Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Crianças e jovens ganham nova Casa Transitória em Itapecerica da Serra

Por Karen Santiago | 6/06/2010

inauguracao_casa_transitoria.jpg

Prefeito Jorge Costa inaugura nova Casa Transitória em Itapecerica

Emoção e amor ao próximo. Esses foram os dois sentimentos que marcaram a Inauguração do novo espaço Casa Transitória, no Jardim Idemori, nesta segunda-feira, 31 encerrando com chave de ouro as comemorações dos 133 anos de Emancipação política e administrativa da cidade de Itapecerica da Serra.

A inauguração reuniu diversas autoridades, entre elas, o prefeito Jorge Costa, a primeira Dama Tereza Hueb Costa, secretário de Obras Carlos Hueb, vereadores: Tonho Paraíba, José Hélio e José Maria.

Para o prefeito Jorge Costa foi com a soma de esforços que a inauguração pode ser realizada nesta segunda. “Estive presente na semana passada e não parecia que a obra seria entregue hoje, todos se esforçaram muito para essa conquista. Compramos o imóvel, colocamos o esgoto, gastamos quase 6 meses para acertar os documentos para a compra e o valor do imóvel foi de R$ 500 mil reais”, explicou.

As crianças e jovens foram questionadas pelo prefeito que em tom de descontração perguntou se elas estavam satisfeitas e felizes, com um lindo sorriso nos rostos as mesmas sem perderem tempo responderam que sim. “Essa casa é para ajudar o desenvolvimento da vida de cada um, tudo isso foi feito especialmente para vocês”, afirmou.

A primeira Dama Doutora Tereza contou com muito entusiasmo sobre os 4 centros de referencia inaugurados neste mês (CRAS e CRES). “Hoje temos 13.432 famílias cadastradas na Secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social. Contamos com 13 projetos direcionados para crianças, jovens e idosos. Além do Telecentro, posto de idosos, acessa São Paulo, a Secretária aumentou muito”, afirmou.

Emocionada Doutora Tereza contou que pela primeira vez que entrou na antiga casa transitória (próximo ao Hospital Geral), foi muito difícil, pois estar ali era como conviver com a crueldade humana, segundo ela. “Ação Social é isso, trabalhar muito, mas não precisar falar. Só quem está lá dentro sabe a dor que sentimos quando precisamos ir embora. Gostaria que não precisasse do Centro”, enfatizou.

Entre choros, a primeira Dama agradeceu a ajuda de todos os seus funcionários, prefeito, ao secretário de obras, enfim a todos que ajudaram na reforma da casa transitória. “Agradeço também a Imatec que tem nos ajudado muito e quero desejar que cada tijolo desta casa tenha muita luz para abraçar crianças e que elas sejam ótimas pessoas na vida”, concluiu.

Conhecendo a Casa Transitória

“Não tem comparação a antiga casa, lá era apertado, só um andar, todas as crianças e jovens tinham que dormir na mesma cama (inclusive meninos e meninas), era complicado”. Essa foi a afirmação do diretor de obras Jaime Damaceno durante a visita a nova casa.

Além dele, guardas civis, Prefeito Jorge Costa, Vereadores enfim todos que conheciam a antiga casa, ficaram satisfeitos com a nova aquisição da cidade. “As crianças merecem, elas já sofreram muito, agora precisam aproveitar e serem felizes”, justificou o vereador Tonho Paraíba.

“A casa conta com 22 banheiros, 16 cômodos no total (cozinha, sala, quartos das crianças que são divididos por faixa etária, berçário, despesa, lavanderia, biblioteca, ala para meninas e meninos)”, explicou Jaime.

O imóvel tem 850 m² de área construída, o outro contava somente com 180 m². “Isso proporcionou ganho de espaço, comodidade”, ressaltou Jaime.

A Reportagem do Jornal na Net teve a oportunidade após a cerimônia de inauguração de conhecer o interior da Casa Transitória, e pode constatar que a casa é muito aconchegante, que todas as crianças e jovens (tem seus quartos separados – em faixa etária e sexo), além disso, ganharam presentes (brinquedos) e também todo o jogo de cama e cobertores.

