Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Moradores de Itapecerica reclamam da superlotação dos ônibus

Por Ane Greice Passos | 8/01/2014

materiaonibusdentro

imagens googlePrincipal reclamação de quem utiliza o transporte público e a superlotação dos ônibus.

Superlotação no transporte público é a queixa mais frequente entre moradores de Itapecerica da Serra. Quem anda de ônibus em horários de pico reclama de poucos veículos para um número excessivo de passageiros. Atendimento de motoristas, cobradores e fiscais também são alvos de reclamações dos usuários. 

Melhorias no transporte público são um dos quesitos mais apontados em pesquisas pré-eleitorais e pós. No ano passado, 2013, o Brasil passou por várias manifestações, que pediam não só a diminuição do valor da passagem, mas investimento para a qualidade do serviço.


Em Itapecerica da Serra, esse é um tema recorrente nas ruas, pontos de ônibus e terminais. Quem depende de transporte público clama por qualidade e quantidade, principalmente em uma cidade pequena, que possui apenas uma empresa que presta esse tipo de serviço.

O Jornal na Net conversou com alguns munícipes, perguntando o que achavam sobre a qualidade do transporte. As respostas foram variadas, os entrevistados destacaram alguns pontos como positivos e outros negativos.

A estudante Sabrina Santos, 19, que utiliza o transporte para ir à faculdade e trabalho, fez uma comparação dos dois ônibus que utiliza em Itapecerica. Moradora do Jardim Sampaio, a jovem reclama das condições do veículo que tem como o destino e Capão Redondo e a falta de transporte no bairro, que depende apenas desta linha. 

Sabrina reclama da falta de educação dos motoristas e cobradores e a superlotação dos ônibus, principalmente no terminal localizado no Capão Redondo. “No geral eu acho que os ônibus de Itapecerica estão em bom estado de conservação e limpeza o real problema é a má distribuição, da qual sou vítima”, disse a estudante de Administração.

A inspetora escolar Ana Paula Silva, 32 e a assistente de gerencia de hotel, Anna Carolina Pereira Paes, 26, concordam com a opinião de Sabrina. Para elas a limpeza e manutenção dos carros são satisfatórias, o grande problema é o número de veículos que não comportam a quantidade de usuários.

“O maior problema que sinto é a superlotação, precisa de um maior número de carros para atender as demandas”, afirmou Anna Carolina. 


Outros moradores reclamam dos mesmos pontos abordados pelos entrevistados. Os ônibus cheios e a falta de linhas em alguns bairros, como o Jardim Sampaio, são as queixas de quem depende de transporte público para trabalhar ou estudar.

A assistente de administração Tatiane Faria, 26, destaca ainda a conduta inapropriada de motoristas e cobradores, que destratam os passageiros e dirigem os ônibus de forma inapropriada.

“Infelizmente, a situação do transporte público é precária além da superlotação, que parece sem solução, sofremos com o descaso e desrespeito dos funcionários. Penso que é falha da administração da empresa. Desde a hora de contratar até a hora de delegar”, concluiu.

Itapecerica da Serra possui linhas que circulam a cidade e municípios próximos. Ela ainda transporta os moradores para bairros de São Paulo, como Pinheiros e Capão Redondo.

Nivaldo Pinheiro

No terminal capão redondo saem discussões e invasões,todos os dias,quando o ônibus para o jd. das oliveiras encosta no ponto,porque todos querem ir embora pra casa e a demora em chegar um bendito transporte é uma eternidade,ninguém toma providencias,e para a empresa e autoridades,"tá tudo lindo,tudo maravilhoso...",e nós? que se dane...somos obrigados a pegar e gastar mais tempo pra desviar o caminho pra casa.

celso

Olha, e muito complicado essa situaçao, onibus demais em umas linhas e falta de onibus em outras, o correto e resolver o problema sem gerar custos desnecessarios, porque as vezes colocar mais carros nas linhas nao significa que o problema seja resolvido, gerar custos sem planejamento gera um aumento na passagem; quanto ao jd sampaio la deveria ter uma linha circular que saisse do sao marcos e circundasse o bairro e fisesse final no jd branca flor que é outro bairro sem transporte municipal, depende so do transporte alternativo que nao e muito bom.

georges

O estranho é que vejo constantemente ônibus quase vazios que passam diretamente pelos pontos muitas vezes cheios e com eventuais passageiros fazendo sinal para pararem....tenho a impressão que os motoristas ganham por corrida...

Adriano

Que tal chegar no Capão Redondo p pegar esse ônibus que vem para Itapecerica ?? Chega por lá umas 19 horas e faça o teste.

giba

isso nunca vai melhorar aqui nesta cidade,e Eles que banca a campanha dos políticos do municipio,como vai cobrar uma coisa que esta com o rabo preso,e triste muito triste!

22/09/2017

Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14...

20/09/2017

Estado tem redução em mortes no trânsito em agosto

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 19, os dados do Infosiga do mês de...

19/09/2017

Motorista pode pedir a 2ª via da CNH ao Detran.SP pelo celular

Perdeu a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o documento foi furtado ou roubado ou está em...

18/09/2017

EMTU vai abrir licitação para linhas de ônibus em Taboão, Embu, Itapecerica

O Diário Oficial do Estado publicou na sexta-feira, 15, decreto autorizando a Secretaria de...

15/09/2017

Projeto de inovação do DETRAN chega à Itapecerica

Com o objetivo de levar o programa do Novo Detran para Itapecerica da Serra, a deputada Analice...

13/09/2017

Taboão realiza 3ª Audiência Pública de Mobilidade Urbana nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 14 de setembro, o Cemur sediará a 3ª Audiência Pública de Mobilidade Urbana....

12/09/2017

Régis Bittencourt fecha ‘Operação 7 de Setembro’ sem mortes

A Autopista Régis Bittencourt fechou o balanço da Operação Especial preparada para o feriado...

06/09/2017

Régis Bittencourt prepara operação especial para o feriado de 7 de setembro

Cerca de 690 mil veículos circularão nas seis praças de pedágio da Rodovia Régis Bittencourt...

02/09/2017

Eduardo Nóbrega pede explicações a EMTU por mudança no itinerário

O vereador Eduardo Nóbrega disse nesta semana que irá cobrar explicações da Empresa...

01/09/2017

Detran.SP destaca importância da formação dos futuros motoristas

O processo de habilitação de motoristas é muito importante e exige total seriedade de todos os...

26/09/2017

Sabesp abre concurso público para selecionar 485 jovens aprendizes

A Sabesp abriu na última sexta-feira (22) concurso público para contratar 485 estudantes, como...

26/09/2017

Sete em cada dez brasileiros não praticam atividade física, mostra Pnud

Levantamento inédito feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) revela...

26/09/2017

Governo lança hoje programa para aumentar renda do Bolsa Família

Para estimular o aumento da renda dos beneficiários do Bolsa Família, o governo lança hoje (26)...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.