Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Dep. Federal Ivan Valente participa do 1° Fórum do meio ambiente em Itapecerica

Por Ane Greice Passos | 15/12/2013

deputadodentroambiente

Ane Greice PassosDeputado Federal Ivan Valente e vereadores Sangue Bons e Toninho do Embu das Artes participam do 1° Fórum do Meio Ambiente organizado pelo professor Elias Framesqui e Davi Carvalho.

Neste sábado, 14, a Câmara Municipal de Itapecerica da Serra recebeu o 1° Fórum Regional de Meio Ambiente, organizado por Elias Framesqui e Davi Carvalho. O encontro teve a presença do Deputado Federal Ivan Valente, a representante do APA Embu Maria Isabel Franco e Arquiteto e Urbanista Carlo Alberto Pinheiro. Também estiveram presentes moradores do município, estudantes, ambientalistas e os vereadores Sangue Bons e Toninho do Embu das Artes. (fotos)

Com inicio às 09 horas, o fórum debateu a construção de moradias nas cidades de Itapecerica, Embu, Embu-Guaçu, São Lourenço e Juquitiba e sua influência na bacia fluvial das cidades e o desiquilíbrio ambiental. Carlos Alberto Pinheiro, que é especialista em projetos ambientais palestrou e tirou dúvidas dos presentes.

Pinheiro destacou a necessidade de rever a lei 12.233/06 Guarapiranga, que fiscaliza construções e preserva a área de manancial. Com uma explicação detalhada, por meio de slides e gráficos, o Arquiteto destacou a necessidade de verificação e acompanhamento das ocupações irregulares.

“Posso afirmar que não existe fiscalização municipal para construção na cidade”, disse e destacando ainda a necessidade de debater o assunto com a população. “Deveria ter uma audiência pública sobre a lei Guarapiranga”.

Também palestrou uma das idealizadoras do APA Embu das Artes Maria Isabel Franco. O APA é uma área de proteção ambiental que foi criada pela lei complementar n° 108/2008, ela auxilia no crescimento saudável de Embu das Artes, garantindo a qualidade de vida dos moradores de Embu visando à sustentabilidade.

dentromeioambiente


Maria Isabel explicou o projeto na cidade e evidenciou a importância da preservação do meio ambiente, não só no quesito local, mas na abrangência mundial. “Eu sou habitante do planeta, não habito um único lugar”, destacou a educadora.

A represente da APA, no meio de sua explicação e detalhamento do programa, destacou a importância dos moradores de Itapecerica da Serra e região de serem educados ambientalmente com informações sobre a sua cidade. 

“Como uma criança pode ser corresponsável pelo mundo, se ela não é corresponsável pelo córrego que passa atrás da sua casa”, e complementou. “Falta à educação municipal sobre o meio ambiente local. Os livros acadêmicos de Itapecerica não possui informações da cidade”, finalizou. 

No meio de cada palestra foram abertos espaços para discussões e esclarecimento de dúvidas, o professor Elias Framesqui foi o cerimonialista e Davi Carvalho, gravou todo o fórum.


Presença especial do Deputado Federal Ivan Valente

Ivan Valente participou do Fórum em Itapecerica da Serra falando sobre os problemas ambientais do Brasil e as responsabilidades de governantes e cidadãos para com o meio ambiente.

O político do PSOL, que é um defensor do meio ambiente, foi bem recebido por todos os presentes na câmara dos vereadores e prendeu a atenção com suas explicações e discurso ambiental.

Depois de terminada a sua participação Ivan Valente, falou com o Jornal na Net sobre a importância do fórum realizado no município. “Um congresso que a questão ambiental é prioridade é um grande avanço organizativo da sociedade civil. Nós entendemos que os problemas dos grandes centros urbanos são gravíssimos, e a população é vitima disso”, afirmou.

O deputado federal tirou fotos com os organizadores Elias Framesqui e Davi Carvalho, e os vereadores Sangue Bom e Toninho do Embu das Artes. Valente finalizou sua participação mandando uma mensagem para os moradores das cidades participantes do evento.

“À medida que você polui os rios e expande a ocupação do solo sem planejamento, você prejudica a população e a população mais carente. Se temos enchentes, trânsito, se o esgoto vai para os rios isso tudo é um problema ambiental que prejudica a sociedade. Esse fórum é importante para conscientização da comunidade e uma oportunidade para conhecerem os problemas”, finalizou.

05/06/2018

Dia Mundial do Meio Ambiente: Óleo de cozinha usado é transformado em sabão

A alternativa sustentável de transformar óleo comestível residual em sabão ecológico é uma das...

02/06/2018

Criação de abelhas sem ferrão é tema de palestra em Embu das Artes

Com o intuito de estimular a criação de abelhas nativas brasileiras sem ferrão, bem como...

28/05/2018

Embu das Artes promove mesa redonda sobre Profissões Ambientais no 1º Simpósio

No dia 05 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) será realizado o 1º...

18/05/2018

Embu das Artes terá o Primeiro Simpósio de Economia Verde

Em homenagem ao dia nacional do meio ambiente, comemorado em 05 de junho, a cidade de Embu das...

13/05/2018

Astral faz dedetização e controle de pragas em Taboão, Embu, Itapecerica e SP

Quem mora ou trabalha em Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica e Zona Oeste de São Paulo...

07/05/2018

Moradores do Embu Mirim revitalizam espaço degradado pelo lixo

Moradores do Embu Mirim se uniram e juntos conseguiram revitalizar um espaço antes degradado...

05/05/2018

Itapecerica da Serra ganha manifesto para a preservação ambiental

25/04/2018

Viveiro Municipal promove ação de reciclagem de óleo em Embu

O Viveiro Municipal, localizado em Embu das Artes, está promovendo a ação Reciclagem de Óleo,...

24/04/2018

Prefeitura de Itapecerica realiza plantio de árvores na Praça Marilene Benedicta

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente,...

23/04/2018

Taboão está entre as melhores cidades no ranking de saneamento básico

Foi lançado na última quarta-feira (18) pelo Instituto Trata Brasil e em parceria com a GO...

18/06/2018

TaboãoPrev presta contas durante audiência pública na Câmara Municipal

A autarquia municipal TaboãoPrev, responsável pelo fundo de pensão do funcionalismo público,...

18/06/2018

Câmara Municipal de Taboão aprova alteração da alíquota patronal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram, durante a sessão do último dia 12, um projeto de lei...

18/06/2018

PM prende homem com três armas de fogo após ele disparar tiros em Taboão

A Polícia Militar prendeu em flagrante, na rua Santa Luzia, em Taboão da Serra, um homem com uma...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.