Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Entre aplausos e vaias, vereadores votam pelo reajuste no IPTU de Itapecerica

Por Ane Greice Passos | 4/12/2013

dentro03.12.13

Ane Greice PassosVereador Edicarlos Sangue Bom, protesta contra a provação do reajuste no IPTU em Itapecerica da Serra e é aplaudido pelos moradores presentes na Câmara

Foi votada na noite desta terça-feira, 03, pela maioria dos vereadores da Câmara Municipal a aprovação do projeto que prevê mudanças no desconto do IPTU em Itapecerica da Serra. Com discursos do vereador Edicarlos Sangue Bom, que é contrario ao reajuste e do vereador Dr. José Martins que é a favor, o projeto foi aprovado com diminuição do desconto à vista para 20% (em 2013 era de 30%) e aumento no valor parcelado.

Entre discursos contra e a favor, o projeto teve a aprovação por 8 votos favoráveis a 3 votos contra. Os vereadores Edicarlos Sangue Bom, Alex Pires e Professor Ernandes rejeitarão o reajuste, o restante da tribuna votou a favor, menos o vereador Toninho Trolesi que não estava presente na Sessão.

Utilizando do seu direito da palavra, Sangue Bom protestou contra as mudanças no imposto e pediu o apoio de seus colegas da casa. “Eu peço para meus amigos vereadores que votem com consciência, que não aprovem esse projeto do IPTU, que prejudica os cidadãos de Itapecerica”, disse o vereador.

Sangue utilizou os 30 minutos concedidos pela Câmara para pedir, com fervor, a rejeição do reajuste. O parlamentar ressaltou que esse aumento ira prejudicar o povo Itapecericano e completou sua fala afirmando. “Quem me trouxe para Câmara foram os cidadãos, eu trabalho por eles. Se esse projeto for aprovado vou amanhã para as ruas protestar”. No fim do seu discurso o vereador foi aplaudido de pé, por moradores presentes na 38° sessão ordinária.

O Dr. José Martins também usou seu direito da palavra para demonstrar apoio ao aumento. Ocupante de cargo político há anos, o vereador falou sobre a importância do arrecadamento. “A cidade de Itapecerica é um município de pouca arrecadação. Vivemos de IPTU, IPVA e outros impostos, esse valor arrecadado é para benefício da população”, disse.

Após os discursos foi aberta a votação, tendo a interação dos moradores presentes a cada voto contra ou a favor. Sangue Bom, como esperado, votou contra. O vereador Alex Pires também foi contrario ao aumento, afirmando que seu compromisso é com o povo Itapecericano, sendo aplaudido pela decisão.

No momento do voto do Pastor Ernandes, o vereador realizou um pequeno discurso, ressaltando que seu voto não era por pressão e sim por seus ideais. O professor causou euforia da câmara, após ser contrario ao aumento, mas afirmou que: “não se faz governo sem arrecadação de impostos”.

O último a votar foi o presidente Cícero Costa, o vereador deu seu voto favorável ao projeto. Declarando o reajuste do IPTU aprovado.

Após o término da 38° sessão ordinária de Itapecerica da Serra, moradores que estavam presentes na Câmara Municipal foram para frente da casa e assopraram apitos, em repudio a decisão, de alguns vereadores, favorável do aumento.


Mudanças no IPTU de Itapecerica da Serra 


Finalizados os trabalhos da Câmara, o Presidente Cícero Costa falou para o Jornal na Net, sobre os valores do IPTU e seus reajustes. O vereador responsável deu uma breve explicação sobre alguns motivos que ocasionaram o aumento e os benefícios para cidade que os valores trarão. Principalmente no quesito de diferenciação dos valores entre os bairros.

“Antes quem morava no centro pagava o mesmo valor de quem morava no Parque Paraíso, agora os valores são proporcionais”, disse Cícero que atribui o reajuste também aos valores devidos por moradores que se encontram em situação irregular com os impostos e pessoas em moradias irregulares.

“Não podemos ser tão radicais, os três milhões, a mais, arrecadados em 2014, serão convertidos para cidade, e é nossa obrigação monitorar com que é gasto”, disse.

Os valores dos impostos serão alterados a partir de 2014, o desconto que anteriormente era de 30% para pagamento à vista, passa para 20% e para parcelado de 15% passará para 10%.




Davi Perez de Carvalho

O que me deixa indignado é o fato de não transmitirem pela internet (por que será, não?. Não transmitiram com medo de serem marcados pela medida nada democrática, na verdade agem como se fossem nossos pais, falando do que é melhor para nós. Chega de posturas antidemocráticas e patriarcais, queremos tribuna livre já!

