Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Unifesp vistoria locais dos cursos de extensão e área do futuro Parque da Várzea e da Universidade Federal

Por Sandra Pereira | 2/06/2010

chico brito em vistoria_1.jpg

Prefeito Chico Brito e Unifesp vistoriam locais dos cursos e do Parque da Várzea

“A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) vai inaugurar em Embu das Artes uma experiência inédita para a instituição na aplicação dos cursos de extensão. Será a primeira experiência de conviver da Unifesp. Não vamos criar um feudo da Universidade dentro do município. Vamos conviver com a comunidade escolar e a administração municipal”. A afirmação é da Pró-Reitora de Extensão Eleonora Menicucci de Oliveira, durante a visita na segunda-feira, 31, às instalações do complexo Valdelice Aparecida Prass e da escola Paulo Freire.

No dia 11 de junho o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, virá a Embu, no Parque do Rizzo, para assinar o contrato de liberação dos R$ 8 milhões oriundos de uma emenda da bancada paulista com valor total de R$ 32 milhões. A liberação do recurso aconteceu durante a ida da comitiva da região à Brasília.


As escolas Valdelice Aparecida e Paulo Freire, visitadas pela delegação da Unifesp, vão sediar os cursos de extensão promovidos pela Universidade Federal em Embu, que vão atender moradores de 30 cidades, segundo as estimativas iniciais. O corpo de docentes da instituição que participou da visita in loco às instalações das duas escolas modelos de Embu se surpreendeu com os espaços oferecidos para o início dos cursos, a facilidade de acesso, e a estrutura geral dos prédios.


“Será uma inovação. A Universidade Federal vai trabalhar com a prefeitura e a comunidade em conjunto. Nesse caso o verbo é conviver. Estou satisfeita, o espaço é grande, bem cuidado e suficiente para iniciar o trabalho”, afirmou a Pró-reitora.


Ela disse que para a instituição essa nova experiência vai ampliar as perspectivas e resumiu a nova situação assim: “eu digo que é um gol que estamos fazendo. Não há nada melhor do que fazer gol em época de Copa do Mundo”, brincou.

Na escola Paulo Freire a Pró-reitora e sua equipe conheceram outras duas salas que vão ser destinadas aos cursos de extensão. A novidade delas são as lousas digitais em modelo diferenciado, mais resistentes, maiores e com tecnologia de ponta, capazes de levar o aluno a conhecer o mundo sem sair da sala de aula. Os equipamentos já são utilizados nas turmas da Universidade Aberta, que funcionam no local.

A última etapa da visita dos docentes da Unifesp foi à área onde será instalado o Parque da Várzea do Embu-Mirim, que terá em sua estrutura, além do prédio da Universidade Federal, um amplo complexo esportivo, restaurante popular, centro cultural e áreas de lazer.

No local os representantes da Unifesp viram o tamanho da área e conheceram o local destinado a construção do prédio. A Pró-Reitora Extensão Eleonora Menicucci, falou que o campus da cidade inicialmente terá cursos da área de humanas e os relacionados com o Meio Ambiente, visando aproveitar a vocação natural da área. Ela declarou que inicialmente não serão incluídos cursos da área de saúde, em função do investimento nessas áreas ser elevado.
“Vamos iniciar com os cursos cujo o custo de implantação seja menor. Com o passar do tempo implantamos os demais”, observou a Pró-Reitora.
 

O prefeito Chico Brito e o secretário Geraldo Juncal explicaram os detalhes do projeto, falaram sobre os investimentos que a área vai receber e as perspectivas de desenvolvimento do local. “Faremos o prédio numa área de fácil acesso, respeitando as condições do Parque e o Meio Ambiente”, garantiu o prefeito.

