Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Manifestantes pedem a reabertura do Akira Tada em Taboão da Serra

Por Ane Greice Passos | 2/02/2014

015

Ane Greice PassosIntegrantes do MST da região participaram do ato neste domingo

Lideranças políticas da oposição, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e do grupo que se denomina Reage Taboão realizaram protesto na manhã deste domingo, 2, para pedir a reabertura do Pronto Socorro Akira Tada, localizado na região central de Taboão da Serra.. A manifestação começou na praça Nicola Vivilechio, seguiu até o antigo Akira. Estiveram presentes no local os ex-vereadores Wagner Eckstein, Paulo Félix, a ex-vice prefeita Márcia Regina e os vereadores Luiz Lune e professor Moreira. O prédio onde funcionava o Akira está sendo reformado pela prefeitura e deverá ser transformado em uma Unidade Básica de Saúde. Por meio do Facebook o prefeito Fernando Fernandes respondeu às lideranças da manifestação e alegou que eles ajudaram a destruir a saúde na cidade. Leia abaixo a íntegra da resposta do prefeito na rede social.  

Apesar da prefeitura assegurar que o prédio do Akira está em reforma e que no local vai funcionar uma UBS os manifestantes chegaram a afirmar que a proposta é o fechamento definitivo da unidade.  Com a inauguração da UPA, em dezembro de 2013, o Akira foi fechado para  reforma. O Pronto Atendimento instalado  em frente ao Shopping recebeu o nome de novo Akira Tada. Tem espaços mais amplos e estrutura mais apropriada. Mesmo assim quem mora na região central diz que o local é distante. 

 “Com a UPA foi fechado o Akira Tada. Nós queremos a reabertura para melhorar o atendimento para a população”, disse a moradora Lilian. Muitos munícipes foram para as ruas com esse mesmo pedido.

O ex-vereador Wagner Eckstein liderou a passeata. O político foi candidato a vice-prefeito nas eleições passadas. Ele pediu o cumprimento do Plano de Governo apresentado durante a eleição municipal e veio as ruas pedir que fossem cumpridas as reinvindicações da área da saúde. “O ato hoje exige a reabertura do Akira, ele é o pronto socorro mais antigo da cidade. Pois a UPA é um serviço novo e ela veio para complementar o atendimento público”, afirmou. 

Os vereadores Luiz Lune  e professor Moreira engrossaram os apelos pela reabertura do Akira Tada. Ambos são oposição ao governo municipal e não pouparam críticas a gestão do prefeito Fernando Fernandes. “Depois de uma conquista política foi construída a UPA e após isso o prefeito fechou o Akira alegando reformas, mas nós acreditamos que a intenção é fecha-lo”, falou o vereador Luiz Lune. “É preciso ter coragem para realizar um ato como esse”, completou Moreira. 

Após a concentração na praça os manifestantes seguiram escoltados pela Polícia Militar e a GCM em direção ao Akira. A Régis Bittencourt foi fechada por vários minutos e liberada sem contratempos. A caminhada foi tranquila. Durante todo o percurso os organizadores se revezaram no microfone sem poupar criticas ao governo. 

Chegando em frente ao Akira, cerca de 500 pessoas fizeram um círculo e de mãos dadas deram um abraço simbólico e cantaram juntos o hino nacional. O manifesto pacífico acabou por volta das 13h. Outras pautas como melhores cuidados com os animais do Parque das Hortênsias também apareceram no ato.

Poucas horas após o final do protesto o prefeito Fernando Fernandes respondeu aos líderes dos manifestantes por meio do Facebook. Ele apresentou um balanço das principais ações de seu governo na saúde e lembrou que muitos manifestantes ocuparam espaço no governo anterior, que segundo o prefeito sucateou a saúde.

Leia a íntegra da resposta do prefeito: 

Aqueles que destruíram a Saúde em Taboão, agora lideram manifestações


Quando assumimos a prefeitura em 2013, o déficit de médicos era gigantesco nas unidades de saúde, as reclamações sobre o PS Akira Tada eram enormes, e uma empresa que responde vários processos por fraude e superfaturamento (Iacta Saúde) era quem gerenciava os Pronto Atendimentos da cidade, prestando um serviço de péssima qualidade.

Em um ano, conseguimos mais do que dobrar o número de médicos trabalhando nas Unidades Básicas de Saúde, tiramos a Iacta e quem gerencia hoje os Pronto Atendimentos é a SPDM – entidade ligada a Escola Paulista de Medicina.

Reformamos a maternidade, o Pronto Socorro Municipal está na fase final de reforma, e as unidade de saúde estão sendo reformadas. Iniciamos o processo para as construções das UBSs Marabá/ Oliveira e do Record.

