Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Chico Brito inaugura creche modelo com 250 vagas no Santo Eduardo

Por Sandra Pereira | 9/02/2014

chicoo600

Sandra Pereira Durante a a inauguração da creche prefeito fez entrega simbólica dos kits de material escolar e uniforme

O Jardim Santo Eduardo ganhou mais um equipamento público consolidando de vez a mudança vivida no bairro que já foi um dos mais violentos e abandonados de Embu das Artes. Neste sábado, 8, o prefeito Chico Brito inaugurou a creche Jeanete Beauchamp, que atenderá  250 crianças da comunidade. A nova unidade ajuda a reduzir a demanda por creche no município e já inicia os trabalhos com fila de espera e o apelo dos pais para que seja implantado período integral. Com projeto arquitetônico diferenciado, proposta pedagógica inovadora, salas multiuso, de informática, área de recreação, parque, refeitório e berçários a nova creche é  fruto de uma  parceria entre os governos municipal e federal por meio do programa ProInfância. O ano passado a prefeitura inaugurou na mesma região o primeiro campo de grama sintética da cidade e academia pública – relembre aqui. Veja fotos da inauguração da creche aqui.

A inauguração da creche foi marcada pelo clima festivo.  A entrega da obra foi uma conquista para o governo, que sofreu duras críticas da oposição quando o prefeito ordenou que a empresa responsável pela obra demolisse uma laje alegando risco de desabamento. Quem visitou a creche se encantou com o projeto arquitetônico voltado para atender cada etapa do desenvolvimento das crianças. A arquitetura diferente, altura do teto, mobiliário, altura da mesa, do vaso sanitário, da torneira foram pensados para ajudar as crianças a se relacionar e compreender as noções de espaço. 

“Estamos entregando aqui no Santo Eduardo um quarteirão da cidadania. Temos área de lazer, com pista de caminhada, academia e gramado sintético e agora essa creche de alto padrão pensada detalhadamente para atender as nossas crianças com qualidade. A arquitetura dessa creche contempla o desenvolvimento do processo cognitivo da criança. Aqui temos lousa da professora e a lousa onde a criança pode escrever. Ainda no primeiro semestre vamos inaugurar aqui ao lado o centro de triagem de material eletrônico ”, afirmou o prefeito Chico Brito. 

À imprensa o prefeito disse que nos últimos quatro anos foram criadas 2.400 vagas de creche na cidade. Anunciou que a Embu vai ganhar outras creches que vão gerar mais 2.300 vagas. Também é meta do município ampliar as entidades conveniadas. Chico Brito disse que com a inauguração dessas unidades Embu das Artes atenderá em torno de 60% da demanda reprimida de vagas de creches. O prefeito alertou que a prioridade de atendimento nas vagas de creche em período integral são as mães que trabalham fora ou estão procurando emprego. 

“Existe uma demanda grande. Com essas novas creches acredito que vamos atender 60% da demanda os 40% eu e os vereadores e o Natinha vamos deixar engatilhados para o próximo governo que vier”, relatou. 

Entusiasmado o prefeito Chico Brito não poupou elogios ao vice-prefeito Natanael da Silva Carvalho, o Natinha, morador do Santo Eduardo. Disse que ele o vice estão empenhados em trabalhar ainda mais no segundo mandato. Garantiu a conclusão de várias obras em andamento na cidade como conclusão de creches, UBS, moradias e recapeamento de ruas. 

Morador do Santo Eduardo o vice-prefeito Natinha disse que a inauguração fecha o ciclo de investimentos públicos no Santo Eduardo. Lembrou que a região tem a escola modelo Delfina de Moraes, academia pública, pista de skate, grama sintética, centro cultural, Procon e investimentos privados como rede bancária e lojas de grande porte como Marabraz e Casas Bahia. 

“Aqui era uma região violenta. Onde faltava de tudo. Quem conhecia o bairro antes, hoje não nega o orgulho que sente por todos os investimentos trazidos para cá”, observou o vice-prefeito Natinha.

A creche do Santo Eduardo leva o nome da educadora Jeanete Beauchamp  que foi secretária de Educação em Embu das Artes nos primeiros anos do governo do ex-prefeito Geraldo Cruz. Foi ela quem idealizou o projeto da creche que carrega seu nome. A educadora morreu antes de ver a proposta consolidada. Presente na inauguração a irmã dela falou do orgulho que a família sentiu ao receber a homenagem no espaço que representa o ideal de sonho da irmã. 

Participaram da inauguração os deputados Geraldo Cruz, Carlos Zarattini e os vereadores, Jefferson Siqueira, Doda Pinheiro, Doutora Beth, Ney Santos, Clidão do Táxi, Jabá do Depósito, Gilson Oliveira,  moradores e lideranças políticas de toda a cidade.

18/10/2017

Inscrições para cursos gratuitos por ensino à distância são abertas em Embu

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego em parceria com...

16/10/2017

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma...

11/10/2017

Vereador André Egydio é atendido e Bom Escolar é implantado no Poupatempo

O vereador Dr. André Egydio (PSDB) teve, mais uma vez, suas solicitações atendidas pelo...

10/10/2017

Brasil deve reduzir desigualdades na educação para cumprir metas, diz estudo

A redução das desigualdades entre as regiões brasileiras no acesso e na qualidade da educação é...

10/10/2017

Enem 2017 terá detectores de metal em todos os banheiros, diz Inep

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 vai utilizar 67 mil detectores de metal, de acordo...

08/10/2017

Núcleo de Formação para Futuros Cidadãos forma 40 alunos em Itapecerica

A Escola Asas Brancas da Serra, em Itapecerica da Serra, recebeu recentemente a formatura de 40...

06/10/2017

Escola Estadual do Jd. São Luiz II passa a se chamar EE Professor Henrique Costa

A direção da Escola Estadual Jd. São Luiz II, em Embu das Artes, promoveu um evento para...

04/10/2017

Escola E. M. Marajoara em Embu está em clima de Olimpíada Literária

Desde o lançamento do Edital da Olimpíada Literária em agosto deste ano, o clima mágico vivido...

29/09/2017

Inscrições abertas para cursos do SENAC em parceria com a Prefeitura de Taboão

Uma parceria entre a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento...

24/09/2017

Matematicando transforma Parque das Hortênsias em sala de aula ao ar livre

Pelo terceiro ano seguido o Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, se transformou em uma...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

18/10/2017

MPF e MPT recomendam revogação de portaria que muda regras do trabalho escravo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF) recomendaram ao...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.