Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Acidente e cassações marcaram os meses de outubro, novembro e dezembro

Por Ane Greice Passos | 26/12/2013

dentrosaolourenco

Foto: Edson TimóteoAcidente envolvendo um ônibus em São Lourenço da Serra deixa 15 mortos 

O mês de outubro começou com mudanças no Embu das Artes, o prefeito Chico Brito trocou o comando de 5 secretarias na cidade. A intenção desta ação do governo é gerar economia aos cofres municipais na ordem de R$ 278 mil/mês. A ação faz parte das medidas de contenção de gastos, anunciada em agosto pela prefeitura, que já modificou o salário do próprio prefeito.

Embu passou por mudanças para estabelecer o orçamento. Vários assuntos foram discutidos em outubro, mas um caso de extrema violência chocou os moradores da cidade.

Uma criança recém-nascida encontrada sem vida na Avenida Rotary comoveu os moradores do Embu. O bebê foi jogado em meio a muito mato e entulho, ainda sujo de sangue e com restos do cordão umbilical, a polícia acredita que o menino foi jogado no local logo depois de nascer. O abandono do recém-nascido chocou quem viu a cena.  

Em Itapecerica duas meninas de 12 e 13 anos, sumirem após faltarem a aula para ir ao Parque do Lago Francisco Rizzo, no município do Embu, para encontrar com 3 rapazes. As adolescentes ficaram quatro dias desaparecidas e foram localizadas no Centro de Embu. Ambas estavam muito abaladas e informarão que foram mantidas em cárcere privado e drogadas. 

Após entrevista com a assistente social as garotas foram encaminhadas para exames médicos e liberadas para retornarem as suas residências. O caso ainda esta em investigação policial.

Os itapecericanos em outubro tiveram a oportunidade de usufruir do Itapecerica Shopping, a obra que durava anos foi inaugurada no dia 22 e atraiu muitos moradores da cidade. Mesmo sem estar com 100% de funcionamento, o centro comercial contou com a presença de vários compradores e adolescentes, que já utilizaram o Shopping como local de encontro.

Outubro em Taboão da Serra foi o mês da lei do “pancadão”, que prevê a proibição de som alto em veículos. Esse projeto foi uma iniciativa da prefeitura para coibir o barulho dos alto falantes instalados em automóveis, que incomodava moradores de toda a região com músicas e dizeres pejorativos. Além de não haver limite para terminar, quem desobedecer à ordem e for flagrado nessas condições paga multa no valor de 3.000,00 e tem o equipamento apreendido.

Para manter os moradores informados sobre a lei de número 2173/13, foram espalhadas por toda cidade cartazes com os dizeres “Pancadão Não”. No mês de outubro os motoristas que desobedeceram à ordem foram multados e seus carros apreendidos. Pelo menos 28 veículos foram apreendidos pela GCM do Taboão.

Os taboanenses também reclamaram dos motoristas “velozes e furiosos”, que dirigiam ônibus em alta velocidade e desrespeitavam os passageiros. Ainda no munícipio a GCM aplicou multa de R$ 12 mil após flagrante de despejo de entulho e moradores continuaram a dividir opiniões sobre a instalação do Poupatempo na Praça Luiz Gonzaga alegando que a praça é o único espaço de lazer da região. Esses e outros assuntos pautaram o mês da cidade.

Os moradores da região já se acostumaram com as festas do peão de boiadeiro que são marcas registradas em Itapecerica, Cotia e também em Juquitiba, mas a última cidade passou por problemas para realizar o evento.  Menos de 24 horas antes do início do rodeio de Juquitiba a Justiça acatou liminar proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE) e proibiu a realização da festa do peão na cidade. 

A realização da festa foi alvo de polêmica desde a apresentação do projeto Câmara Municipal os vereadores, os parlamentares criticaram os erros que a proposta continha e o fato da venda dos ingressos para a festa terem começado antes da votação na Câmara. No segundo dia do evento a justiça liberou o show. 