Inauguramos no final do ano, um novo Pronto Atendimento em frente ao Shopping com melhores condições de atendimento – onde funciona o novo Akira Tada.

Agora estamos reformando o antigo Akira Tada que já não tinha capacidade nem estrutura física para atender os pacientes da região – lá funcionará uma nova unidade dentro de um novo conceito – o atendimento de especialidades. Lembrando que a saúde não pode ser estruturada só com urgências – necessitamos de atendimento básico e especialidades.

Hoje a saúde funciona muito melhor do que funcionava em 2012, e quem usa a rede sabe disto. Isto porque nosso governo fez uma opção pela SAÚDE, opção baseada em trabalho, gerenciamento e investimentos. Taboão investiu R$ 115 milhões – 31% de seu orçamento na área em 2013.

Hoje aconteceu uma manifestação contra o fechamento do antigo Akira Tada. Vale a pena lembrar que as pessoas que lideram este movimento participaram do governo anterior, permitindo que a saúde fosse destruída, além de fazerem vistas grossas as irregularidades cometidas pela Iacta. 

Estas pessoas tiveram 8 anos para fazer algo de bom pela saúde, e nada fizeram. Agora em uma ação meramente política querem em ano de eleições prejudicar o governo. 

Estamos trabalhando sério e encarando este grande desafio de frente, nosso trabalho é bem maior do que bravatas.




13º

Maria L.

Sinto muito , mas não sei se a população esta certa ou errada , porque eu nunca fui paciente deste pronto socorro , só sei dizer que o Sr. continue trabalhando e fazendo coisas boas aqui em Taboão , não ligue para comentário maldosos , porque nem Deus agradou todos .

12º

LUIZ

GOSTARIA QUE O PS AKIRA VOLTASE A FUNCIONAR MAIS 0 PROTESTO E VALIDO MAIS NAO FECHAR UMA ESTRADA PRINCIPALMENTE POR PESSOAS QUE NEM MORA EM TABOAO COM OS SEM TERRAS QUE VEM DE OUTROS LUGARES POR NAO LUTAREM POR SUAS TERRAS PRIMCIPAL AS PESSOA DO NORTE QUE CHEGAM AQUI E QUEREM CASA TERRENO DE GRAÇA QUE VAM TRABALHAR E COMPRAR EU TAMBEM GOSTARIA DE TER CASA DE GRAÇA POIS TABOAO SO SE VE FAVELA PRINCIPALMENTE DE PESSOAS DO NORTE

11º

Gustavo

A prefeitura abre uma upa e está reformando o uiantigo. Eu moro no Taboão mais não voto aqui, porém acho que esse protesto é justo mais sem sentido na causa.

10º

Odair

Esse povo nem vota em taboão.

jucelia

Sr. Prefeito quem estava na manifestação foram apenas eleitores que votaram em você, estão indignados com as suas promessas que não são cumpridas, abrir um PS não justifica fechar outro, pelo contrário, tem que aumentar cada vez mais. Quem fez esse PS que abriu foi o Governo Federal não foi você, o povo sabe e Taboão acordou.

carlos

Paulo Ganso Felix? entregou seus "cumpanheiros" pra livrar seu filho da cadeia. Se estes caras devolver o dinheiro dos congressos, desviados da cultura (PT), dá pra construir mais pronto socorros. hehehe

Mario Souza

O QUE EU TENHO CERTEZA E QUE FELIZMENTE O SENHOR PAULO FELIX NÃO CONSEGUIU UMA SECRETARIA INFELIZMENTE, GRAÇAS A DEUS FOI O UNICO QUE NAO CONSEGUIU ALEGER A ESPOSA ALIAS INFELIZMENTE OUTROS CONSEGUIRAM ELEGER SEUS FILHOS. FERNANDÃO SE VOCÊ DA A SECRETARIA PARA PAULO FELIX ISSO TUDO ACABA ALIAS ESSE POVO QUE ESTA AI NEM AQUI VOTA.

maria luiza

NAO sabemos porque este prefeito enssiste em justificar seus descasos . O pronto socorro antena continua a mesma coisa senao pior,as especialidades so tem medicos para algunscasos. SEM contar que ele usa obras que pegou adiantada e diz que e dele.reforma coisas para reinalgurar,como de sua gestao. Ele nao viu que fechando o akira deixou muita gente sem atendimento nos bairros que sao separados pela BR se passar mal e nao tiver carro fica sem atendimento pois nao tem transporte deste lado para chegar na Upa. Isto que nos queremos saber.Da pra justificar tanta besteira preocupado em destruir ejogar a culpa na gestao passada.Agora e hora de mostrar serviço nao procurar os culpados.