A visita dos professores doutores da Unifesp foi acompanhada por uma comitiva formada pelo prefeito Chico Brito, o vice-prefeito Natinha, a chefe de gabinete e secretária interina de Comunicação, Cristina Santos, os secretários Geraldo Juncal, Pedro Pontual, Sandra Regina, Rosimary Mendes de Matos, Humberto Panzetti, Paulo Oliveira, o presidente da Aversud, Wagner Eckstein, vereador de Taboão da Serra e os vereadores de Embu Professor Silvino Bonfim, presidente da Câmara Municipal, a vereadora Maria Cleusa Gomes (Ná) e a doutora Bete.
 

“A partir de agora vamos formatar o projeto de implantação dos cursos de extensão. Nessa etapa era necessário que os representantes da Unifesp pudessem conhecer o espaço de que dispomos para poder definir os cursos e planejar a estrutura que será utilizada”, afirmou o prefeito Chico Brito, sem esconder o entusiasmo diante da avaliação positiva dos integrantes da Comitiva da Unifesp que estiveram na cidade durante a visita.
 

A vereadora Ná participou desde o início da mobilização para a instalação do campus da Unifesp na reunião. Ele fez questão de salientar a satisfação diante da avaliação positiva da Unifesp sobre as áreas onde serão implantados os cursos de extensão e a localidade do Campus, dentro do Parque da Várzea.
 

A escola municipal Paulo Freire foi a primeira escola modelo de Embu das Artes, construída no primeiro mandato do ex-prefeito Geraldo Cruz. Já o complexo Valdelice Aparecida foi iniciado por Geraldo Cruz e a obra foi concluída e entregue no primeiro mês de governo do prefeito Chico Brito.

CLARICE FRANCISCA DE LIMA

Sou Enfermeira e gostaria de saber como vai funcionar estes cursos de extensão, apesar de não ter na área de saúde. Aguardo resposta

Resposta: A comissão da Unifesp da prefeitura e das entidades ainda estão discutindo esse processo. Logo que houver definição nós faremos matéria a respeito.

16/09/2017

Escola do Legislativo abre curso de iniciação política para estudantes

Na última terça-feira, dia 12, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Taboão da Serra...

15/09/2017

Educação de Taboão levou literatura a praças e parques do município

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra promoveu, em 26 de agosto, a...

13/09/2017

GM de Itapecerica da Serra forma 70 novos “Soldados Guardas Mirins”

No próximo dia 23 de setembro, a Guarda Mirim da Zona Sul de Itapecerica da Serra, irá realizar...

13/09/2017

Etec de Embu divulga Concurso Público e Processo Seletivo para Docentes

Etec (Escola Técnica Estadual) da Cidade de Embu das Artes anuncia Concurso Público e um...

12/09/2017

Taboão inicia inscrição para 64 vagas na educação de nível médio e superior

12/09/2017

Mais da metade dos adultos brasileiros não chegam ao ensino médio, diz OCDE

Apesar de ter registrado avanços nos últimos anos, a educação no Brasil ainda apresenta dados...

01/09/2017

Senac Taboão da Serra oferece cursos e eventos na área de idiomas

Não é de hoje que especialistas em recursos humanos reforçam a importância do conhecimento em...

28/08/2017

Projeto leva aulas de inglês gratuitas a estudantes carentes em Itapecerica

27/08/2017

Fernando Fernandes forma mais de 400 alunos pela Escola Municipal de Gastronomia

Sabendo que a qualificação profissional é o melhor caminho para as pessoas que pretendem, em um...

26/08/2017

Univesp: Universidade Pública é inaugurada em Embu das Artes

Uma noite de comemorações marcou a inauguração da Universidade Pública em Embu das Artes, nesta...

18/09/2017

Spaziale Italiana comemora primeiro mês no shopping Morumbi Town

A mais nova opção de gastronomia italiana da capital paulista, comemora o seu primeiro mês de...

18/09/2017

Itapecerica da Serra realizará Audiência Pública do PDUI no dia 7 de outubro

Os municípios de Itapecerica da Serra, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Juquitiba, São...

18/09/2017

Boehringer Ingelheim abre vagas de estágio na unidade de Itapecerica da Serra

A Boehringer Ingelheim, empresa de origem alemã que está entre as principais farmacêuticas do...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.