Os quartos foram decorados especialmente para agradar as crianças e jovens. Com desenhos, brinquedos, pintados de rosa ou azul.

A reportagem além de ter acesso ao interior da casa, pode presenciar o entusiasmo e a felicidade da criançada, que ficaram emocionadas com o ambiente em que viverão algum tempo de suas vidas.

A casa transitória tem capacidade de acolher cerca de 50 crianças e jovens entre 2 e 17 anos. Mas no momento cuidam mais ou menos de 30, afinal a casa transitória, não é uma moradia definitiva, os acolhidos passam um curto período de suas vidas na casa, depois ou voltam para as casas dos pais, ou podem ser adotados por outros pais.

dejanira gonçalves quiterio

Eu adorei ter essa pagina na internete pois assim temos mais como conhecer as entidades q cuida de crianças carente!POr varios motivos:o principal e por quee eeu e meu marido queremos adotar uma criança eestamos fazendo varias pesquisas antes de nos cadastrar pesso ate ajuda de vcs no caso pois so escuto as pessoas dizendo q e complikcado adotar eu sou ligada e meu marido quer muito um filho!DES DE JA JA AGRADEÇO PELA ATENÇAO!OBRIGADO E PARABENS!

MARCOS

MUITO BOM SABER QUE OS GOVERNANTES, SE PREOCUPAM COM AS CRIANÇAS, SÓ RESSALTO QUE A EDUCAÇÃO TAMBÉM DEVE TER SEU PONTO ALTO EM APRIPORAMENTO, JÁ QUE VIVEMOS MUITO A QUEM, COM PROFESSORES GANHANDO POUCO, DIVERSAS GREVES E ALUNOS DESENTERESSADOS PELA FALTA DE INCENTIVO.

20/08/2017

Programa Lado a Lado forma 777 alunos em Taboão da Serra

“O primeiro curso de que fiz no Jardim Saporito foi o de Manicure, em 2016. Não atuava neste...

17/08/2017

Creche no Tereza foi roubada 8 vezes esse ano, até chuveiro foi roubado

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

16/08/2017

Taboão da Serra intensifica ações de combate ao trabalho infantil

O combate à exploração do trabalho infantil tem sido uma das bandeiras defendidas pela...

15/08/2017

Vereadores fazem doação de agasalhos arrecadados na Câmara ao Centro POP

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aderiu à campanha do agasalho e arrecadou mais de 500...

15/08/2017

Prefeitura de Taboão abre processo seletivo para contratar agentes de saúde

A Prefeitura de Taboão da Serra vai abrir processo seletivo para contratação de 56 Agentes...

13/08/2017

Vereador Allan Dias diz que prédio abandonado da DERSA serve a usuários de droga

Há tempos o prédio da SPMAR/DERSA no jardim Santa Mônica, em Itapecerica da Serra, está trazendo...

11/08/2017

Justiça extingue Ação Popular contra a Taxa do Lixo de Embu das Artes

A Justiça de Embu das Artes recusou e extinguiu pedido de abertura de Ação Popular conta a Taxa...

11/08/2017

Sabesp recomenda economia de água em Taboão da Serra, Cotia e Embu das Artes

A Sabesp realiza na noite desta quinta-feira (10 de agosto) reparo na estação elevatória de água...

10/08/2017

Prefeitura de Taboão oferece anistia em juros e multas para pagamento de imposto

Os moradores de Taboão da Serra, que estão em dívida com a Prefeitura, terão a oportunidade de...

08/08/2017

Jovens que morreram em acidente no fim de semana eram de Taboão e Embu

Famílias de Taboão da Serra e Embu das Artes estão de luto pela morte trágica de três jovens num...

22/08/2017

Prefeitura de Taboão conclui vistoria de táxis e vans do Transporte Escolar

A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana (Setram) de Taboão da Serra, por meio...

22/08/2017

Restaurante Popular de Embu comemora 5 anos com jantar especial

A Secretaria de Desenvolvimento Social convida todos para a comemoração do 5º aniversário do...

22/08/2017

Procon de Itapecerica da Serra realiza ação fiscalizatória no comércio e agência

A unidade do Procon de Itapecerica da Serra realizou nesta sexta-feira, 18, uma ação de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.