Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Embu terá 5 mil moradias em parceria com os governos estadual e federal

Por Sandra Pereira | 16/02/2014

visita

Sandra PereiraSílvio Torres, Chico Brito, Natinha, vereadores e lideranças da moradia visitam área da mata do  Roque Valente

Até 2016 Embu das Artes vai ser contemplada com a construção de 5 mil unidades habitacionais em parceria com os governos estadual e federal. A informação é do secretário Estadual de Habitação, Sílvio Torres. A quantidade de construções programadas atende os movimentos sociais e parte da demanda da prefeitura.  Serão entre 2 mil a 2.400 unidades na área conhecida como Fama, no Jardim São Luis, outras 1.200 unidades estão previstas para a área do Roque Valente, sem contar unidades as que já estão em construção em outros bairros.

Os números foram apresentados durante visita do secretário Sílvio Torres, ao município na sexta-feira, 14. Ele esteve junto com o prefeito Chico Brito, o vice-prefeito Natinha, secretários, vereadores e líderes dos movimentos de moradia nas áreas contempladas com projeto habitacional. Torres conversou com integrantes de movimentos de moradia e fez um balanço positivo da ação da prefeitura municipal na área. Veja fotos da visita aqui.

“Embu terá 5 mil unidades entre as que já estão sendo construídas e aquelas programadas. Da grande São Paulo a cidade será a que vai receber o maior investimento em moradia. Só municípios como Guarulhos e São Bernardo registram esses números. Embu entrou na lista das prioridades tanto pela necessidade quanto pela parceria produtiva com a prefeitura”, disse o Secretário de Habitação Sílvio Torres.  

O secretário explicou que no caso da mata do Roque Valente o primeiro desafio foi a liberação da área. Agora ele explica que o pré-projeto para o local deverá ser aprovado pelo Conselho Gestor da APA, criado recentemente. Para ele, até o final desse ano o projeto definitivo deve estar aprovado e tramitando. 

“Esse projeto aqui do Roque Valente se livrou das correntes e agora vai ser a realização do sonho de muita gente”, observou. 

Só no Roque Valente o investimento previsto na construção dos prédios é de R$ 150 milhões. O secretário disse que após a aprovação definitiva do projeto da área a construção tem prazo de  dois anos para ser finalizada. Explicou que a fiscalização das obras é feita pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil e a prefeitura. 

“A ideia é verticalizar dentro do que a lei permite. As unidades terão estrutura completa, elevadores, haverá a construção de escolas, creche, unidades de saúde, abertura de vias. Toda a estrutura necessária para atender bem os moradores”, antecipou.  

O prefeito Chico Brito disse que as famílias contempladas com as 5 mil unidades habitacionais já estão cadastradas pela administração. Disse que a escolha foi feita por meio de parceria entre a prefeitura e os movimentos de moradia que atuam no município. 

“Vamos garantir que quem vai morar aqui são as pessoas da nossa cidade e da nossa região. Esses projetos são para atender a demanda local. Nunca tivemos um momento da cidade com tantos empreendimentos. Isso demonstra que quando temos o interesse da população acima do partidário conseguimos reunir as três esferas do poder trabalhando pela população”, analisou o prefeito. 

Chico Brito disse que atualmente o município registra demanda de 8 moradias. Afirmou que com a construção das 5 mil unidades e levando em conta o crescimento populacional ele o vice-prefeito Natinha devem deixar o governo com uma demanda por moradia de 4 mil unidades. O número será um dos mais baixos do estado. 

“Parcerias assim são a longo prazo. Acredito que o município terá outros projetos habitacionais pra médio e longo prazo”, contou o secretário de Habitação. 

da silva

isso e conversa para boi durmi. a DILMA VAI TIRA MAIS DE 50 BILHÕES DE REAIS DO PAC, INCLUSIVAEL DE MORADIAS,PORQUE SE ELA NÃO FAZER ESSA ECONOMIA, NO BALANÇO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO O BRASIL ESTA EM DEFICIT

Anderson Freitas

Em época de eleição ficam fazendo de tudo para iludir as pessoa, já tem tantas obras de dez anos atras que nem terminaram...deveriam terminar as que já se iniciou para depois realizar novos projetos.

25/04/2017

Bom Prato de Taboão começa a funcionar nesta quarta (26) com almoço a R$ 1,00

O prefeito de Taboão da Serra, Fernandes Fernandes Filho, anunciou no começo da noite desta...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

21/04/2017

Câmara de Embu aprova multa a pichação, criação da Romu e título a Fábio Teruel

Os vereadores de Embu das Artes aprovaram nesta quarta-feira, dia 19, aplicação de multa a...

21/04/2017

Câmara aprova requerimento contra demora na reconstrução do muro

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão da terça-feira, 18,...

20/04/2017

Secretaria da Fazenda deposita 289 milhões em repasses de ICMS

As cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica receberam do governo do estado à...

18/04/2017

Alckmin assina convênios que permitem polícia acessar sistemas da Anatel

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta terça-feira, 18, o início da operacionalização da...

16/04/2017

Comissões de Finanças e de Transporte da Câmara de Taboão terão Audiência

As comissões de Finanças e de Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra vão realizar...

15/04/2017

Presidente da Câmara de Taboão recebe presidente do Legislativo de Embu

A presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereadora Joice Silva, recebeu numa visita...

13/04/2017

Partidos devem entregar prestações de contas de 2016 até 30 de abril

Os 35 partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem entregar à...

13/04/2017

416ª Zona Eleitoral pede ajuda da Câmara para incentivar cadastro de biometria

Para evitar as longas filas que se formam no período que antecede as eleições, e, ao mesmo tempo...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

25/04/2017

Secretária de Inclusão de Itapecerica fecha parceria com iniciativa privada

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Itapecerica da Serra e a Associação de...

25/04/2017

Vinttage Music Bar estreia com show de Helena Monteiro

A inauguração oficial da casa acontece nesta segunda-feira, dia 24, a partir das 19h, com shows...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.