Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Dep. Federal Ivan Valente participa do 1° Fórum do meio ambiente em Itapecerica

Por Ane Greice Passos | 15/12/2013

deputadodentroambiente

Ane Greice PassosDeputado Federal Ivan Valente e vereadores Sangue Bons e Toninho do Embu das Artes participam do 1° Fórum do Meio Ambiente organizado pelo professor Elias Framesqui e Davi Carvalho.

Neste sábado, 14, a Câmara Municipal de Itapecerica da Serra recebeu o 1° Fórum Regional de Meio Ambiente, organizado por Elias Framesqui e Davi Carvalho. O encontro teve a presença do Deputado Federal Ivan Valente, a representante do APA Embu Maria Isabel Franco e Arquiteto e Urbanista Carlo Alberto Pinheiro. Também estiveram presentes moradores do município, estudantes, ambientalistas e os vereadores Sangue Bons e Toninho do Embu das Artes. (fotos)

Com inicio às 09 horas, o fórum debateu a construção de moradias nas cidades de Itapecerica, Embu, Embu-Guaçu, São Lourenço e Juquitiba e sua influência na bacia fluvial das cidades e o desiquilíbrio ambiental. Carlos Alberto Pinheiro, que é especialista em projetos ambientais palestrou e tirou dúvidas dos presentes.

Pinheiro destacou a necessidade de rever a lei 12.233/06 Guarapiranga, que fiscaliza construções e preserva a área de manancial. Com uma explicação detalhada, por meio de slides e gráficos, o Arquiteto destacou a necessidade de verificação e acompanhamento das ocupações irregulares.

“Posso afirmar que não existe fiscalização municipal para construção na cidade”, disse e destacando ainda a necessidade de debater o assunto com a população. “Deveria ter uma audiência pública sobre a lei Guarapiranga”.

Também palestrou uma das idealizadoras do APA Embu das Artes Maria Isabel Franco. O APA é uma área de proteção ambiental que foi criada pela lei complementar n° 108/2008, ela auxilia no crescimento saudável de Embu das Artes, garantindo a qualidade de vida dos moradores de Embu visando à sustentabilidade.

dentromeioambiente


Maria Isabel explicou o projeto na cidade e evidenciou a importância da preservação do meio ambiente, não só no quesito local, mas na abrangência mundial. “Eu sou habitante do planeta, não habito um único lugar”, destacou a educadora.

A represente da APA, no meio de sua explicação e detalhamento do programa, destacou a importância dos moradores de Itapecerica da Serra e região de serem educados ambientalmente com informações sobre a sua cidade. 

“Como uma criança pode ser corresponsável pelo mundo, se ela não é corresponsável pelo córrego que passa atrás da sua casa”, e complementou. “Falta à educação municipal sobre o meio ambiente local. Os livros acadêmicos de Itapecerica não possui informações da cidade”, finalizou. 

No meio de cada palestra foram abertos espaços para discussões e esclarecimento de dúvidas, o professor Elias Framesqui foi o cerimonialista e Davi Carvalho, gravou todo o fórum.


Presença especial do Deputado Federal Ivan Valente

Ivan Valente participou do Fórum em Itapecerica da Serra falando sobre os problemas ambientais do Brasil e as responsabilidades de governantes e cidadãos para com o meio ambiente.

O político do PSOL, que é um defensor do meio ambiente, foi bem recebido por todos os presentes na câmara dos vereadores e prendeu a atenção com suas explicações e discurso ambiental.

Depois de terminada a sua participação Ivan Valente, falou com o Jornal na Net sobre a importância do fórum realizado no município. “Um congresso que a questão ambiental é prioridade é um grande avanço organizativo da sociedade civil. Nós entendemos que os problemas dos grandes centros urbanos são gravíssimos, e a população é vitima disso”, afirmou.

O deputado federal tirou fotos com os organizadores Elias Framesqui e Davi Carvalho, e os vereadores Sangue Bom e Toninho do Embu das Artes. Valente finalizou sua participação mandando uma mensagem para os moradores das cidades participantes do evento.

“À medida que você polui os rios e expande a ocupação do solo sem planejamento, você prejudica a população e a população mais carente. Se temos enchentes, trânsito, se o esgoto vai para os rios isso tudo é um problema ambiental que prejudica a sociedade. Esse fórum é importante para conscientização da comunidade e uma oportunidade para conhecerem os problemas”, finalizou.

Adélcio Almeida Alcântara

So acho lamentável que a maioria dos vereadores não estavam lá, so presenciei a o vereador Sangue Bom no evento. Um assunto de estrema relevância para nos cidade que eu cidade com varias mazelas por motivos das leis de mananciais não tinha a comunicação da Prefeitura a secretaria de Meio ambiente não deu mínimo valor passou la so pra da um ola,agora se fossem um evento da Prefeitura com um coquetel grande estaria la todos batendo palmas. Parabéns o Psol de Itapecerica da serra pela iniciativa

21/07/2017

Homem é detido transportando dois pássaros em uma mochila na Régis Bittencourt

A PRF efetuou a prisão de um homem com dois picharros após fiscalizaç&ati

19/07/2017

Secretaria de Planejamento e meio ambiente de Itapecerica inicia o Cidade Segura

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, em trabalho conjunto com a...

18/07/2017

Frio chegou à capital paulista e temperaturas podem chegar a 8°C

O inverno chegou e as temperaturas sofrem variações e continua trazendo frio intenso na capital...

04/07/2017

Sabesp tem inscrições abertas para curso de pesquisa de vazamentos

A Sabesp oferece curso gratuito de pesquisa de vazamentos até o final do ano na Região...

23/06/2017

Mês do Meio Ambiente leva projeto de horta para bairros de Embu das Artes

20/06/2017

Licença ambiental em Embu, Taboão e Itapecerica é com a empresa Novo Olhar

Obter licença ambiental para realizar obras é um dos grandes desafios de quem atua nos...

12/05/2017

Prefeitura de Itapecerica realiza limpeza no Jardim das Oliveiras

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços, por meio da Regional do Jardim Jacira, finalizou a...

09/05/2017

Morador do centro de Embu cobra poda de árvore há 5 anos

Há cinco anos, Luiz Carlos Lombardo solicita a poda ou remoção de árvores na Rua Belo Horizonte,...

04/05/2017

Empresa é acusada de descartar lixo hospitalar em afluente do rio Embu-Mirim

Uma empresa que segundo as informações iniciais faz a coleta de lixo hospitalar nas cidades de...

27/04/2017

Alckmin quer garantir preservação em área que abastece Embu e Itapecerica

O governador Geraldo Alckmin encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 199/2017, que...

26/07/2017

Como falar com você mesmo no WhatsApp; dica é útil para salvar informações

Criar uma conversa para falar com você mesmo no WhatsApp pode ser útil para salvar uma foto e...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.