Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Entre aplausos e vaias, vereadores votam pelo reajuste no IPTU de Itapecerica

Por Ane Greice Passos | 4/12/2013

dentro03.12.13

Ane Greice PassosVereador Edicarlos Sangue Bom, protesta contra a provação do reajuste no IPTU em Itapecerica da Serra e é aplaudido pelos moradores presentes na Câmara

Foi votada na noite desta terça-feira, 03, pela maioria dos vereadores da Câmara Municipal a aprovação do projeto que prevê mudanças no desconto do IPTU em Itapecerica da Serra. Com discursos do vereador Edicarlos Sangue Bom, que é contrario ao reajuste e do vereador Dr. José Martins que é a favor, o projeto foi aprovado com diminuição do desconto à vista para 20% (em 2013 era de 30%) e aumento no valor parcelado.

Entre discursos contra e a favor, o projeto teve a aprovação por 8 votos favoráveis a 3 votos contra. Os vereadores Edicarlos Sangue Bom, Alex Pires e Professor Ernandes rejeitarão o reajuste, o restante da tribuna votou a favor, menos o vereador Toninho Trolesi que não estava presente na Sessão.

Utilizando do seu direito da palavra, Sangue Bom protestou contra as mudanças no imposto e pediu o apoio de seus colegas da casa. “Eu peço para meus amigos vereadores que votem com consciência, que não aprovem esse projeto do IPTU, que prejudica os cidadãos de Itapecerica”, disse o vereador.

Sangue utilizou os 30 minutos concedidos pela Câmara para pedir, com fervor, a rejeição do reajuste. O parlamentar ressaltou que esse aumento ira prejudicar o povo Itapecericano e completou sua fala afirmando. “Quem me trouxe para Câmara foram os cidadãos, eu trabalho por eles. Se esse projeto for aprovado vou amanhã para as ruas protestar”. No fim do seu discurso o vereador foi aplaudido de pé, por moradores presentes na 38° sessão ordinária.

O Dr. José Martins também usou seu direito da palavra para demonstrar apoio ao aumento. Ocupante de cargo político há anos, o vereador falou sobre a importância do arrecadamento. “A cidade de Itapecerica é um município de pouca arrecadação. Vivemos de IPTU, IPVA e outros impostos, esse valor arrecadado é para benefício da população”, disse.

Após os discursos foi aberta a votação, tendo a interação dos moradores presentes a cada voto contra ou a favor. Sangue Bom, como esperado, votou contra. O vereador Alex Pires também foi contrario ao aumento, afirmando que seu compromisso é com o povo Itapecericano, sendo aplaudido pela decisão.

No momento do voto do Pastor Ernandes, o vereador realizou um pequeno discurso, ressaltando que seu voto não era por pressão e sim por seus ideais. O professor causou euforia da câmara, após ser contrario ao aumento, mas afirmou que: “não se faz governo sem arrecadação de impostos”.

O último a votar foi o presidente Cícero Costa, o vereador deu seu voto favorável ao projeto. Declarando o reajuste do IPTU aprovado.

Após o término da 38° sessão ordinária de Itapecerica da Serra, moradores que estavam presentes na Câmara Municipal foram para frente da casa e assopraram apitos, em repudio a decisão, de alguns vereadores, favorável do aumento.


Mudanças no IPTU de Itapecerica da Serra 


Finalizados os trabalhos da Câmara, o Presidente Cícero Costa falou para o Jornal na Net, sobre os valores do IPTU e seus reajustes. O vereador responsável deu uma breve explicação sobre alguns motivos que ocasionaram o aumento e os benefícios para cidade que os valores trarão. Principalmente no quesito de diferenciação dos valores entre os bairros.

“Antes quem morava no centro pagava o mesmo valor de quem morava no Parque Paraíso, agora os valores são proporcionais”, disse Cícero que atribui o reajuste também aos valores devidos por moradores que se encontram em situação irregular com os impostos e pessoas em moradias irregulares.

“Não podemos ser tão radicais, os três milhões, a mais, arrecadados em 2014, serão convertidos para cidade, e é nossa obrigação monitorar com que é gasto”, disse.

Os valores dos impostos serão alterados a partir de 2014, o desconto que anteriormente era de 30% para pagamento à vista, passa para 20% e para parcelado de 15% passará para 10%.




23/04/2018

Prefeito Fernando firma parceria com MP para implantação da Patrulha Guardiã

O prefeito Fernando Fernandes assinou na quinta-feira (3), o Termo de Cooperação com o...

21/04/2018

Governo diz que terá de adiar reajuste de servidor para fechar contas em 2019

Para tentar impedir a paralisação da máquina administrativa e dos investimentos públicos no ano...

21/04/2018

Vereador Marcos Paulo elogia atuação da GCM em Taboão da Serra

O vereador Marcos Paulo vem usando a tribuna da Câmara Municipal para elogiar o trabalho...

21/04/2018

Câmara Municipal aprova título de Cidadão Taboanense para o padre Weliton Angeli

Na sessão da última terça-feira, dia 17, os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por...

21/04/2018

Presidente Joice Silva e as vereadoras Priscila e Rita receberam prêmio

A presidente da Câmara de Taboão da Serra, Joice Silva e as vereadoras Priscila Sampaio e Rita...

20/04/2018

Anderson Nóbrega é nomeado novo secretário de esportes em Embu das Artes

Na tarde da última quinta-feira (19), em Embu das Artes, o prefeito Ney Santos nomeou Anderson...

18/04/2018

Senado aprova projeto que obriga escolas a combaterem bullying

O Senado aprovou, nesta terça-feira (17), o projeto que obriga as escolas a desestimularem seus...

17/04/2018

Após revisão, governo anuncia cancelamento de 422 mil benefícios sociais

Após um trabalho de revisão de benefícios sociais concedidos pelo governo federal, 422 mil serão...

14/04/2018

Câmara Municipal entrega título de Cidadão Taboanense ao padre Kirano

No último domingo, dia 8, a Câmara Municipal de Taboão da Serra entregou o título de Cidadão...

12/04/2018

4º Encontro de Autismo reuniu quase mil pessoas no Cemur, em Taboão

Quase mil pessoas participaram do 4º Encontro de Autismo de Taboão de Serra, realizado no...

23/04/2018

Prefeito Fernando firma parceria com MP para implantação da Patrulha Guardiã

O prefeito Fernando Fernandes assinou na quinta-feira (3), o Termo de Cooperação com o...

23/04/2018

SAMU promove curso de primeiros socorros na Escola do Legislativo de Taboão

A Escola do Legislativo de Taboão da Serra recebeu no dia 19, no plenário da Câmara, a equipe do...

23/04/2018

Coletivo Itapecericano das Artes realizou o 1º Sarau Sem Nome

O coletivo Itapecericano das Artes  realizou no dia último 14 o 1º Sarau Sem Nome em Itapecerica...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.