Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Taboão da Serra comemora 55 anos de emancipação de Itapecerica da Serra

Por Sandra Pereira | 19/02/2014

taboao

Arquivo do Jornal na NetTaboão da Serra é menor da cidade em extensão territorial e a maior em densidade populacional

Fundada em 19 de fevereiro de 1959 Taboão da Serra registra a segunda maior densidade demográfica do País com mais de 250 mil habitantes vivendo numa área de 20,478km². Cidade irmã de Embu das Artes os dois municípios foram criados na mesma data por meio de decreto governamental. Embu celebra sua emancipação da cidade mãe, Itapecerica da Serra, no dia da assinatura do decreto e Taboão da Serra na data de sua publicação.

A história conta que o nome da cidade de Taboão, emancipada por pioneiros de Itapecerica, a cidade mãe de todas as outras, teria se originado de uma planta chamada Taboa, que existia na entrada da cidade, onde hoje está localizado o largo do Taboão. 

Os mais antigos diziam que para chegar até o município, era preciso atravessar uma das duas pontes de madeira que existiam naquele local. Alguns defendem que dessas grandes tábuas surgiu o nome da cidade.

Taboão tem como  emancipadores José André de Moraes, Álvaro Manoel de Oliveira, José Ruiz Moreno, Sebastião da Cunha, Benedito Carneiro de Freitas, Léo Baranowsky, Hosuke Hatake, Luzia Hellmeister, Mary Rose Ducase Maciel. Eles foram os protagonistas centrais da luta em favor da emancipação da cidade que se tornou uma das mais pujantes da região.

Taboão da Serra é pequena em extensão territorial e grande em vários aspectos. Do ponto de vista histórico a vida de Taboão começa por volta de 1910 quando um vilarejo chamado Vila Poá foi instalado nas margens dos córregos Poá e Pirajuçara. No início eram poucas casas, a maioria chácaras que produziam batatas, cenouras e mandiocas, além de diversos pomares e algumas parreiras.

Adriano Silva

Taboao da Serra , esta muito mas muito carente de prefeitos e vereadores que queiram melhorar a cidade...Nada é feito, infra estrutura precaria, saude péssima, segurança só se vê no centro em resumo... Prefeitura so cobra impostos e nada faz...Uma vergonha Esse prefeito.

CESAR PAULO

O QUE PRECISA É MAIS SEGURANÇA NOS BAIRRO DAS PERIFERIAS COISA QUE NÃO TEM A MAIS DE 4 MESES QUE NÃO VEJO PASSAR UMA VIATURA FAZENDO RONDA NO BAIRRO QUE EU MORA SÓ VEJO POLICIAMENTO NO CENTRO SECRETARIO DE SEGURANÇA FAVOR DAR UMA ATENÇÃO PARA ESTE CASO SERIA MUITO BOM ISTO ACONTECER DIARIAMENTE NOS BAIRROS DA CIDADE DE TABOÃO DA SERRA.

Aline Assunção Pereira

Taboão Cresceu mais tem gente que olha e não vê teve Administrador ruim mais teve Administrador bom que não tenho que me envergonhar cada um fez um pouco de ti Taboão quem ti viu quem ti ver quantos hospitais quantos postos de Saúdes quantas Creches quantas pré Escolas quantas Eméfe quantos prédios quantas moradias quantos rios canalizados quantos piscinões porque me envergonhar de ti Taboão Aline neta do kid

paulo disse

eu vi com a poesia do KID Taboão esta de parabéns esta foi a homenagem mais linda que eu o, adorei parabéns kid

Melquiades José Ferreira the kid.

MINHA CIDADE Á querida Taboão da Serra És tu Grandeza e crescimento Desde cedo teu tamanho sérvio de ponto de passagem deu a origem por teu tamanho demasiado Chamaram-te Taboão quantos índios te pisaram! Até o padre Bechiolli tinha teu nome Ó rio Pirajuçara tinha sobre ti uma tábua grande chamada Tbaboão quantos que se sentaram naquela tábua e beberam da tua água Dos altos e planaltos onde se esconde o sol Formaram o nome dos teus encantos tu és joia que brilha em todos os recantos Quem vinha só aqui dormir Hoje trabalha graças os seus passos que aqui se espalha minha cidade hoje firme com seus pés no chão teu nome veio de uma tábua grande por isso te chamam de Taboão The kid que saudade sinto de Léo Baranowsky e luzia Hellmeister.

Antonio Pereira

Taboão da Serra é a única cidade do estado de SP que faz aniversário e as pessoas não tem qualquer ação por parte da prefeitura para comemorar uma data tão importante, não há faixas em homenagem, não se inaugura obra realmente importante para o municipio, não há festa, não se comemora nada, uma vergonha política.

suely

TABOÃO_DA_SERRA_PARABÉNSSSSS Parabéns taboão que o melhor pra nossa cidade esteja por vir, que DEUS esteja à frente e traga para nós o que há de melhor e nos livre desses mal governantes !! DEUS dá DEUS tira !! e ELE pode tudo !!! meu desejo de coração é que pessoas capacitadas e que tenham amor pelo próximo e respeito aos seus cidadãos sejam colocadas em nossos caminhos e que o povo haja com RESPEITO e sem INTERESSE !!! — em Taboão da Serra.

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.