Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Revitalização do Parque das Hortênsias leva mais de 50 pessoas às ruas em Taboão

Por Sandra Pereira | 12/01/2014

parq600

Sandra PereiraMovimento marchou da praça Nicola Vivilechio até o parque das Hortênsias debaixo de sol forte

O ato realizado em favor da revitalização do Parque das Hortênsias reuniu  55 pessoas em marcha da praça Nicola Vivilechio, no centro de Taboão até a porta do parque. A baixa adesão popular não expressou o tamanho da mobilização criada no Facebook, e nem mesmo a necessidade antiga de investimentos no local. Desde 2011 são realizadas mobilizações pedindo a revitalização do parque e melhorias na qualidade vida dos animais. O Ministério Público interveio e foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) no qual constam várias obrigações da prefeitura, que só agora devem ser atendidas. No final de 2013 a revitalização voltou à pauta após a divulgação das mortes de felinos no zoológico. 

Mesmo representando uma causa justa a mobilização deste sábado acabou sendo marcada por fatos negativos. Houve discussão entre os organizadores, que por muito pouco não acabou em confusão, tentativa de intimidação à imprensa, barrada por um integrante do Psol, José Afonso, já habituado na condução de atos como o desse sábado. Outro fato marcante foram as críticas, que se aproximaram de acusações, contra meios de comunicação da cidade, sem a citação expressa de quais seriam. A polícia acompanhou todo o ato distante.

Já no final da marcha uma jovem que participava da mobilização chamou a atenção de todos ao lembrar que o ponto central do ato seria a garantia urgente de melhoria das condições de vida dos animais que vivem no parque. A moça disse que a solução ideal para os animais de grande porte seria o envio para santuários onde poderão viver em ambientes mais adequados e com qualidade de vida. Ela lembrou que desde 2010 a imprensa regional divulgava matérias retratando a precariedade do parque e o descaso com os animais. 

“A prioridade na revitalização tem que ser o bem estar dos animais e não a reforma física. O ideal é retirar os animais e levá-los para santuários. Não está correto começar a reforma pelo piso ou pelo parquinho. Temos que priorizar a vida dos animais”, ponderou Gabriela Tolentino de Sá.

Desde 2012 a jovem trata da questão do parque com integrantes de órgãos ambientais pedindo explicações sobre as condições de vida dos animais e pedindo mais atenção ao espaço e a vida animal que o habita. 

Mas, apesar dos dissabores da manifestação desse sábado, 11, o movimento de Revitalização do Parque Hortênsias já é vitorioso. Uma semana antes da saída às ruas a prefeitura de Taboão prometeu iniciar as obras impostas no TAC. Também já está sendo dada como certa a transferência da leoa Helga para um santuário em Jundiaí nos próximos dias. O mesmo poderá ocorrer em breve com outros animais.

 Além disso, um dos principais pedidos do movimento, a divulgação dos laudos atestando as causas das mortes do leão, dois tigres e de uma jaguatirica que habitavam o parque, ocorridas em 2013 poderá ser atendida por solicitação da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal que já requisitou as informações. 

Por meio do Facebook o presidente da Comissão, vereador Ronaldo Onishi, informou que requereu as informações e se comprometeu a torná-las públicas logo que as receber. Ele também disse ter solicitado informações do inquérito policial que apura o descarte de uma carcaça de leão num terreno baldio do Jardim Record. 

Também por meio do Facebook moradores reclamaram de não terem sido avisados da manifestação. Apesar de toda a divulgação que o evento teve. Integrante da organização Claunir Lins chegou a lamentar a baixa adesão, mas disse que o movimento cumpriu seu papel.

Ao longo de todo o percurso num carro de som os organizadores criticaram a gestão do prefeito Fernando Fernandes, bem como a administração do parque e falta de condições adequadas para os animais.

Rodolfo silva

Bom o único parque que tem vocês querem fecharem para fazer prédio, só pode se piada. Apoio o movimento por que se a gente na brigar pelos nossos direitos ninguém faz nada, a gente paga um monte de impostos, e para resolver os problemas do município de Taboão da Serra.

Geni Tolentino de Sa

A prioridade deve ser dada aos animais, primeiro transferir todos eles para santuários, isso é respeitar a vida. Depois sim transformar a área sempre mantendo as árvores e jardins que também são vida e aí sim, usar a área para eventos culturais e lazer. SOFRIMENTO DE ANIMAIS NÃO É DIVERSÃO PARA NINGUÉM !

Gabriela Tolentino de Sá

Sandra, muito obrigada por mencionar nossa prioridade na matéria, e falar sobre a questão do santuário!! Lembrando que não apenas os animais de grande porte, mas todos eles, teriam as melhores condições de vida se enviados a um santuário. Respeitando essa prioridade, claro que o parque deve se manter como espaço de lazer da população, permitindo quem sabe, projetos culturais, entre outros.

ANDRE MORELLO

teria que fechar esse parque demolir e fazer alguns prédios ninguém nem vai nessa parque CHOCHO.. Careta..

21/07/2017

Homem é detido transportando dois pássaros em uma mochila na Régis Bittencourt

A PRF efetuou a prisão de um homem com dois picharros após fiscalizaç&ati

19/07/2017

Secretaria de Planejamento e meio ambiente de Itapecerica inicia o Cidade Segura

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, em trabalho conjunto com a...

18/07/2017

Frio chegou à capital paulista e temperaturas podem chegar a 8°C

O inverno chegou e as temperaturas sofrem variações e continua trazendo frio intenso na capital...

04/07/2017

Sabesp tem inscrições abertas para curso de pesquisa de vazamentos

A Sabesp oferece curso gratuito de pesquisa de vazamentos até o final do ano na Região...

23/06/2017

Mês do Meio Ambiente leva projeto de horta para bairros de Embu das Artes

20/06/2017

Licença ambiental em Embu, Taboão e Itapecerica é com a empresa Novo Olhar

Obter licença ambiental para realizar obras é um dos grandes desafios de quem atua nos...

12/05/2017

Prefeitura de Itapecerica realiza limpeza no Jardim das Oliveiras

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços, por meio da Regional do Jardim Jacira, finalizou a...

09/05/2017

Morador do centro de Embu cobra poda de árvore há 5 anos

Há cinco anos, Luiz Carlos Lombardo solicita a poda ou remoção de árvores na Rua Belo Horizonte,...

04/05/2017

Empresa é acusada de descartar lixo hospitalar em afluente do rio Embu-Mirim

Uma empresa que segundo as informações iniciais faz a coleta de lixo hospitalar nas cidades de...

27/04/2017

Alckmin quer garantir preservação em área que abastece Embu e Itapecerica

O governador Geraldo Alckmin encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 199/2017, que...

26/07/2017

Como falar com você mesmo no WhatsApp; dica é útil para salvar informações

Criar uma conversa para falar com você mesmo no WhatsApp pode ser útil para salvar uma foto e...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.