Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Reunião sobre o Programa mais Educação reúne cerca de 70 educadores em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira e Karen Santiago | 2/06/2010

evento_ontem_1.jpg

Cerca de 60 educadores participaram da reunião sobre o Projeto Mais Educação no Taboão

Com intuito de trocar informações, experiências e saudar os novos municípios que também participarão do Programa Mais Educação a cidade de Taboão da Serra decidiu realizar uma reunião para apresentar o programa e, além disso, para incentivar as outras escolas a também pensarem com carinho sobre o tema.

A reunião transcorreu durante toda esta terça-feira, 1, no Cemur e contou com cerca de 70 educadores e diretores das escolas de diversos municípios entre eles: Presidente Prudente, Registro e Santos. Interessados em aprender os educadores a todos os momentos tiravam dúvidas, faziam sugestões e interagiram uns com os outros.

Como a cidade de Taboão da Serra já aderiu o programa desde 2008, com a participação de 14 escolas, diretores e professores da cidade falaram sobre as experiências que o programa proporcionou tanto para as suas vidas quanto para os alunos e também através de palestra o Professor e Doutor da USP Roberto da Silva explicou sobre um curso de aperfeiçoamento para aderir o programa nas escolas, mas o mesmo segundo ele não está autorizado pelo MEC.

Uma das experiências trocadas foi da Diretora da Escola Municipal Aracy de Abreu Pestana no bairro Jd. Record que afirmou se sentir emocionada com todos as oficinas oferecidas na escola que segundo ela é muito pequena e também pela alimentação (3 vezes ao dia), isso porque os alunos estudam no período de 7 horas. “Participam do programa mais de 125 alunos e trabalhamos com cerca de 6 tipos de atividades, sendo elas: cultura e artes, reforço de matemática, xadrez e karatê, as crianças se divertem muito”, afirmou.

Segundo ela, não é fácil implantar o programa dentro da escola, mas é gratificante. “As crianças brincam, se alimentam, aprendem, se elas estivessem em casa, não teriam essa oportunidade. Encontramos muita dificuldade mais valeu a pena”, concluiu.

Conheça sobre o Programa Mais Educação

As atividades do programa tiveram início em 2008, com participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, inclusive Taboão da Serra e Embu das Artes, nos 27 estados para beneficiar em média 386 mil estudantes.

O Programa Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa visa oferecer atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

Segundo o Coordenador Metropolitano do programa Ricardo de Oliveira Queiroz o valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) varia de 50 a 60 mil dependendo do número de alunos.

28/04/2017

No mês das noivas, Taboão recebe a Semana Senac de Casamento

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que,...

19/04/2017

Estado diz que muro do Ruy Cardoso vai custar R$ 349 mil, mas não fixa prazo

A Secretaria Estadual de Educação informou por meio de nota enviada reportagem do Jornal Na Net,...

17/04/2017

Alunas do Lado a Lado aprendem sobre história da moda

As alunas dos cursos de Corte e Costura, Malharia e Moletom e Lingerie da Escola de Moda, Beleza...

17/04/2017

Muro da E.E. Ruy Cardoso, em Taboão, está caído há quase um ano

Há quase um ano a chuva derrubou parte do muro da escola estadual Antônio Ruy Cardoso,...

13/04/2017

Embu inicia entrega de kits escolares para alunos da rede municipal dia 18

A partir do dia 18 de abril, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Educação,...

09/04/2017

Uniformes escolares começam a ser entregues em Taboão

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra, iniciou na quinta-feira, 30...

05/04/2017

ETEC de Embu faz concurso para contratar professores; remuneração será R$ 17,15

A Escola Técnica Estadual de Embu das Artes (ETEC) abriu Concurso Público no último dia 3 de...

29/03/2017

Merendeiros de Taboão participam de palestra motivacional

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra promoveu neste mês de março um...

29/03/2017

Secretaria de Educação promove ação dedicada ao consumo de peixe na alimentação

O Departamento de Merenda Escolar realizou, na Escola Municipal Orquídea, nos dias 22, 23 e 24,...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.