Esses e outros assuntos fizeram parte dos editoriais dos municípios.

Novembro


Novembro é o mês de vários feriados. Finados lotou cemitérios de Itapecerica da Serra, Embu das Artes e Taboão da Serra, o dia da consciência negra teve vários eventos, homenagens e shows. O mesmo mês teve a campanha do câncer de próstata com o tema Novembro Azul, veja outros acontecimentos das cidades.

Embu das Artes teve um número baixo de cadastros de Biometria durantes os três meses de atendimento, a cidade participou pela primeira vez da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, houve sessões e aprovações na câmara e alguns assuntos foram destaques no mês.

Como o do Guindaste que caiu sobre casa e deixando dois feridos, o equipamento caiu sobre uma residência na Rua Siglatex, no bairro do Pinheirinho. De acordo com polícia militar a ocorrência foi atendida pelo Samu. Mãe e filho ficaram feridos no acidente. A mãe ficou presa sob os escombros e foi atingida numa das pernas. A criança teve ferimentos leves, segundo relatos de testemunhas.

Segundo o proprietário do terreno, seu João Batista, o guindaste estava instalado no local há aproximadamente três meses.  Para ele a queda foi causada pela movimentação natural do terreno.

Também houve manifestações no Pronto Socorro do Vazame. Cerca de 200 integrantes do MTST reivindicaram melhorias qualidade do atendimento no local e instalação de uma UTI Neonatal para na maternidade central. As lideranças do movimento relataram problemas como falta de cadeiras na recepção, ventiladores, macas e pediram melhorias na limpeza no local. Também informaram casos de maus tratos por parte de Guardas Municipais, mau atendimento da recepção e chegaram a dizer que alguns médicos estariam atendendo os pacientes acessando o Facebook ou tomando energéticos. 

No Taboão da Serra novembro foi um mês de muitos protestos. O movimento MTST, protestou na Praça Nicola Vivilechio, centro de Taboão da Serra. Cerca de 1 mil pessoas, que seguiram pelas ruas do Taboão até a prefeitura da cidade. Liderado pelo ex-vereador Paulo Félix (PMDB), e com o slogan, “O povo na rua, prefeito a culpa é sua”. O manifesto teve a intensão de cobrar o prefeito Fernando Fernandes, sobre questões habitacionais, que se referem à regularização de terras, e programas de moradia popular.

Em meio a tantos protestos a cidade parou devido à morte de um adolescente, após ação policial.  O adolescente de 16 anos foi assassinado com 2 disparos na cabeça por um policial do Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam). O jovem estaria dirigindo uma moto acompanhado por outro rapaz de 16 anos quando foram abordados no meio da rua. Ambos levantaram as mãos e sem motivo aparente o policial teria disparado dois tiros contra o jovem Vitor. O PM foi indiciado por homicídio doloso.

Uma onda de manifestações varreu a cidade após o ocorrido, vários ônibus foram queimados e pessoas saíram às ruas em apoio à família e pedindo justiça.

A cidade também teve queda de energia deixando o Pronto Socorro Central Akira Tada sem luz por 4 horas. Devido ao ocorrido dois pacientes precisaram ser removidos às pressas. Com falta constante de energia as queixas dos moradores contra a Eletropaulo se multiplicam, assim como os transtornos de ter equipamentos eletrônicos danificados.

Em Itapecerica da Serra um homem com idade entre 35 a 40 anos foi encontrado morto no Jardim Itaguaciara, segundo relato do delegado titular Doutor Marcelo Rocha. A vítima teria sido morta a machadadas após uma briga com outro homem. Ambos estariam bêbados e usando drogas pouco antes do crime.