Antonio Pereira

Mais uma vez a população de nossa cidade foi lograda, pois, se encerrou um atendimento de saúde para iuniciar outro com ares de inovação e melhora, mas, a realidade é outra. O prefeito aproveitou que o governo federal iria construir uma unidade de saúde na cidade com repasse de verba federal e sorrateiramente lacrou o P S Akira, se livrando das custas de manter um P S aberto. Somente se esqueceu dos milhares de moradores que precisam de atendimento no centro da cidade. Parabéns pelo movimento.

alexandre

No governo antes foi investido muito pela saúde trazendo Samu ubs América record e outras caps HOJE fechado pelo atual governo centro referencia da mulher psi rebertura sto onofre saúde da família e muito mais e nossa ultima obra na saude foi trazer a UPA. Canalizamos todos os corregos e muito mais .

marina dias

Fala sério.....piada....estavam no poder não fizaram nada e agora essa arruaça...brincadeira

Beto

Estão reclamando de que?Será de ter ficado longe da casas deles?Falta do que fazer. Cade o meu direito de ir e vir?

ANA MARIA

Sr Prefeito, contesto seu desabafo,( o que chama de resposta) portanto o UPA está uma droga, e não só a oposição enxerga isso,só q aqueles que FINGEM estar apoiando seu governo também tem suas queixas, se tem tantos médico responda a população os motivos que lá no UPA o paciente chega a aguardar mais de 3 horas por um atendimento? será q é incompetencia dos médicos? vejos criticas dirigidas aos antigo governo, porém o Akira não foi fechado com toda dificuldade que atravessou durante a gestão passada, e o que me diz do SER que nem piscina funciona mais e lá é maior jogo de empurra, muitos caciques e pouco percebe-se saber responder a uma simples pergunta, pessoas desqualificadas que é nitido estar ali não por conhecimento do que estão fazendo e sim por terem sidos colocados para fingir estar trabalhando, o que me diz do Centro d e referencia da Mulher que é a maior bagunça, que enfermeiras saem em seus horarios de trabalho para irem a bancos e resolverem problemas particular, o que me diz da funcionária largar seu setor e ir lá fora namorar em horário de serviço tendo eu fotos q comprovem o q estou citando... Não estamos reunidos para resolver picuinhas partidárias, e sim solucionar este problema q esta afetando os moradores da região do Akira, pagamos nossos impostos, temos direitos de cobrar o q é nosso direito, o Sr começou errando e se o povo deixar irá terminar errando tambem, a oposição está mesmo para fiscalizar, mas há de convir comigo que se não dessem motivos a oposição ficariam de braços atados, sem ter o q denunciar não é mesmo? Então iremos sim fiscalizar seu governo e seus desmandos, o Akira era o unico PA que tinhamos nessa área, e iremos a luta para impedir que ele deixe de existir. Se não quiser criticas, Trabalhe pois é nosso EMPREGADO, mas trabalhe pro povo e não para sua cúpula.

19/04/2017

Vacinação contra gripe pretende imunizar 10 milhões de paulistas

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia nesta segunda-feira (17) a vacinação contra...

17/04/2017

Médicos de Itapecerica participam de oficina promovida pela Prefeitura

O setor de Educação Permanente da Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra promoveu,...

07/04/2017

TaboãoPrev recebe o 2º Ciclo de Palestras para Saúde do Servidor

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Taboão da Serra retoma, na próxima...

06/04/2017

Emoção e saudosismo marcam aniversário do CMHR Arco Íris em Itapecerica

Uma grande festa celebrou a comemoração de 25 anos do Centro Municipal de Habilitação e...

24/03/2017

Mutirão de saúde no AME Taboão, HGP e HGIS termina neste sábado, 25

Termina neste sábado, 25, o mutirão de saúde realizado pelo governo do estado para antecipar...

17/03/2017

Hospital Geral de Taboão, de Itapecerica e AME terão mutirão de saúde do governo

O governo do estado vai realizar um mutirão de saúde entre os dias 18 e 25 de março.Durante o...

15/03/2017

Campanha de Saúde celebra Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Prefeitura de Itapecerica da...

07/03/2017

AME Taboão da Serra tem bom índice de aprovação pelos usuários e pacientes

A pesquisa anual de satisfação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde apontou uma média de...

05/03/2017

Dig Med chega a Embu-Guaçu com foco na qualidade do atendimento

Um coquetel com a presença de várias autoridades municipais, na sexta-feira, 3, marcou a...

02/03/2017

Prefeitura de Taboão faz novo concurso para contratar médicos

A prefeitura de Taboão da Serra abriu novo concurso público para a contratação de médicos para a...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.