Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Embu terá 5 mil moradias em parceria com os governos estadual e federal

Por Sandra Pereira | 16/02/2014

visita

Sandra PereiraSílvio Torres, Chico Brito, Natinha, vereadores e lideranças da moradia visitam área da mata do  Roque Valente

Até 2016 Embu das Artes vai ser contemplada com a construção de 5 mil unidades habitacionais em parceria com os governos estadual e federal. A informação é do secretário Estadual de Habitação, Sílvio Torres. A quantidade de construções programadas atende os movimentos sociais e parte da demanda da prefeitura.  Serão entre 2 mil a 2.400 unidades na área conhecida como Fama, no Jardim São Luis, outras 1.200 unidades estão previstas para a área do Roque Valente, sem contar unidades as que já estão em construção em outros bairros.

Os números foram apresentados durante visita do secretário Sílvio Torres, ao município na sexta-feira, 14. Ele esteve junto com o prefeito Chico Brito, o vice-prefeito Natinha, secretários, vereadores e líderes dos movimentos de moradia nas áreas contempladas com projeto habitacional. Torres conversou com integrantes de movimentos de moradia e fez um balanço positivo da ação da prefeitura municipal na área. Veja fotos da visita aqui.

“Embu terá 5 mil unidades entre as que já estão sendo construídas e aquelas programadas. Da grande São Paulo a cidade será a que vai receber o maior investimento em moradia. Só municípios como Guarulhos e São Bernardo registram esses números. Embu entrou na lista das prioridades tanto pela necessidade quanto pela parceria produtiva com a prefeitura”, disse o Secretário de Habitação Sílvio Torres.  

O secretário explicou que no caso da mata do Roque Valente o primeiro desafio foi a liberação da área. Agora ele explica que o pré-projeto para o local deverá ser aprovado pelo Conselho Gestor da APA, criado recentemente. Para ele, até o final desse ano o projeto definitivo deve estar aprovado e tramitando. 

“Esse projeto aqui do Roque Valente se livrou das correntes e agora vai ser a realização do sonho de muita gente”, observou. 

Só no Roque Valente o investimento previsto na construção dos prédios é de R$ 150 milhões. O secretário disse que após a aprovação definitiva do projeto da área a construção tem prazo de  dois anos para ser finalizada. Explicou que a fiscalização das obras é feita pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil e a prefeitura. 

“A ideia é verticalizar dentro do que a lei permite. As unidades terão estrutura completa, elevadores, haverá a construção de escolas, creche, unidades de saúde, abertura de vias. Toda a estrutura necessária para atender bem os moradores”, antecipou.  

O prefeito Chico Brito disse que as famílias contempladas com as 5 mil unidades habitacionais já estão cadastradas pela administração. Disse que a escolha foi feita por meio de parceria entre a prefeitura e os movimentos de moradia que atuam no município. 

“Vamos garantir que quem vai morar aqui são as pessoas da nossa cidade e da nossa região. Esses projetos são para atender a demanda local. Nunca tivemos um momento da cidade com tantos empreendimentos. Isso demonstra que quando temos o interesse da população acima do partidário conseguimos reunir as três esferas do poder trabalhando pela população”, analisou o prefeito. 

Chico Brito disse que atualmente o município registra demanda de 8 moradias. Afirmou que com a construção das 5 mil unidades e levando em conta o crescimento populacional ele o vice-prefeito Natinha devem deixar o governo com uma demanda por moradia de 4 mil unidades. O número será um dos mais baixos do estado. 

“Parcerias assim são a longo prazo. Acredito que o município terá outros projetos habitacionais pra médio e longo prazo”, contou o secretário de Habitação. 

da silva

isso e conversa para boi durmi. a DILMA VAI TIRA MAIS DE 50 BILHÕES DE REAIS DO PAC, INCLUSIVAEL DE MORADIAS,PORQUE SE ELA NÃO FAZER ESSA ECONOMIA, NO BALANÇO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO O BRASIL ESTA EM DEFICIT

Anderson Freitas

Em época de eleição ficam fazendo de tudo para iludir as pessoa, já tem tantas obras de dez anos atras que nem terminaram...deveriam terminar as que já se iniciou para depois realizar novos projetos.

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

24/05/2017

Vereadores aprovam estudo sobre vale-transporte e dissídio dos servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em regime de urgência na sessão desta terça-feira,...

23/05/2017

Juiz mantém decisão que obriga prefeitura a administrar cemitérios de Embu

O juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Embu das Artes, Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy negou...

22/05/2017

Embu é a cidade da região que mais recebe recursos do governo do Estado

Nos primeiros meses de 2017 Embu das Artes vem consolidando sua posição como a cidade da região...

19/05/2017

Lei da deputada Analice Fernandes protege mulher vítima de violência

Lei de autoria da deputada estadual Analice Fernandes de proteção a mulher vítima de violência...

19/05/2017

Comunidade japonesa homenageia Dr. Onishi por vitória na eleição em Taboão

O vereador de Taboão da Serra, Dr. Ronaldo Onishi, foi homenageado com diploma de Honra ao...

18/05/2017

Delação de donos da JBS envolvendo presidente agrava crise política no Brasil

O país amanhece perplexo com mais uma delação de corrupção. Desde vez a denúncia é de que o...

16/05/2017

Vereador afirma que roubos em Embu acontecem pra prejudicar Ney Santos

Os roubos e furtos a equipamentos públicos como creches, Unidades Básicas de Saúde e escolas...

16/05/2017

Escola do Legislativo de Taboão ganha sala de aula para ministrar cursos

A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu uma noite histórica, nesta segunda-feira, 15,...

13/05/2017

Câmara de Taboão aprova lei que amplia licença maternidade para 180 dias

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade de votos, na sessão do dia 9, o...

24/05/2017

Começa a obra de reconstrução do muro da Escola Estadual Antônio Ruy Cardoso

Após aprovada por unanimidade na Câmera de Vereadores, a reconstrução do muro da Escola Estadual...

24/05/2017

Vereadores cobram Bombeiros sobre AVCB do Pátio de Embu das Artes

Vereadores de Embu das Artes aprovaram durante a última sessão Legislativa um ofício ao Corpo de...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.