Outro caso que chocou os moradores itapecericanos, foi à denúncia de maus tratos a um idoso de 82 anos, internado na casa de repouso denominada de Pais e Filhos. O idoso foi levado ao Pronto Socorro de Itapecerica por um funcionário que trabalha na limpeza da clínica. Segundo a filha dele, Marly Aparecida Ribeiro, o senhor apresentava ferimentos cobertos por larvas, ela suspeita que a casa de repouso funcione clandestinamente. Seu Valderico Marcílio Ribeiro estava internado no local há dois anos e quatro meses. O estado de podridão do corpo dele chocou os guardas e toda a equipe de atendimento.  

A cidade teve ainda reportagem do SPTV, da rede Globo, que filmou o bairro do Parque Paraíso e sofria com constantes quedas de energia. Também aconteceu a inauguração do posto de saúde do Valo Velho que irá atender moradores da região.

Dezembro


O último mês do ano foi marcado por processo de cassação e revogações. Em Juquitiba o prefeito Francisco Júnior Araújo Melo (PPS) foi cassado no inicio do mês e após alguns dias conseguiu embargo para recorrer ao caso, já no Embu das Arte o TRE revogou sentença que cassou mandato do vereador Ney Santos.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) anulou no dia 5, a sentença do juiz de Embu das Artes, Gustavo Sauaia, que cassou o mandato do vereador de Embu das Artes, Ney Santos (PSC), sob a alegação de captação ilícita de sufrágio. O TRE determinou o retorno do processo de cassação do vereador Ney Santos à 1ª instância e determinou que o magistrado ouvisse as testemunhas de defesa arroladas no processo. O processo foi devolvido para a cidade e passará por novas investigações. 

No Embu das Artes três criminosos armados invadiram a casa do prefeito de Embu das Artes, Chico Brito. A residência do prefeito fica no bairro do Capuava, numa região isolada. Durante a ação dos criminosos a filha de Chico Brito estava no imóvel junto com empregados. A adolescente chegou a ser amarrada enquanto os assaltantes reviravam toda a casa aparentemente procurando objetos de valor. Foram levadas duas malas, contendo joia, uma quantia em dinheiro não revelada, celulares, notebooks, tabletes e até um faqueiro da casa. 

No Taboão da Serra um PM aposentado, ficou seis horas e meia de intensa negociação com a polícia na sua residência. O homem disparou contra uma suposta “biqueira”, revoltado com a morte do filho de 24 anos, por overdose. Identificado como Royffman, o sargento, teria efetuado disparos e voltado para seu apartamento onde permaneceu por várias horas. Ele aceitou se entregar, desceu pelo elevador junto com outros policiais militares e ao chegar ao térreo escapou não se sabe como. 

Em dezembro foi à vez de Taboão receber a Marcha para Jesus, a 11° edição reuniu evangélicos da cidade. O grupo de quase 500 pessoas marchou do Colégio Adventista até o estacionamento do Parque das Hortênsias onde foi realizado o show evangélico com o cantor Thalles Roberto, Renascer Praise, Clóvis Pinho, Oseas Silva, Ebert Bispo e Yunic. Este ano foi a primeira vez que a marcha ocorreu na região central de Taboão da Serra, o que pode justificar a redução de público do evento. 
Em Itapecerica da Serra moradores participaram de audiências públicas para resolver assuntos pertinentes aos seus bairros. No Jardim Sampaio, moradores optaram por a construção de uma creche no campo. Na câmara foi discutida a jornada de trabalho dos professores da rede municipal e no Jacira os munícipes do bairro optaram pela instalação de um Posto Policial. A Biblioteca será remanejada e no seu lugar ficará a 1ª Cia da Polícia Militar.
A juíza eleitoral da cidade Patrícia de Assis Ferreira Braguini, julgou parcialmente procedente a ação movida contra o prefeito da cidade, Amarildo Gonçalves, sob a alegação de captação ilícita de sufrágio. A acusação foi movida por conta de uma reunião realizada com estágios no Hotel Del Verde, durante o período de campanha eleitoral, quando o prefeito Jorge Costa e a então secretária de Educação Soraia Regina teriam pedido votos para o candidato Chuvisco, que não estava presente no encontro.
Vereadores votaram pelas mudanças no desconto do IPTU, causando grande alvoroço entre os moradores. A Câmara municipal recebeu o 1° fórum de Meio Ambiente com a presença do Deputado Ivan Valente e o vereador Gerson Lazarin teve seu projeto de lei do Pancadão, que proibi o som alto em veículos, aprovado. 

