores é que se desenvolvem nestas terras.

ablania

Sonia, me,desculpa. Você realmente não sabe o que fala. Pare de ser preconceituosa. Nasci em família pobre e ainda sou pobre, porém tenho mais conhecimento que você pra saber e identificar uma pessoa que não conhece os fatos.Os animais também têm direitos. Como o ser humano.

the kid

Eu fui diretor do Parque das Hortênsias em 1997 a 2004 e nunca morreu um animal por maus tratos o leão Greg a leoa lia e a Chipanzé Duhála morreram pela idade é só ver a permaneça de vida de cada hum para comparar e ver que todos viveram mais do permitido de sua própria permanecer basta ver a necropsia de cada um e eu zelei o parque com se fosse a minha própria casa por-isso eu recebi do Ibama um certificado como melhor Diretor da história e recebi votos de louvor da Câmara de Vereador do Taboão pelos cuidados que teve durante os oitos anos de minha Administração reformei todos os recintos e decorei de acordo com a savana dos animais o parque cobrava a entrada para poder alimentar os animais sempre melhor chegou a entra 22 mil pessoas em um dia das Crianças e todas as crianças ganhavam balas e pirulitos e balões coloridos borrachas e réguas tudo de graça durantes os 8 anos foi a maior visitação do Zoo eu discordo da Neusa Kuraoka quando disse 17 anos de maus tratos . the kid.

sonia

Pobre quando protestam são baderneiros, e ricos, Ativistas. Pra mim, são desocupados que vivem nas custas dos pais. Ontem havia até quem fumava maconha no local. ativistas... me poupem.

Pedro

Esse Pessoal tem que criar vergonha na cara, que fechar o parque que nada... E sim cobrar p prefeito melhorar o parque, pois é uma área de lazer para a região. Investir, cuidar, manter... é muito fácil o órgão publico não da importância a certa coisa e depois vir e fechar. Pelo contrario, tem que melhorar... pagamos tantos impostos, impossível não dar para melhorar esse parque.

21/06/2017

Polícia Militar vai dobrar quantidade de motos da Rocam em Taboão e Embu

Desde o dia 8 de junho o tenente-coronel PM Marcos Vitiello assumiu o comando do 36º Batalhão de...

20/06/2017

Força Tática vai voltar a atuar em Taboão, Embu e Itapecerica da Serra

Sete meses após deixar os municípios de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra a Força...

18/06/2017

Tapetes de Corpus Christi encantam fiéis nas ruas de Itapecerica, Taboão e Embu

Emoção, fé e muito trabalho marcaram o feriado de Corpus Christi nos municípios de Taboão da...

18/06/2017

Estado tem 1.034 vagas para Agente de Segurança Penitenciária

Quem quiser trabalhar como Agente de Segurança Penitenciária pode se inscrever até o dia 1° de...

16/06/2017

Polícia Civil de São Paulo tem aumento no déficit de agentes

As contratações realizadas pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no último mês de maio não...

01/06/2017

Concurso da Câmara de Taboão encerra inscrições nesta sexta-feira, 2

A Câmara Municipal de Taboão da Serra encerra nesta sexta-feira, 2, as inscrições de seu...

29/05/2017

Diário Oficial de São Paulo será publicado exclusivamente em versão digital

Seguindo uma tendência do mercado global e caminhando em direção a um futuro moderno e...

29/05/2017

Vinttage Music Bar & Restaurante agora é point de Stand Up em Taboão

Estreia na próxima terça-feira, 30/05, a partir das 20h, no Vinttage Music Bar & Restaurante,...

26/05/2017

Palestra marca encerramento da Semana da Enfermagem de Taboão

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra promoveu na sexta-feira, 19 de maio, um encontro de...

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

22/06/2017

Dois homens são presos por transportar ilegalmente 140 pássaros silvestres

Na noite da última quarta-feira (21), durante fiscalização de combate da Polícia Rodoviária...

22/06/2017

Greve de professores da rede municipal de ensino já ultrapassa 50 dias

Professores da rede municipal de ensino ainda não entraram em acordo com a prefeitura e...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.