Chico Brito participa da “Frente de Prefeitos” para desenvolver a Unifesp

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 28/12/2013

O prefeito Chico Brito participou da “Frente de Prefeitos para o Desenvolvimento da Unifesp” na sexta-feira (20/12), no anfiteatro da Reitoria da universidade, em São Paulo, reunindo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, prefeitos e autoridades de cidades onde existem campus da entidade: São Paulo, Guarulhos, Diadema, Osasco, Embu das Artes, Santos e São José dos Campos. 

No evento também houve a assinatura de uma Carta de Intenções entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e as sete prefeituras.

A iniciativa é pioneira na história da instituição e teve como objetivo envolver o Poder Público no apoio das ações de consolidação e desenvolvimento da universidade, de modo a atingir positivamente as regiões onde ela exerce suas atividades. 

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, mostrou a distribuição geográfica das unidades no Estado (que formam um anel universitário) e apresentou dados gerais sobre cursos, número de alunos, funcionários, ranking etc. 

Em sua conclusão, Smaili vislumbrou a integração das prefeituras e um projeto em conjunto: “Devemos desenvolver a Unifesp de maneira homogênea e nos conhecermos mutuamente”, declarou.

Entusiasta da Unifesp, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, apontou a necessidade de ampliação da universidade no Estado que, para ele, ficou muitos anos desconectado do resto do País. “Há estados em que a universidade federal está mais consolidada que aqui, por isso a importância da expansão para que ela se torne tão abrangente quanto à USP”.

Em seu discurso, logo após assinar a Carta de Intenções, o prefeito Chico Brito defendeu a aproximação da academia à comunidade, citando a educação, ciência e tecnologia como alavancas do desenvolvimento.

“Embu das Artes atenderá cerca de 5 milhões de pessoas da região, levando oportunidades a indivíduos que moram fora da Capital”, disse Chico Brito, destacando a importância do “anel universitário” e a descentralização dos campus.

Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a ampliação é imprescindível por conta dos dados existentes e do momento do País, como por exemplo os mais de 5 milhões de inscritos no Enem e as Políticas Públicas que estão aumentando o acesso da população à educação superior como o Prouni. “Cerca de 35% de estudantes estão nas universidades por conta desta política”, lembrou o ministro.

Mercadante reiterou a importância da expansão qualificada da universidade federal em São Paulo para atender uma demanda historicamente reprimida e defasada. “De 2008 pra cá o Ministério da Educação (MEC) investiu R$ 350 milhões na Unifesp”, enfatizou.

Para finalizar, o ministro discorreu sobre todos o campus das cidades paulistas: liberação de terrenos em Santos e Guarulhos tiveram parecer jurídico favorável e aguarda a assinatura do Gabinete da presidente Dilma Rousseff; implantação do curso de Direito em Guarulhos está sendo analisada conjuntamente com a OAB; São José dos Campos quer um curso de Medicina e poderá ser atendida futuramente; a cidade de Embu das Artes é uma área estratégica e possui um ambiente favorável para atrair estudantes; é fundamental a criação da Unifesp Leste para impulsionar o desenvolvimento local.

Outras autoridades presentes – prefeitos: Jorge Lapas (Osasco) e Carlos José de Almeida (São José dos Campos); vice-prefeito de Guarulhos, Carlos Derman; secretário da Educação de Diadema, Antonio Marcos Zaros Michels; secretário de Desenvolvimento Econômico de Santos, Omar Silva Junior; senador Eduardo Suplicy; deputado federal Paulo Teixeira; deputado federal Janete Pietá; coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Diretos Humanos e Cidadania (São Paulo), Guiomar Lopes.

O que é a Carta de Intenções?

A Carta de Intenções descreve o desafio e o processo de expansão que a Unifesp vem sofrendo nas sedes existentes nos sete municípios paulistas e a nova geografia do ensino superior que a constitui.

Desse modo, a entidade almeja o crescimento planejado, pleno e democrático, tendo as prefeituras como parceiras fundamentais para o sucesso da empreitada.

A “Frente dos Prefeitos para o Desenvolvimento da Unifesp” é uma iniciativa que ressalta a importância estratégica da universidade para a educação pública superior no estado de São Paulo e objetiva agregar os esforços das esferas municipal, estadual e federal com o intuito de garantir recursos e apoio político à realização desse projeto de interesse público.

dentroembu2


Comentários