Delegado de Itapecerica diz que o motorista pode ter dormido ao volante

O delegado de plantão Renato Coletes, falou com os jornalistas que estavam na Delegacia de Itapecerica da Serra sobre as atualizações do caso. Segundo Coletes, em depoimento o motorista do ônibus falou que pode ter dormido ao volante, pois quando se deu conta já estava descendo a ribanceira da Rodovia Régis Bittencourt, que fica na altura de São Lourenço da Serra. O delegado confirmou ainda que o condutor do veículo será indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e lesão corporal culposa. 

De acordo com atualizações, o ônibus estava com sua lotação máxima, 51 passageiros, o motorista e duas crianças que estavam no colo, totalizando 54 pessoas. O veículo partiu de Curitiba às 20h15 da noite de sábado, 21, e tinha como destino o Rio de Janeiro. Por volta das 2h30 da madrugado de domingo, 22, o motorista, supostamente, dormiu ao volante e desceu uma ribanceira localizada na altura do km 300 da Régis Bittencourt, em São Lourenço da Serra, o ônibus capotou. 13 pessoas morreram na hora e uma no caminho do Hospital Geral de Itapecerica. (veja)

Em conversa com o delegado ele afirmou que o caso trata-se de uma fatalidade e que o motorista prestou depoimentos e foi liberado. “Ele informou que tinha 24 anos que trabalhava como motorista e nunca sofreu um acidente. Não verifiquei a presença de uso de estimulantes que tirem o sono, mas o encaminhei, mesmo assim, para realização de exames de sangue”, disse o delegado de plantão Renato Coletes.

O motorista (que não foi identificado) informou em depoimento que chegou ás 7h da manhã de sábado, 21, e dormiu até a noite para viagem das 20h15. O condutor seguiria até Guarulhos, na Grande São Paulo, onde trocaria com outro motorista. Após o acidente ele recebeu atendimentos médicos e foi prestar depoimento, o delegado informou que ele responderá processo e não foi preso, pois se apresentou e ajudou nas investigações.

Feridos

No total foram 32 pessoas feridas, dentre eles quatro foram encaminhados para o Pronto Socorro de Itapecerica e outros quatro para o Pronto Socorro do Embu das Artes. Os socorridos no P.S. de Itapecerica da Serra e Embu das Artes foram levados com ferimentos leves e encontram-se bem.

Seis feridos foram encaminhados para o Hospital do Pirajussara em Taboão da Serra, a vítima, com o estado mais grave, é uma mulher que sofreu duas paradas cardiorrespiratórias, ela foi reanimada na sala de cirurgia. Outra mulher teve um trauma abdominal e precisou retirar o baço.

Foram encaminhadas 12 pessoas para o Hospital de Itapecerica da Serra, uma das pacientes encontra-se em estado grave, a mulher de 28 anos está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), ela foi operada para colocar um “fixador externo”.

Uma das passageiras que foi enviada para o HGIS, veio a óbito ao chegar ao hospital. A aposentada Regina Lucélia Guimarães, 58, iria passar as festas de fim de ano na casa da família do seu marido, no Rio de Janeiro. Regina e seu esposo Guilherme Feitosa, 30, estavam dormindo na hora do acidente. Guilherme sofreu fratura na mão e passou por cirurgia.

O Jornal na Net está acompanhando o estado de saúde dos passageiros. A empresa de ônibus Penha S/A, fez uma nota para os familiares.

Leia na integra:

"A Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha S/A, profundamente comovida, cumpre com o dever de informar que ocorreu um acidente com o ônibus nº 6002, que partiu no dia 21/12/2013, as 20:15 horas de Curitiba, com destino a cidade do Rio de Janeiro.
De acordo com as informações apuradas, o acidente ocorreu por volta das 02:00 horas do dia 22/12/2013, na BR 116, nas proximidades do Município de Itapecerica da Serra/SP. Os feridos foram encaminhados ao Hospital Geral de Itapecerica da Serra/SP (11-4668-8988), Hospital Geral de Pirajussara/SP (11-3583-9400) e Pronto Socorro de Embu das Artes/SP (11-4785-0154).
Passageiros sem ferimentos foram conduzidos aos seus respectivos destinos. Maiores informações serão prestadas no decorrer do dia, assim que disponíveis. Os familiares dos passageiros dispõem do seguinte telefone gratuito para obter informações adicionais: 0800-646-2122.
A empresa, desde já, solidariza-se com os familiares e amigos das vítimas."

Comentários