Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Conseg do Pirajuçara discute ouvidoria externa, fórum regional, eleição e posse da Nova diretoria

Por | 1/06/2010

conseg_taboao.jpg

Conseg do Pirajuça discuti ouvidoria externa e fórum regional

Implantação de uma ouvidoria externa e discussão sobre o 1° Fórum regional na cidade foram os temas predominantes na reunião do Conselho Municipal de Segurança (CONSEG do bairro Pirajuçara). A reunião transcorreu em clima de normalidade, nesta segunda-feira, 31, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Taboão da Serra, sem a presença de muitos munícipes, mas com a participação efetiva dos membros natos (representante da Polícia Militar e Civil).

Outro tema debatido na ocasião foi a eleição e a posse da nova diretoria para o biênio 2010 – 2011.

Com a presença do Presidente da OAB Ramiro Filho, representante do Grupamento de Bombeiros: Barros, policiais, Laércio Lopes (associação comercial e empresarial de Taboão), representante da Sociedade Amigos de bairro Vila Sônia Edna e componentes do Conseg a reunião foi tranquila.

O primeiro tema em pauta foi a implantação da Ouvidoria externa na cidade, segundo o presidente Douglas Bochet a idéia foi formulada pelo Movimento Beija Flor e o intuito é continuar com a parceria do movimento e além disso, desenvolver pontos estratégicos e específicos para colocar caixinhas de reclamações. “Essa ação é fundamental, pois com isso os Policiais podem certificar o problema e agir conforme o seu trabalho. A denuncia ou reclamação pode ser anônima, esse material servirá para formação de equipe e funcionará como termômetro e conselheiro”, afirmou.

Para Laércio Lopes da Associação Comercial e Empresarial de Taboão uma das maiores reclamações sobre os munícipes irem a delegacia fazer um boletim de ocorrência é por falta de equipamentos. “Segundo alguns moradores, a impressora está quebrada, o atendimento demora muito. A implantação da Ouvidoria no município seria de extrema importância, pois cerca de 80% dos assaltos não são de conhecimento da polícia, afinal nenhum B.O consta na delegacia, os munícipes não vão mesmo”, justificou.

O Policial Civil, Ivan Lacerda, explicou que a nova delegacia conta com um ótimo equipamento, mas afirmou que muitos dias a impressora ficava trabalhando por três horas seguidas. “Na delegacia que trabalho em média mil boletins de ocorrência são feitos. Mas, realmente a internet cai muitas vezes, isso acontece, pois a Telefônica vendeu muitos equipamentos e em determinado horário a internet não aguenta”, ressaltou.

Segundo Ivan (Policial Civil), com a quantidade de lan houses que existem no bairro esse “problema” de se direcionar a delegacia, poderia ser sanado. “Os munícipes podem ir até uma lan house mais próxima de sua residência e fazer um boletim de ocorrência eletrônico, os funcionários poderiam ajudar a preencher o formulário”, explicou.

A representante da Sociedade Amigos de Bairro Vila Sônia (Edna), afirmou que uma das mais frequentes reclamações é sem dúvida o carro de som ligado em alto volume a noite.

O Capitão da Policial Militar Jairo da Silva afirmou saber dos três pontos caóticos com o som no último volume de madrugada. “Para atuarmos precisamos formar um movimento organizado (uma reunião conjunta), para definitivamente resolver o problema”, ressaltou.

Depois da discussão a implantação da Ouvidoria Externa foi aceita e aprovada.

O Presidente do Conselho, Douglas Bochet afirmou que o plano de metas do Conseg é sem dúvida, criar um jornal impresso e um informativo. “Isso será muito importante porque pode incentivar os munícipes a comparecerem nas reuniões”, justificou.

Na sequência o assunto debatido foi em relação ao 1° Fórum de Segurança Regional. Segundo o Presidente Douglas o objetivo deste fórum é ratificar todas as reivindicações dos munícipes para levar aos representantes do Governo Estadual para sanar todos esses problemas. “Todas as reivindicações seriam assinadas pelos empresários, sindicados, policiais e também comunidade”, afirmou.

A definição do dia, horário e lugar que acontecerá o Fórum será divulgado após analises dessas questões.

Questionado sobre o número de viaturas na rua, Jairo da Silva (Capitão da PM) afirmou que estão operando 2 contando com ronda escolar, efetivo (processo de descarga) 10 sendo 6 motos e 4 viaturas, sem contar nas duas que estão com problemas mecânicos. “O ideal seria 8 viaturas”, ressaltou.

Referente a eleição e nova diretoria do Conseg o Presidente Douglas informou que não houve apresentação de nenhuma chapa de oposição e por este motivo ele continuará na presidência do Conselho neste biênio 2010-2011.

09/01/2018

Moradores do Parque Adélia voltam a ficar ilhados após chuva em Itapecerica

Moradores do Parque Santa Adélia já não aguentam mais ficarem ilhados toda vez que chove....

08/01/2018

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir acidentes domésticos nas férias

O tão esperado período de férias chegou. Junto, uma notícia preocupante, especialmente para os...

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

20/01/2018

Cajati e São Lourenço da Serra sediam a 24ª e a 25ª unidade do Polo Regional

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu...

20/01/2018

Governador Geraldo Alckmin sanciona reajuste do salário mínimo paulista

O governador Geraldo Alckmin sancionou, nesta quinta-feira, 18, a Lei nº 16.665, que reajusta em...

20/01/2018

Dois homens são atropelados por caminhão após tentar escalar rampa de acesso

Dois homens ficaram gravemente feridos depois de tentar escalar a rampa de concreto do viaduto...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.