Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Manifestantes pedem a reabertura do Akira Tada em Taboão da Serra

Por Ane Greice Passos | 2/02/2014

015

Ane Greice PassosIntegrantes do MST da região participaram do ato neste domingo

Lideranças políticas da oposição, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e do grupo que se denomina Reage Taboão realizaram protesto na manhã deste domingo, 2, para pedir a reabertura do Pronto Socorro Akira Tada, localizado na região central de Taboão da Serra.. A manifestação começou na praça Nicola Vivilechio, seguiu até o antigo Akira. Estiveram presentes no local os ex-vereadores Wagner Eckstein, Paulo Félix, a ex-vice prefeita Márcia Regina e os vereadores Luiz Lune e professor Moreira. O prédio onde funcionava o Akira está sendo reformado pela prefeitura e deverá ser transformado em uma Unidade Básica de Saúde. Por meio do Facebook o prefeito Fernando Fernandes respondeu às lideranças da manifestação e alegou que eles ajudaram a destruir a saúde na cidade. Leia abaixo a íntegra da resposta do prefeito na rede social.  

Apesar da prefeitura assegurar que o prédio do Akira está em reforma e que no local vai funcionar uma UBS os manifestantes chegaram a afirmar que a proposta é o fechamento definitivo da unidade.  Com a inauguração da UPA, em dezembro de 2013, o Akira foi fechado para  reforma. O Pronto Atendimento instalado  em frente ao Shopping recebeu o nome de novo Akira Tada. Tem espaços mais amplos e estrutura mais apropriada. Mesmo assim quem mora na região central diz que o local é distante. 

 “Com a UPA foi fechado o Akira Tada. Nós queremos a reabertura para melhorar o atendimento para a população”, disse a moradora Lilian. Muitos munícipes foram para as ruas com esse mesmo pedido.

O ex-vereador Wagner Eckstein liderou a passeata. O político foi candidato a vice-prefeito nas eleições passadas. Ele pediu o cumprimento do Plano de Governo apresentado durante a eleição municipal e veio as ruas pedir que fossem cumpridas as reinvindicações da área da saúde. “O ato hoje exige a reabertura do Akira, ele é o pronto socorro mais antigo da cidade. Pois a UPA é um serviço novo e ela veio para complementar o atendimento público”, afirmou. 

Os vereadores Luiz Lune  e professor Moreira engrossaram os apelos pela reabertura do Akira Tada. Ambos são oposição ao governo municipal e não pouparam críticas a gestão do prefeito Fernando Fernandes. “Depois de uma conquista política foi construída a UPA e após isso o prefeito fechou o Akira alegando reformas, mas nós acreditamos que a intenção é fecha-lo”, falou o vereador Luiz Lune. “É preciso ter coragem para realizar um ato como esse”, completou Moreira. 

Após a concentração na praça os manifestantes seguiram escoltados pela Polícia Militar e a GCM em direção ao Akira. A Régis Bittencourt foi fechada por vários minutos e liberada sem contratempos. A caminhada foi tranquila. Durante todo o percurso os organizadores se revezaram no microfone sem poupar criticas ao governo. 

Chegando em frente ao Akira, cerca de 500 pessoas fizeram um círculo e de mãos dadas deram um abraço simbólico e cantaram juntos o hino nacional. O manifesto pacífico acabou por volta das 13h. Outras pautas como melhores cuidados com os animais do Parque das Hortênsias também apareceram no ato.

Poucas horas após o final do protesto o prefeito Fernando Fernandes respondeu aos líderes dos manifestantes por meio do Facebook. Ele apresentou um balanço das principais ações de seu governo na saúde e lembrou que muitos manifestantes ocuparam espaço no governo anterior, que segundo o prefeito sucateou a saúde.

Leia a íntegra da resposta do prefeito: 

Aqueles que destruíram a Saúde em Taboão, agora lideram manifestações


Quando assumimos a prefeitura em 2013, o déficit de médicos era gigantesco nas unidades de saúde, as reclamações sobre o PS Akira Tada eram enormes, e uma empresa que responde vários processos por fraude e superfaturamento (Iacta Saúde) era quem gerenciava os Pronto Atendimentos da cidade, prestando um serviço de péssima qualidade.

