Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Moradores de Itapecerica reclamam da superlotação dos ônibus

Por Ane Greice Passos | 8/01/2014

materiaonibusdentro

imagens googlePrincipal reclamação de quem utiliza o transporte público e a superlotação dos ônibus.

Superlotação no transporte público é a queixa mais frequente entre moradores de Itapecerica da Serra. Quem anda de ônibus em horários de pico reclama de poucos veículos para um número excessivo de passageiros. Atendimento de motoristas, cobradores e fiscais também são alvos de reclamações dos usuários. 

Melhorias no transporte público são um dos quesitos mais apontados em pesquisas pré-eleitorais e pós. No ano passado, 2013, o Brasil passou por várias manifestações, que pediam não só a diminuição do valor da passagem, mas investimento para a qualidade do serviço.


Em Itapecerica da Serra, esse é um tema recorrente nas ruas, pontos de ônibus e terminais. Quem depende de transporte público clama por qualidade e quantidade, principalmente em uma cidade pequena, que possui apenas uma empresa que presta esse tipo de serviço.

O Jornal na Net conversou com alguns munícipes, perguntando o que achavam sobre a qualidade do transporte. As respostas foram variadas, os entrevistados destacaram alguns pontos como positivos e outros negativos.

A estudante Sabrina Santos, 19, que utiliza o transporte para ir à faculdade e trabalho, fez uma comparação dos dois ônibus que utiliza em Itapecerica. Moradora do Jardim Sampaio, a jovem reclama das condições do veículo que tem como o destino e Capão Redondo e a falta de transporte no bairro, que depende apenas desta linha. 

Sabrina reclama da falta de educação dos motoristas e cobradores e a superlotação dos ônibus, principalmente no terminal localizado no Capão Redondo. “No geral eu acho que os ônibus de Itapecerica estão em bom estado de conservação e limpeza o real problema é a má distribuição, da qual sou vítima”, disse a estudante de Administração.

A inspetora escolar Ana Paula Silva, 32 e a assistente de gerencia de hotel, Anna Carolina Pereira Paes, 26, concordam com a opinião de Sabrina. Para elas a limpeza e manutenção dos carros são satisfatórias, o grande problema é o número de veículos que não comportam a quantidade de usuários.

“O maior problema que sinto é a superlotação, precisa de um maior número de carros para atender as demandas”, afirmou Anna Carolina. 


Outros moradores reclamam dos mesmos pontos abordados pelos entrevistados. Os ônibus cheios e a falta de linhas em alguns bairros, como o Jardim Sampaio, são as queixas de quem depende de transporte público para trabalhar ou estudar.

A assistente de administração Tatiane Faria, 26, destaca ainda a conduta inapropriada de motoristas e cobradores, que destratam os passageiros e dirigem os ônibus de forma inapropriada.

“Infelizmente, a situação do transporte público é precária além da superlotação, que parece sem solução, sofremos com o descaso e desrespeito dos funcionários. Penso que é falha da administração da empresa. Desde a hora de contratar até a hora de delegar”, concluiu.

Itapecerica da Serra possui linhas que circulam a cidade e municípios próximos. Ela ainda transporta os moradores para bairros de São Paulo, como Pinheiros e Capão Redondo.

Nivaldo Pinheiro

No terminal capão redondo saem discussões e invasões,todos os dias,quando o ônibus para o jd. das oliveiras encosta no ponto,porque todos querem ir embora pra casa e a demora em chegar um bendito transporte é uma eternidade,ninguém toma providencias,e para a empresa e autoridades,"tá tudo lindo,tudo maravilhoso...",e nós? que se dane...somos obrigados a pegar e gastar mais tempo pra desviar o caminho pra casa.

celso

Olha, e muito complicado essa situaçao, onibus demais em umas linhas e falta de onibus em outras, o correto e resolver o problema sem gerar custos desnecessarios, porque as vezes colocar mais carros nas linhas nao significa que o problema seja resolvido, gerar custos sem planejamento gera um aumento na passagem; quanto ao jd sampaio la deveria ter uma linha circular que saisse do sao marcos e circundasse o bairro e fisesse final no jd branca flor que é outro bairro sem transporte municipal, depende so do transporte alternativo que nao e muito bom.

georges

O estranho é que vejo constantemente ônibus quase vazios que passam diretamente pelos pontos muitas vezes cheios e com eventuais passageiros fazendo sinal para pararem....tenho a impressão que os motoristas ganham por corrida...

Adriano

Que tal chegar no Capão Redondo p pegar esse ônibus que vem para Itapecerica ?? Chega por lá umas 19 horas e faça o teste.

giba

isso nunca vai melhorar aqui nesta cidade,e Eles que banca a campanha dos políticos do municipio,como vai cobrar uma coisa que esta com o rabo preso,e triste muito triste!

20/04/2017

Audiência pública na Câmara Municipal discute polêmica de convivência

A Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra debateu nesta...

09/04/2017

Administração Jorge Costa pavimenta estrada no Potuverá em Itapecerica

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio de uma parceria com a iniciativa privada,...

09/04/2017

Avenida de Taboão ganha faixa reversível em caráter experimental

Uma faixa reversível foi implantada pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão...

09/04/2017

Taboão implanta selo de qualidade no transporte público

Um adesivo quadrado, com cerca de 10 centímetros, mas com uma capacidade expressiva de armazenar...

09/04/2017

Autopista Régis Bittencourt implanta nova passarela em Itapecerica

A Autopista Régis Bittencourt realiza a implantação de uma nova passarela na BR-116/SP, na...

06/04/2017

Motorista de caminhão colide com 12 veículos e atropela idosa em Taboão da Serra

Um acidente provocado por um caminhão causou pânico na tarde desta quinta-feira (06), na Rua...

05/04/2017

Prefeitura de Taboão convoca moradores que trabalham com UBER para cadastro

 

A secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) de Taboão da Serra está convocando...

03/04/2017

Prefeitura de Taboão vistoria toda a frota do transporte público municipal

Uma força-tarefa conduzida pela secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM) coordenou...

31/03/2017

Grupo queimou pneus na Régis contra reformas do governo Temer

Manifestantes atearam fogo a pneus e bloquearam trecho da Rodovia Régis Bittencourt, na região...

30/03/2017

Engenheiro químico tem mal súbito e morre em trecho do Rodoanel Mário Covas

O engenheiro químico Rafael Holanda Mantelatto, de 28 anos, morreu depois de passar mal e...

22/04/2017

Câmara aprova requerimento contra demora na reconstrução do muro

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão da terça-feira, 18,...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.