Deputada Analice e prefeito Fernando Fernandes conseguem que obras no córrego Pirajuçara sejam retomadas

Por Assessoria de Imprensa | 31/01/2014

A deputada Analice Fernandes conseguiu um compromisso do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo em fazer obras emergências no córrego Pirajuçara, como o desassoreamento do rio incluindo o trecho do Leme e a colocação de gradil, no Clementino.

Depois das enchentes ocorridas no dia 22 de janeiro, em Taboão, Embu e São Paulo, o prefeito Fernando Fernandes e a deputada Analice solicitaram uma reunião urgente com o superintendente do DAEE, Alceu Segamarchi e com técnicos do Departamento na prefeitura de Taboão da Serra.

“Conversei com os moradores do Leme e do Clementino, eles estão indignados porque há anos não acontecia uma enchente tão grande como esta, então precisávamos de uma reunião com o DAEE para cobrar obras emergenciais como a retirada de entulho do rio, além da retomada da obra que foi paralisada”, disse a deputada Analice.

Para o retorno da obra de canalização do trecho 1, o DAEE precisa vencer alguns obstáculos, como a autorização da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo para a remoção de algumas árvores, a remoção de 78 famílias, 38 estão em Taboão e 42 em São Paulo, além do pagamento da SABESP que financia a obra, e foi interrompido.

A deputada Analice entrou em contato com a presidente da SABESP, Dilma Pena, que disse que fará o possível para resolver o problema junto ao DAEE. “A Dilma conhece a nossa região, está acompanhando todo o problema e se dispôs a resolver a questão”, afirmou a deputada Analice, que também irá se reunir com o secretário de Habitação do Estado, Silvio Torres. “Vamos tentar uma solução definitiva e adequada para estas famílias que precisam ser removidas para que a obra possa ser concluída”, afirmou Analice.

O prefeito Fernando Fernandes afirmou que irá construir os dois muros que foram levados pelas águas às margens do córrego, no Jardim Leme.

Toda a obra do trecho 1, inclui a canalização de 2589 metros lineares, dos quais 1054 metros foram concluídos, a obra está orçada em R$ 18 milhões 263 mil reais, incluindo a solução habitacional de R$ 3 milhões e 700 mil.

Comentários