Em um ano, conseguimos mais do que dobrar o número de médicos trabalhando nas Unidades Básicas de Saúde, tiramos a Iacta e quem gerencia hoje os Pronto Atendimentos é a SPDM – entidade ligada a Escola Paulista de Medicina.

Reformamos a maternidade, o Pronto Socorro Municipal está na fase final de reforma, e as unidade de saúde estão sendo reformadas. Iniciamos o processo para as construções das UBSs Marabá/ Oliveira e do Record.

Inauguramos no final do ano, um novo Pronto Atendimento em frente ao Shopping com melhores condições de atendimento – onde funciona o novo Akira Tada.

Agora estamos reformando o antigo Akira Tada que já não tinha capacidade nem estrutura física para atender os pacientes da região – lá funcionará uma nova unidade dentro de um novo conceito – o atendimento de especialidades. Lembrando que a saúde não pode ser estruturada só com urgências – necessitamos de atendimento básico e especialidades.

Hoje a saúde funciona muito melhor do que funcionava em 2012, e quem usa a rede sabe disto. Isto porque nosso governo fez uma opção pela SAÚDE, opção baseada em trabalho, gerenciamento e investimentos. Taboão investiu R$ 115 milhões – 31% de seu orçamento na área em 2013.

Hoje aconteceu uma manifestação contra o fechamento do antigo Akira Tada. Vale a pena lembrar que as pessoas que lideram este movimento participaram do governo anterior, permitindo que a saúde fosse destruída, além de fazerem vistas grossas as irregularidades cometidas pela Iacta. 

Estas pessoas tiveram 8 anos para fazer algo de bom pela saúde, e nada fizeram. Agora em uma ação meramente política querem em ano de eleições prejudicar o governo. 

Estamos trabalhando sério e encarando este grande desafio de frente, nosso trabalho é bem maior do que bravatas.




17/12/2017

Taboão da Serra começa a vacinar contra a Febre Amarela nesta segunda-feira, 18

As Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra vão iniciar vacinação contra a Febre Amarela a...

15/12/2017

OMS divulga recomendação para não catalogar canabidiol como droga

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu recomendação pública para não catalogar o canabidiol...

14/12/2017

Vacinação contra Febre Amarela acontece esse fim de semana em Itapecerica

A Autarquia Municipal de Saúde irá realizar nos dia 16 e 17 um fim de semana somente para...

10/12/2017

Atividades de prevenção marcaram a SIPAT/2017 da prefeitura de Itapecerica

Durante toda a semana passada, a Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou a Semana Interna de...

08/12/2017

Ações de prevenção ao câncer da próstata marcaram a Campanha Novembro Azul

A campanha, “Cuidando da Saúde do Homem", realizada em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde,...

08/12/2017

Diversas atividades de prevenção marcaram a SIPAT/2017 da prefeitura de Itapecer

Durante toda a semana passada, a Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou a Semana Interna de...

04/12/2017

SUS tem 904 mil cirurgias eletivas na lista de espera, aponta CFM

Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que pelo menos 904 mil cirurgias...

30/11/2017

NOP Odontologia Especializada ganha certificação em qualidade e atendimento

Durante o mês de agosto de 2017, 450 pessoas foram ouvidas sobre o serviço de atendimento...

29/11/2017

Virada Inclusiva promove atividades para lembrar Dia da Pessoa com Deficiência

Para lembrar o "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência", 3/12, a Prefeitura de Embu das...

17/12/2017

Taboão da Serra começa a vacinar contra a Febre Amarela nesta segunda-feira, 18

As Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra vão iniciar vacinação contra a Febre Amarela a...

16/12/2017

Quadrilha de Taboão vai assaltar casa em Mairiporã e acaba com um morto, 2 preso

Quatro assaltantes que saíram de Taboão da Serra para roubar residências no município de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.