Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Chico Brito participa da “Frente de Prefeitos” para desenvolver a Unifesp

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 28/12/2013

dentroembu

Prefeitura Embu das Artes Fernando Haddad, apontou a necessidade de ampliação da universidade no Estado

O prefeito Chico Brito participou da “Frente de Prefeitos para o Desenvolvimento da Unifesp” na sexta-feira (20/12), no anfiteatro da Reitoria da universidade, em São Paulo, reunindo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, prefeitos e autoridades de cidades onde existem campus da entidade: São Paulo, Guarulhos, Diadema, Osasco, Embu das Artes, Santos e São José dos Campos. 

No evento também houve a assinatura de uma Carta de Intenções entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e as sete prefeituras.

A iniciativa é pioneira na história da instituição e teve como objetivo envolver o Poder Público no apoio das ações de consolidação e desenvolvimento da universidade, de modo a atingir positivamente as regiões onde ela exerce suas atividades. 

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, mostrou a distribuição geográfica das unidades no Estado (que formam um anel universitário) e apresentou dados gerais sobre cursos, número de alunos, funcionários, ranking etc. 

Em sua conclusão, Smaili vislumbrou a integração das prefeituras e um projeto em conjunto: “Devemos desenvolver a Unifesp de maneira homogênea e nos conhecermos mutuamente”, declarou.

Entusiasta da Unifesp, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, apontou a necessidade de ampliação da universidade no Estado que, para ele, ficou muitos anos desconectado do resto do País. “Há estados em que a universidade federal está mais consolidada que aqui, por isso a importância da expansão para que ela se torne tão abrangente quanto à USP”.

Em seu discurso, logo após assinar a Carta de Intenções, o prefeito Chico Brito defendeu a aproximação da academia à comunidade, citando a educação, ciência e tecnologia como alavancas do desenvolvimento.

“Embu das Artes atenderá cerca de 5 milhões de pessoas da região, levando oportunidades a indivíduos que moram fora da Capital”, disse Chico Brito, destacando a importância do “anel universitário” e a descentralização dos campus.

Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a ampliação é imprescindível por conta dos dados existentes e do momento do País, como por exemplo os mais de 5 milhões de inscritos no Enem e as Políticas Públicas que estão aumentando o acesso da população à educação superior como o Prouni. “Cerca de 35% de estudantes estão nas universidades por conta desta política”, lembrou o ministro.

Mercadante reiterou a importância da expansão qualificada da universidade federal em São Paulo para atender uma demanda historicamente reprimida e defasada. “De 2008 pra cá o Ministério da Educação (MEC) investiu R$ 350 milhões na Unifesp”, enfatizou.

Para finalizar, o ministro discorreu sobre todos o campus das cidades paulistas: liberação de terrenos em Santos e Guarulhos tiveram parecer jurídico favorável e aguarda a assinatura do Gabinete da presidente Dilma Rousseff; implantação do curso de Direito em Guarulhos está sendo analisada conjuntamente com a OAB; São José dos Campos quer um curso de Medicina e poderá ser atendida futuramente; a cidade de Embu das Artes é uma área estratégica e possui um ambiente favorável para atrair estudantes; é fundamental a criação da Unifesp Leste para impulsionar o desenvolvimento local.

Outras autoridades presentes – prefeitos: Jorge Lapas (Osasco) e Carlos José de Almeida (São José dos Campos); vice-prefeito de Guarulhos, Carlos Derman; secretário da Educação de Diadema, Antonio Marcos Zaros Michels; secretário de Desenvolvimento Econômico de Santos, Omar Silva Junior; senador Eduardo Suplicy; deputado federal Paulo Teixeira; deputado federal Janete Pietá; coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Diretos Humanos e Cidadania (São Paulo), Guiomar Lopes.

O que é a Carta de Intenções?

A Carta de Intenções descreve o desafio e o processo de expansão que a Unifesp vem sofrendo nas sedes existentes nos sete municípios paulistas e a nova geografia do ensino superior que a constitui.

Desse modo, a entidade almeja o crescimento planejado, pleno e democrático, tendo as prefeituras como parceiras fundamentais para o sucesso da empreitada.

A “Frente dos Prefeitos para o Desenvolvimento da Unifesp” é uma iniciativa que ressalta a importância estratégica da universidade para a educação pública superior no estado de São Paulo e objetiva agregar os esforços das esferas municipal, estadual e federal com o intuito de garantir recursos e apoio político à realização desse projeto de interesse público.

dentroembu2


22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

21/04/2017

Câmara de Embu aprova multa a pichação, criação da Romu e título a Fábio Teruel

Os vereadores de Embu das Artes aprovaram nesta quarta-feira, dia 19, aplicação de multa a...

21/04/2017

Câmara aprova requerimento contra demora na reconstrução do muro

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão da terça-feira, 18,...

20/04/2017

Secretaria da Fazenda deposita 289 milhões em repasses de ICMS

As cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica receberam do governo do estado à...

18/04/2017

Alckmin assina convênios que permitem polícia acessar sistemas da Anatel

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta terça-feira, 18, o início da operacionalização da...

16/04/2017

Comissões de Finanças e de Transporte da Câmara de Taboão terão Audiência

As comissões de Finanças e de Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra vão realizar...

15/04/2017

Presidente da Câmara de Taboão recebe presidente do Legislativo de Embu

A presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereadora Joice Silva, recebeu numa visita...

13/04/2017

Partidos devem entregar prestações de contas de 2016 até 30 de abril

Os 35 partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem entregar à...

13/04/2017

416ª Zona Eleitoral pede ajuda da Câmara para incentivar cadastro de biometria

Para evitar as longas filas que se formam no período que antecede as eleições, e, ao mesmo tempo...

13/04/2017

Prefeito Jorge Costa assina convênio fruto de emenda da deputada Analice

O prefeito de Itapecerica da Serra Jorge Costa esteve no Palácio dos Bandeirantes para...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

25/04/2017

Secretária de Inclusão de Itapecerica fecha parceria com iniciativa privada

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Itapecerica da Serra e a Associação de...

25/04/2017

Vinttage Music Bar estreia com show de Helena Monteiro

A inauguração oficial da casa acontece nesta segunda-feira, dia 24, a partir das 19h, com shows...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.