Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Dezenas de bairros de Embu das Artes foram devastados pela enchente

Por Genildo Rocha | 23/01/2014

AAAA

Genildo RochaCenário em ruas de Embu das Artes lembrava o das regiões de guerra

Embu das Artes foi a cidade mais devastada pela enchente da quarta-feira, 22. Os moradores do jardim Casa Branca, jardim do Colégio, jardim da Luz Moraes, Santa Tereza, Independência, Vazame, Parque Fabiana, Novo Campo Limpo, Dom José, e Valo Verde viram a água destruir os frutos de uma vida inteira de trabalho. A devastação na cidade foi imensa. Ao menos 5 casas caíram no Jardim do Colégio. Não dá pra saber a quantidade de famílias afetadas. A população está revoltada. Em vários lugares faltou água. É grande a quantidade de sujeira e a lama. Os moradores reclamaram da ausência das equipes da Defesa Civil que acabaram demorando a chegar em alguns locais. Veja imagens aqui.

 A polícia militar foi acionada para desocupar vias onde a população descartou móveis e objetos destruídos. No Jardim do Colégio policiais usaram spray de pimenta e balas de borracha contra quem tinha acabado de ver a enchente destruir tudo que juntou ao longo da vida. 

Os moradores de Embu das Artes acreditam que a falta de manutenção das bombas do piscinão do jardim Independência provocou a enchente que devastou a região. O piscinão já estava cheio quando a chuva começou e não pôde conter a água. A prefeitura da cidade anunciou campanha de arrecadação de alimentos e roupas para atender as vítimas das enchentes.   

Durante toda essa quinta-feira, 23, a reportagem do Jornal na Net percorreu alguns bairros de Embu atingidos pela enchente. No Jardim do Colégio a destruição foi avassaladora. Moradores revoltados entraram em conflito com a polícia. A Força Tática precisou ser acionada. A população se recusava a deixar que as equipes da prefeitura fizessem a retirada dos destroços deixados pela correnteza. A polícia usou bombas de efeito moral e balas de borracha para conter a multidão.  

Muitos moradores disseram ter sido proibidos de entrar em suas casas. Também alegaram ter sofrido xingamentos e ouvido palavras de baixo calão de  policias, como relatou a moradora Francineide Alves Teodoro. “Eu passei e o policial me xingou. É inadmissível que uma cidadã seja tratada de tão maneira”, disse. 

Rogério de Sousa, morador do Jardim do Colégio há 12 anos, reclamou que os políticos só aparecem no bairro fazendo promessas e nada têm feito pela comunidade. “Caíram cinco casas aqui. Uma delas era a minha. Conseguimos salvar somente as crianças instantes depois a casa foi levada pela água. Fizemos protesto para chamar a atenção das autoridades  para trazer melhorias para o bairro”, contou.

Os vereadores Doda Pinheiro, Edvânio Mendes, Jabá do Depósito e  Ney Santos estiveram nos locais atingidos pela enchente. Eles lamentaram a tragédia que abateu o município após a chuva. A equipe do vereador Ney Santos distribuiu produtos arrecadados para os moradores vítimas das enchentes.  

“Me sinto triste com a situação dessa pessoas. Mas vi em cada um o desejo de recomeçar. Faremos o que for possível para ajudar. Agora é importante que todas as pessoas possam se unir para ajudar as que perderam tudo”, ressaltou Ney Santos.

Cristina

O problema nao e morar encima de corgos ou area de risco, Sou moradora atras do piscinao e nao considerafo como area de risco e perdi tudo, pior nao vi nenhum deputado ou verdador por aqui. Tem 1 ano e o trauma continua.....

Ana

Queria só que esse pessoal que reclama que perdeu tudo explicasse porque eles foram morar em cima do rio em área que é declaradamente de risco. Não adianta culpar ninguem se o proprios moradores escolhem area de risco para morar. Sinceramente tem que dar graças a Deus que tiveram quem os ajudasse. Se fosse a poucos metros dalí em SP não receberiam nada.