Enaldo

ISTO E UMA vergonha espero que todos eleitores lembre disto nas unas; tem um monte de ex-vereadores na administração que não ajuda em nada para nossa cidade vou citar alguns tubinaba, josé de moraes,tonho paraiba,miro que esta na regional do potuvera e outros se nos eleitores falamos nas urnas que nao queriamos porque o prefeito colocou estes para contrariar a população vamos lebrar

Camila

A saúde da nossa cidade já morreu, não temos médicos, remédio, respeito, os funcionários estão desmotivados com tanta perseguição. A DR: DALMATA só pensa na equipe de forasteiros que trouxe para nossa cidade, esses sim são valorizados e bem remunerados. Sr. Prefeito tome uma atitude com relação a nossa saúde.

gil

Parabéns aos vereadores Sangue Bom, Alex Pires e Ernandes por votarem contra o aumento do IPTU. Agora, com relação aos que votaram a favor,vamos lembrar muito bem deles nas próximas eleições! Podem ter certeza disso!

Jesus

Vamos ter que limpar a câmara de vereadores, novamente

tempestade

o chuvisco vai virar um TSUNAMI!!!

contribuinte1

Eu acho justo quem está mais longe ter menor imposto. Veja só, onde resido, o lixeiro passa 2 vezes por semana e no resto da cidade 3 e no centro todos os dias. Por que tenho que pagar igual?? Onde resido não tem asfalto, por que pagar mais?? Onde resido não tem infra, por que pagar mais?? Justíssimo!! Itapecerica pode estar abandonada em algumas localidades. Amo Itapecerica!!! Melhorou muito esses 15 anos MUITOOO e sempre tem o que melhorar.

oscar rtieiro colás

O problema, não é somente o aumento e a diminuição do desconto, que também significa no fim uma forma de aumento. O problema é que o aumento foi proposto sem que fosse realizada qualquer audiência pública. Sem nenhum estudo ou demonstrativo que justificasse o aumento. A valoração dos imóveis não teve referencial nem critério. A sessão e sua decisão devem ser anuladas

CONTRIBUINTE

KKKKKK, ISTO E ITAPECERICA, DEPOIS DE UM AUMENTO QUE OS VEREADORES TIVERAM 61,8% DE AUMENTO QUE SAIU DO DIARIO OFICIAL. ISTO E UMA VERGONHA! ENTÃO QUE DIZER QUE OS BAIRROS MAIS DISTANTES VAI TER REDUÇÃO DE IMPOSTOS? FALTA RECAPEAMENTOS DAS RUA BOCA DE LOBO CHEIA DE LIXO SEM CONDIÇÕES. ESTRADAS E RUAS CHEIA DE BURACOS ESTRADA JOÃO RODRIGUES DE MORAES PESSIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO! PORQUE JOSE MARTINS E OS OUTROS VEREADORES NÃO REDUZ OS SEUS SALARIOS QUE CHEGA A MAIS DE 10 MIL, KKKKKK, E PRA RIR, ITAPECERICA ESTA ABANDONADA!

23/05/2017

Juiz mantém decisão que obriga prefeitura a administrar cemitérios de Embu

O juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Embu das Artes, Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy negou...

22/05/2017

Embu é a cidade da região que mais recebe recursos do governo do Estado

Nos primeiros meses de 2017 Embu das Artes vem consolidando sua posição como a cidade da região...

19/05/2017

Lei da deputada Analice Fernandes protege mulher vítima de violência

Lei de autoria da deputada estadual Analice Fernandes de proteção a mulher vítima de violência...

19/05/2017

Comunidade japonesa homenageia Dr. Onishi por vitória na eleição em Taboão

O vereador de Taboão da Serra, Dr. Ronaldo Onishi, foi homenageado com diploma de Honra ao...

18/05/2017

Delação de donos da JBS envolvendo presidente agrava crise política no Brasil

O país amanhece perplexo com mais uma delação de corrupção. Desde vez a denúncia é de que o...

16/05/2017

Vereador afirma que roubos em Embu acontecem pra prejudicar Ney Santos

Os roubos e furtos a equipamentos públicos como creches, Unidades Básicas de Saúde e escolas...

16/05/2017

Escola do Legislativo de Taboão ganha sala de aula para ministrar cursos

A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu uma noite histórica, nesta segunda-feira, 15,...

13/05/2017

Câmara de Taboão aprova lei que amplia licença maternidade para 180 dias

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade de votos, na sessão do dia 9, o...

13/05/2017

Joice e Johnatan aprovam lei contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

A vereadora Joice Silva (PTB), presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, e o vereador...

13/05/2017

Câmara de Taboão aprova regulamentação da Escola do Legislativo

A mesa diretora da Câmara Municipal de Taboão da Serra apresentou um projeto de resolução...

23/05/2017

GCM prende homem acusado de esfaquear outros três após briga num bar em Taboão

Uma briga de bar quase terminou em tragédia na noite desta segunda-feira, 22, em Taboão da...

23/05/2017

Polícia prende dois acusados de cometer assaltos em Embu

Os soldados Mendes e o soldado Arcanjo da Polícia Militar conseguiram efetuar a prisão de dois...

23/05/2017

Pioneira em especialidades médicas, Clínica São Bento atende 20 convênios

Os moradores de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica podem contar com a Clínica São...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.