Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Crianças e jovens ganham nova Casa Transitória em Itapecerica da Serra

Por | 6/06/2010

inauguracao_casa_transitoria.jpg

Prefeito Jorge Costa inaugura nova Casa Transitória em Itapecerica

Emoção e amor ao próximo. Esses foram os dois sentimentos que marcaram a Inauguração do novo espaço Casa Transitória, no Jardim Idemori, nesta segunda-feira, 31 encerrando com chave de ouro as comemorações dos 133 anos de Emancipação política e administrativa da cidade de Itapecerica da Serra.

A inauguração reuniu diversas autoridades, entre elas, o prefeito Jorge Costa, a primeira Dama Tereza Hueb Costa, secretário de Obras Carlos Hueb, vereadores: Tonho Paraíba, José Hélio e José Maria.

Para o prefeito Jorge Costa foi com a soma de esforços que a inauguração pode ser realizada nesta segunda. “Estive presente na semana passada e não parecia que a obra seria entregue hoje, todos se esforçaram muito para essa conquista. Compramos o imóvel, colocamos o esgoto, gastamos quase 6 meses para acertar os documentos para a compra e o valor do imóvel foi de R$ 500 mil reais”, explicou.

As crianças e jovens foram questionadas pelo prefeito que em tom de descontração perguntou se elas estavam satisfeitas e felizes, com um lindo sorriso nos rostos as mesmas sem perderem tempo responderam que sim. “Essa casa é para ajudar o desenvolvimento da vida de cada um, tudo isso foi feito especialmente para vocês”, afirmou.

A primeira Dama Doutora Tereza contou com muito entusiasmo sobre os 4 centros de referencia inaugurados neste mês (CRAS e CRES). “Hoje temos 13.432 famílias cadastradas na Secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social. Contamos com 13 projetos direcionados para crianças, jovens e idosos. Além do Telecentro, posto de idosos, acessa São Paulo, a Secretária aumentou muito”, afirmou.

Emocionada Doutora Tereza contou que pela primeira vez que entrou na antiga casa transitória (próximo ao Hospital Geral), foi muito difícil, pois estar ali era como conviver com a crueldade humana, segundo ela. “Ação Social é isso, trabalhar muito, mas não precisar falar. Só quem está lá dentro sabe a dor que sentimos quando precisamos ir embora. Gostaria que não precisasse do Centro”, enfatizou.

Entre choros, a primeira Dama agradeceu a ajuda de todos os seus funcionários, prefeito, ao secretário de obras, enfim a todos que ajudaram na reforma da casa transitória. “Agradeço também a Imatec que tem nos ajudado muito e quero desejar que cada tijolo desta casa tenha muita luz para abraçar crianças e que elas sejam ótimas pessoas na vida”, concluiu.

Conhecendo a Casa Transitória

“Não tem comparação a antiga casa, lá era apertado, só um andar, todas as crianças e jovens tinham que dormir na mesma cama (inclusive meninos e meninas), era complicado”. Essa foi a afirmação do diretor de obras Jaime Damaceno durante a visita a nova casa.

Além dele, guardas civis, Prefeito Jorge Costa, Vereadores enfim todos que conheciam a antiga casa, ficaram satisfeitos com a nova aquisição da cidade. “As crianças merecem, elas já sofreram muito, agora precisam aproveitar e serem felizes”, justificou o vereador Tonho Paraíba.

“A casa conta com 22 banheiros, 16 cômodos no total (cozinha, sala, quartos das crianças que são divididos por faixa etária, berçário, despesa, lavanderia, biblioteca, ala para meninas e meninos)”, explicou Jaime.

O imóvel tem 850 m² de área construída, o outro contava somente com 180 m². “Isso proporcionou ganho de espaço, comodidade”, ressaltou Jaime.

A Reportagem do Jornal na Net teve a oportunidade após a cerimônia de inauguração de conhecer o interior da Casa Transitória, e pode constatar que a casa é muito aconchegante, que todas as crianças e jovens (tem seus quartos separados – em faixa etária e sexo), além disso, ganharam presentes (brinquedos) e também todo o jogo de cama e cobertores.

Os quartos foram decorados especialmente para agradar as crianças e jovens. Com desenhos, brinquedos, pintados de rosa ou azul.

A reportagem além de ter acesso ao interior da casa, pode presenciar o entusiasmo e a felicidade da criançada, que ficaram emocionadas com o ambiente em que viverão algum tempo de suas vidas.

A casa transitória tem capacidade de acolher cerca de 50 crianças e jovens entre 2 e 17 anos. Mas no momento cuidam mais ou menos de 30, afinal a casa transitória, não é uma moradia definitiva, os acolhidos passam um curto período de suas vidas na casa, depois ou voltam para as casas dos pais, ou podem ser adotados por outros pais.

20/10/2017

Priscila Sampaio promove 4ª Caminhada contra o Câncer de Mama neste sábado, 21

A vereadora Priscila Sampaio, (PRB), realiza neste sábado, 21, a 4ª Caminhada contra o Câncer de...

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

21/10/2017

Eduardo Nóbrega diz que ETEC será “divisor de águas” em Taboão

A expectativa com a inauguração da Escola Técnica (ETEC), ao lado da prefeitura vem aumentando a...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

21/10/2017

Secretaria de Cultura apoia o aniversário da Comunidade Filosofia de Quintal

Pelo terceiro ano consecutivo a Secretaria de Cultura de Taboão da Serra apóia a realização do...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.