VIVIANA

POR MIM, não precisa de Copa, eu não vou ter $$$ pra ir em nenhum jogo, a Copa não é pro Povo! e fico P. da vida com gente querendo trabalhar voluntariamente na Copa, vão ser voluntário nas obras de estradas, hospitais, vai substituir os Gari que fez greve, Vem fazer Limpeza por aqui depois das chuvas! Pra acordar cedo pra vir fazer entrevista pra emprego de verdade ninguém vai né! Eu mesma não Tô nem aí pra Copa!!! Vem aqui resolver o problema que ta na minha rua! A cada chuva o coração fica apreensivo sem saber o que vai acontecer! Prefeito de Embu das Artes pra que você serve ? Se não é pra ajudar a população o que você quer ai ?

JURACI SILVA

ESTAMOS SENDO PREJUDICADOS TB PELAS ENCHENTES DO EMBU, AS AGUAS INVADIRAM A MINHA CASA E DESTRUIU TUDO OS MEUS MOVEIS ,GRAÇAS A DEUS QUE NOS LIVROU,UMA AMIGA PERDEU TUDO AS AGUAS INVADIRAM A SUA CASA ATÉ O TETO ULTRAPASSANDO PARA A CASA DE CIMA, NAO RESTOU NADA A FAMILIA ESTAO DESABRIGADOS, NA RUA, OUAS COISAS TUDO ENTERRADO NA LAMA ATÉ MESMO AS ROUPAS ,UMA CASA AO LADO AMEAÇANDO CAIR O BARRANDO DESMORONANDO PROCURAMOS A DEFESA CIVIL ,Ñ DERAM AS CARAS ATÉ HJ,E A TRAGEDIA CONTINUA A FAMILIA NA RUA CRIANÇA ESPOSA E ESPOSO ENTRE OUTROS , PREFEITURA NAO QUIZ NEM SABER ,MANDOU DIRETO N DEFESA CIVIL,A IMPRENSSA DO SBT OBSSPTV TEVE NO LOCAL,E NADA FOI RESOLVIDO NINGUEM DEU AS CARAS.TEM ALGUEM AI DO OUTRO LADO QUE POSSA AJUDARMOS...

17/08/2017

Creche no Tereza foi roubada 8 vezes esse ano, até chuveiro foi roubado

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

16/08/2017

Taboão da Serra intensifica ações de combate ao trabalho infantil

O combate à exploração do trabalho infantil tem sido uma das bandeiras defendidas pela...

15/08/2017

Vereadores fazem doação de agasalhos arrecadados na Câmara ao Centro POP

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aderiu à campanha do agasalho e arrecadou mais de 500...

15/08/2017

Prefeitura de Taboão abre processo seletivo para contratar agentes de saúde

A Prefeitura de Taboão da Serra vai abrir processo seletivo para contratação de 56 Agentes...

13/08/2017

Vereador Allan Dias diz que prédio abandonado da DERSA serve a usuários de droga

Há tempos o prédio da SPMAR/DERSA no jardim Santa Mônica, em Itapecerica da Serra, está trazendo...

11/08/2017

Justiça extingue Ação Popular contra a Taxa do Lixo de Embu das Artes

A Justiça de Embu das Artes recusou e extinguiu pedido de abertura de Ação Popular conta a Taxa...

11/08/2017

Sabesp recomenda economia de água em Taboão da Serra, Cotia e Embu das Artes

A Sabesp realiza na noite desta quinta-feira (10 de agosto) reparo na estação elevatória de água...

10/08/2017

Prefeitura de Taboão oferece anistia em juros e multas para pagamento de imposto

Os moradores de Taboão da Serra, que estão em dívida com a Prefeitura, terão a oportunidade de...

08/08/2017

Jovens que morreram em acidente no fim de semana eram de Taboão e Embu

Famílias de Taboão da Serra e Embu das Artes estão de luto pela morte trágica de três jovens num...

06/08/2017

McDonald’s reinaugura loja tradicional em São Paulo

Embalada como uma bela encomenda: foi assim que uma das filiais mais tradicionais da franquia...

18/08/2017

Sexta-feira será fria e chuvosa em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica

O tempo deve permanecer frio e chuvoso nesta sexta-feira, 18, em Taboão da Serra, Embu,...

18/08/2017

Itapecerica entrega Piscina Municipal, Academia de Musculação e Centro de Lutas

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itapecerica da Serra entregou oficialmente à...

17/08/2017

Creche no Tereza foi roubada 8 vezes esse ano, até chuveiro foi roubado

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.