Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Idosos se queixam de maus tratos no transporte público de Taboão

Por Sandra Pereira e Anderson Dias | 16/01/2014

dentroonibustaboao

Google imagensIdosos reclamam do tratamento em ônibus do Taboão da Serra

Andar de ônibus não é uma tarefa fácil para os idosos de Taboão da Serra. Eles alegam que são tratados com descaso no transporte coletivo da cidade e denunciam maus tratos e grosseria de motoristas do transporte municipal. Toda a frota de transporte alternativo da cidade dispõe de monitoramento por câmera de vigilância, mas isso não está impedindo os abusos cometidos contra os idosos no transporte municipal. Os relatos de abusos são muitos, porém poucos idosos formalizam denúncia junto à Secretaria de Transporte e Trânsito. Todos os problemas ocorrem num momento crucial em que o contrato de concessão do transporte municipal deverá começar a ser discutido, já que a renovação deverá ocorrer em 2015.

Os idosos constantemente fazem críticas, pois segundo os mesmos não há como não falar do desrespeito, “Todo o serviço desta empresa precisa ser revisado, são problemas dos mais diversos, ninguém vê?”, disse o morador Leonardo Oliveira.

Dados levantados pela reportagem do Jornal na Net apontam que os casos de maus tratos contra idosos ocorrem em quase todas as linhas, e nos mais variados horários. Os absurdos segundo os passageiros, vão desde falas ofensivas até “arrancadas” violentas com os ônibus, atitudes tomadas pelos condutores simplesmente por serem questionados por dúvidas.

 “Eles parecem não ter amor a própria vida, por isso agem assim desrespeitando”, disse a idosa Magda Alves.

Nem mesmo as câmeras no interior dos ônibus intimidam a audácia de alguns motoristas, que segundo relatos chegam a discutir com os passageiros. Por telefone, funcionários da Pirajuçara disseram que os motoristas passam por treinamentos para lidar com os passageiros, mas na prática a realidade vivida por quem depende dos coletivos é diferente, eles parecem não se importar com as gravações, há quem duvide até mesmo que as câmeras grave alguma coisa.

 “Eu acredito que essas câmeras não gravam nada. São apenas enfeites,  porque nem mesmo os motoristas se importam com elas”, disse a idosa Elvira Lira.

 No município existem apenas duas empresas de ônibus, ambas são operadas pelo mesmo grupo: a Pirajuçara e Fervima. Há algum tempo a população reclama dos serviços prestados pela empresa, como já divulgado em outras matérias do Jornal Na Net. Em outras ocasiões, problemas como a falta de cobrador, sujeira, atrasos e relatos de descasos foram relatados pela reportagem.

 Outro fator que chama a atenção dos usuários é o atendimento do SAC (Sistema de Atendimento ao Cliente), que segundo eles não funciona, pelo menos não para reclamações. Sem saída e, sem saber a quem recorrer para efetuar as denúncias, a população fica de mãos atadas, e sem solução para os problemas. As queixas surgem diariamente, são acontecimentos diferentes, e os idosos são os que mais sofrem.

“O SAC, deles é uma brincadeira, não funciona, pessoas que lá trabalham nada sabem, nunca conseguem esclarecer nada”, critica Raimundo Silva.

Usuários das linhas circulares que falaram à reportagem, disseram que pensam em montar uma associação em defesa dos idosos, para colher reclamações e levá-las a um órgão que possa defendê-los.

“Uma saída que vamos tentar agora é criar uma associação para tentar fazer algo por nós mesmos não vai adiantar”, disse Regina Mesquita.

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra, Rinaldo Tacola,  disse que os idosos vítimas de maus tratos devem registrar queixa na Ouvidora Municipal ou na secretaria de transportes. Segundo ele todas as denúncias recebidas são apuradas. O secretário observou que as imagens de dentro dos coletivos são requisitadas sempre que ocorrem queixas e disse que elas já ajudaram a solucionar vários casos.

19/04/2018

Entra em vigor lei que aumenta pena para motorista embriagado

Entra em vigorar n

17/04/2018

Detran-SP cria aplicativo que permite que se faça indicação de condutor com self

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) lançou um aplicativo que permite ao...

15/04/2018

Câmara Municipal debate segurança para vans escolares em Taboão da Serra

A Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

12/04/2018

Assaltantes jogam pedras em veículos que trafegam na BR para forçar parada

Criminosos jogaram pedras contra ônibus, caminhões e carros que trafegam pela rodovia Régis...

11/04/2018

Sobreviventes de acidente da Régis serão ouvidos pela polícia no hospital

Os três sobreviventes do acidente ocorrido na madrugada da última segunda-feira 9, na Rodovia...

09/04/2018

Acidente de carro com 6 ocupantes bateu, capotou e deixou 3 mulheres mortas

Um grave acidente deixou pelo menos três mortos e três feridos na madrugada desta segunda-feira,...

29/03/2018

Régis Bittencourt terá operação especial para feriado de Páscoa na BR-116 SP/PR

A Arteris Régis Bittencourt, concessionária que administra a BR-116 entre São Paulo e Curitiba,...

27/03/2018

Temer sanciona lei que regulamenta aplicativos de transporte público

O presidente Michel Temer sancionou hoje (26), sem vetos, a lei que regulamenta os serviços de...

19/04/2018

Entra em vigor lei que aumenta pena para motorista embriagado

Entra em vigorar n

18/04/2018

Fórum São Paulo premiou Promotores do Desenvolvimento eleitos em votação direta

Com a presença de várias autoridades e homenageados, o Fórum São Paulo e o Grupo Organizado de...

18/04/2018

Senado aprova projeto que obriga escolas a combaterem bullying

O Senado aprovou, nesta terça-feira (17), o projeto que obriga as escolas a desestimularem seus...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.