Itapecerica teve vários eventos que agitaram a cidade. A corrida de Kart e carrinho de rolimã lotou as ruas e o aniversário de 35 anos de ordenação do padre Alberto Gambarini.

São Lourenço da Serra também foi capa dos noticiários com a explosão Agência do Banco do Brasil e uma das maiores tragédias que ocorreram em 2013 foi o acidente de envolvendo um ônibus no km 300 na Regis Bittencourt.

Pelo menos 15 pessoas morreram e mais de trinta ficaram gravemente feridas em um acidente com um ônibus da Viação Penha, no km 300, em São Lourenço da Serra (Grande São Paulo), por volta das 2h do dia 22 de dezembro. Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o ônibus que saiu de Curitiba/PR e seguia para o Rio de Janeiro/RJ e viajava com 54 passageiros seguia no sentido São Paulo quando saiu da pista e capotou em um barranco. (veja matéria aqui , aqui  e aqui )

Dezembro foi um mês movimentado e de finalizações dos trabalhos legislativos nas cidades da região. Problemas com a segurança e manifestações estavam presentes nas matérias diárias do site.

O Jornal na Net fechou o ano com o compromisso de manter os leitores bem informados e firmar o seu compromisso de ser “o seu site de noticias da região”.

Antonio de Jesus Rocha

A denúncia que o PSOL de Embu fez da máfia do asfalto também teve uma boa repercussão. Acho mereceria uma notinha.

26/04/2017

Prefeito Jorge Costa e deputados discutem aperfeiçoamento da Lei da Guarapiranga

O Auditório da Prefeitura de Itapecerica da Serra sediou na noite desta segunda-feira, 24 de...

25/04/2017

Secretária de Inclusão de Itapecerica fecha parceria com iniciativa privada

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Itapecerica da Serra e a Associação de...

25/04/2017

Vinttage Music Bar estreia com show de Helena Monteiro

A inauguração oficial da casa acontece nesta segunda-feira, dia 24, a partir das 19h, com shows...

24/04/2017

Moradores do Parque Santa Adélia em Itapecerica, sofrem com assaltos frequentes

Na última semana os bandidos esperaram as crianças e os adolescentes descerem do ônibus escolar,...

24/04/2017

Festa da Divina Misericórdia: Hoje Jesus volta o Seu olhar para nós

24/04/2017

Santuário em Itapecerica, recebe relíquia com ossos de santa

23/04/2017

Mancha Alvi Verde Taboão ajuda a alegrar festas das crianças do Amor Perfeito

Um grupo de integrantes da Mancha Alvi Verde Taboão da Serra Zona Sul faz bonito fora dos...

22/04/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam jovens de Embu atropelados por trem

Três jovens moradores de Embu das Artes vivenciaram um verdadeiro milagre durante o feriado de...

19/04/2017

Bombeiros são acionados para conter fogo em veículo em Taboão

Uma unidade do Corpo de Bombeiros foi acionada na tarde desta quarta-feira (19), para atender um...

18/04/2017

Itapecerica da Serra sedia Audiência Pública focada na Lei da Guarapiranga

No próximo dia 24 de abril a cidade de Itapecerica da Serra sediará uma audiência pública focada...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Homens são presos em flagrante por furto em estabelecimento comercial em Taboão

Policiais da RP conseguiram prender em flagrante dois homens que estavam furtando objetos de um...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.