Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Corpo de Bombeiros vai investir mais em treinamento e equipamentos

Por Outro autor | 16/12/2013

bombeiroos600

Daniela KarinCorpo de Bombeiros começa á investir em treinos e equipamentos

Com as operações iniciadas em agosto de 2012, o Corpo de Bombeiros de Embu das Artes faz um balanço bastante positivo do trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade. Segundo o tenente Venâncio, o município que tem um Corpo de Bombeiros pode se sentir privilegiado, pois são poucos prefeitos, como Chico Brito, que apostam nesse importante equipamento de segurança. 

Atualmente, a base possui 30 bombeiros, uma viatura autotanque e uma viatura de resgate. Em média, são atendidas cerca de 400 ocorrências por mês, em sua maioria acidente de carro. 

No início das atividades, o Governo da Cidade de Embu das Artes arcou com o aluguel do prédio e a manutenção dos serviços essenciais. Em 2014, conforme a Lei Complementar nº. 174, de 16/12/2011, o Corpo de Bombeiros será mantido por uma contribuição paga pelos empresários, de acordo com o grau de periculosidade, atividade exercida e o tamanho de área construída. As despesas com recursos humanos eram e continuarão sendo pagas pelo governo do Estado. Estima-se que, com a taxa das 800 empresas da cidade, sejam arrecadados R$ 800 mil/ano. 

Estão isentos comércios, indústrias e estabelecimentos prestadores de serviços com área menor ou igual a 300 m2, com baixo risco de acidentes, além de associações de classe, religiosas, clubes esportivos, entidades de assistência social, escolas infantis, orfanatos e asilos, desde que sejam sem fins lucrativos, incluindo, ainda,  hospitais, casas de saúde e espaços do gênero. 

O Fundo Especial de Bombeiros (Febom) será regido por um Conselho Gestor a ser formado pela Prefeitura, Corpo de Bombeiro, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Embu das Artes (Acise) e Poder Legislativo. Na época de implantação, a Acise, inclusive, realizou uma pesquisa com seus associados e 100% dos entrevistados aceitaram a vinda do Corpo de Bombeiros. 

“Quando existe um Corpo de Bombeiros na cidade, a taxa de seguro das empresas cai consideravelmente” - ressalta o tenente Venâncio. Ele também afirma que, com uma arrecadação específica, poderá investir mais em treinamento e equipamentos. “Será uma importante evolução” – destaca. 

No início do ano, por causa do incêndio da boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o Corpo de Bombeiros teve um trabalho fundamental na cidade. Segundo o tenente Venâncio, 100% dos bares e casas noturnas estão com o alvará em dia. Periodicamente, a corporação também realiza treinamento junto às empresas de grande porte, assim como em órgãos públicos. 

Graças à base de Embu das Artes, vários casos já foram bem sucedidos. O mais famoso foi o de uma adolescente que ficou embaixo de um carro dentro do córrego em frente à corporação. O assunto até ganhou destaque na TV Record. O Corpo de Bombeiros Embu das Artes está à disposição, 24 horas por dia. Em caso de emergência, basta ligar para 193.

20/04/2018

Abertas inscrições para eleição do Conselho de Segurança Alimentar

A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que o período de inscrições para participar das...

20/04/2018

Anatel aprova redução na tarifa de telefonia fixa da Telefônica

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje(19) redução nos preços cobrados da...

20/04/2018

Inclusão Social abre inscrições para cursos e workshops em Itapecerica

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento...

19/04/2018

Ong mundo da Fantasia promove Festa Beneficente no próximo dia 27 maio

A Ong Mundo da Fantasia irá realizar no dia 27 de maio, no CEMUR uma feijoada com pagode e muita...

17/04/2018

Quatro bancos concentram maior parte do crédito no país

Os quatro maiores bancos do país – Itaú-Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica...

17/04/2018

Mulheres se destacam na criação do próprio negócio em Taboão da Serra

Elas ultrapassaram barreiras, quebraram tabus e se tornaram donas do próprio negócio. O número...

16/04/2018

Receita Federal alerta contra ação de golpistas que usam falso e-mail

A Receita Federal alerta para a circulação de um e-mail falso em nome da instituição.

A...

20/04/2018

Embu das Artes recebe mais um prêmio na área da saúde

Referência no tratamento da tuberculose e com um dos maiores índices de cura do Estado de São...

20/04/2018

Circuito Sesc acontece neste domingo, 22 com atrações gratuitas

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, e...

20/04/2018

Abertas inscrições para eleição do Conselho de Segurança Alimentar

A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que o período de inscrições para participar das...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.