Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Primeira turma da Faculdade Aberta da Terceira Idade é formada em Itapecerica da Serra

Por Ane Greice Passos | 23/02/2014

dentrofaculdade

Ane Greice PassosEmoção dos alunos, momentos antes de receberem o canudo da faculdade da terceira idade.

No último sábado, 22, a faculdade Anhanguera em uma parceria com a prefeitura de Itapecerica da Serra, formou 48 pessoas na primeira turma da terceira idade do município. A cerimônia ocorreu no Seminário Maria Mater Ecclesiae e contou com a presença do prefeito Chuvisco, presidente da câmara Cicero Costa, vereadores Gerson Lazarin e Fabinho Gêmeos e o Padre Odair Eustáquio, grande parceiro da turma.

Com início às 10h, a cerimônia de formatura da turma da terceira idade, contemplou 23 alunos, que fizeram parte do convênio com a prefeitura de Itapecerica da Serra, com idade superior a 60 anos, o restante da turma pagou um valor simbólico. Segundo o prefeito Chuvisco a cidade disponibiliza 50 bolsas de estudos para o curso, mas a primeira turma não atingiu o número de bolsistas.  

Amarildo, falou para o Jornal na Net sobre a satisfação em participar da cerimônia de colação de grau e a felicidade que viu nos rostos dos formandos e familiares. “É uma satisfação imensa para a família e orgulho para eles, que mesmo com uma idade avançada, tiveram o privilégio de se formar e ter um curso superior em mãos”, destacou o prefeito.

E a emoção era visível na cerimônia que graduou 48 pessoas da turma da terceira idade da Faculdade Anhanguera. Familiares e amigos, todos estiveram presentes para parabenizar os formandos ao receberem seus canudos, após dois anos de curso.

Com muita empolgação e com lágrimas nos olhos a funcionária administrativa da prefeitura de Itapecerica da Serra, Fátima Carneiro, 56, falou sobre a experiência de concluir sua primeira graduação. 

“Eu estou muito emocionada e feliz. Eu aprendi muita coisa, principalmente na área da saúde. Aprendi teatro, o que eu jamais imaginaria fazer, e eu até me apresentei em uma peça, foi uma glória”, disse rindo e completou. “O curso superou minhas expectativas, o mais bonito de tudo é a importância que eles dão para as pessoas”, falou a estudante emocionada.

Fátima e outros 47 formandos relembraram dos momentos de luta para chegar até ali. No rosto de cada um via-se a felicidade em receber o diploma e principalmente a superação pessoal, que fazer uma faculdade na terceira idade significou para cada um.

Eli de Jesus da Silva, 50, estava radiante vestida em sua beca e acompanhada dos amigos e professores que ajudaram a realizar o seu sonho. 

“Para mim foi muito importante me formar, é um conhecimento a mais que a gente tem e eu acho que as pessoas devem investir mais na terceira idade. Eles acham que se você envelheceu não serve para mais nada, e isso é uma prova que nós servimos sim”, disse.

Eli agradeceu a coordenadora do curso Andreia Bacellos e todo o corpo docente da faculdade Anhanguera por acreditar nos alunos e não deixá-los desistir.

“Nesta idade muita gente entra em depressão, por não ter o que fazer, e essa oportunidade foi muito importante. Fiz amizades, ouvi problemas e pude investir nesse sonho, que é se formar e ver que somos capazes e podemos chegar muito além”, finalizou.

A cerimônia discorreu com homenagens aos presentes na mesa, o padre Odair Eustáquio, prefeito Chuvisco, presidente da câmara Cicero Costa, o Diretor Roberto Macedo, a coordenadora do curso Andreia Bacellos e a paraninfa Anita Fibra. As professoras choraram ao falarem dos alunos e da satisfação em participar da colação.

A turma da terceira idade de 2014, da faculdade Anhanguera, está com inscrições abertas. Segundo informações do prefeito Chuvisco existem ainda 34 vagas para bolsistas conveniados com a cidade. Para participar do processo de bolsa o aluno deve ter idade superior a 60 anos, inferior a essa idade o aluno paga mensalidade. As inscrições vão até março. 

Para mais informações acesse o site: http://www.anhanguera.com/home/

Rosa Maria pedroso daSilva

Eu sou uma das formandas,foi muito gratificante participar do curso.Fiz muitas amizades, participei de palestras promovidas pela faculdade. É um ambiente descontraído onde nos deixam a vontade para podermos nos expressar. eu recomendo para todos que puderem. Vale a pena

Regiane

muito feliz por estes sonhos realizados parabens a todos os formandos , parabens aos idealizadores deste sonho ,parabens ao nosso padre Odair Eustaquio ,parabens a minha irma Neide por chegar ate o fim realizando mais uma conquista.

Fabiana

Minha mãe realizou o seu sonho muito obrigado ao nosso eterno prefeito Jorge Costa que deu inicio a esse projeto tão importante e ao senhor prefeito Chuvisco que concluiu

23/07/2017

Concurso de diretores teve mais de 44 mil candidatos inscritos na região

A Secretaria da Educação registrou 44.322 inscritos no concurso público de diretores de escola...

21/07/2017

Prefeitura de Embu traz novo modelo de gestão para alimentação escolar

19/07/2017

Prefeitura de Itapecerica revitaliza Espaço Cultural do Jardim Jacira

A Secretaria de Cultura de Itapecerica da Serra entregou, na tarde do último dia 14 de julho, as...

14/07/2017

Rede emancipa de cursinhos pré vestibulares esta com inscrições abertas

A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular que desde 2007 constrói um importante...

11/07/2017

Gestão do Aprendizado é tema de palestra da Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação de Itapecerica da Serra proporcionou uma palestra aos gestores da rede...

07/07/2017

Encerram nesta segunda, 10, as inscrições para o vestibular da Univesp em Embu

A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) abriu desde o dia 12 do último mês,...

01/07/2017

Taboão inicia matrículas para Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra abriu, neste mês de junho, as...

29/06/2017

Inscrições para cursos gratuitos na Univesp vão até 10 de julho

Quem deseja concorrer a uma das 10 mil vagas para os cursos de Engenharia de Produção,...

29/06/2017

Aplicativo permite acompanhar o desenvolvimento escolar

Os pais dos alunos das escolas municipais Heitor Villa Lobos e Rachel de Queiroz, em Taboão da...

28/07/2017

Delegado diz que empresário desaparecido de Taboão deve ter sido executado

Delegado do 1º DP, Ivan Teixeira da Polícia Civil de Taboão que investiga o desaparecimento do...

28/07/2017

Carga de cigarro avaliada em 3 milhões é apreendida pela PRF em Taboão da Serra

Uma carga de cigarros contrabandeados e sem nota fiscal foi apreendida pela PRF na manhã desta...

28/07/2017

Brasil é o único país da América do Sul a receber a turnê mundial do Kiev Ballet

O Balé da Ópera Nacional da Ucrânia, o Kiev Ballet está em turnê internacional em comemoração...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.