Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Entre aplausos e vaias, vereadores votam pelo reajuste no IPTU de Itapecerica

Por Ane Greice Passos | 4/12/2013

dentro03.12.13

Ane Greice PassosVereador Edicarlos Sangue Bom, protesta contra a provação do reajuste no IPTU em Itapecerica da Serra e é aplaudido pelos moradores presentes na Câmara

Foi votada na noite desta terça-feira, 03, pela maioria dos vereadores da Câmara Municipal a aprovação do projeto que prevê mudanças no desconto do IPTU em Itapecerica da Serra. Com discursos do vereador Edicarlos Sangue Bom, que é contrario ao reajuste e do vereador Dr. José Martins que é a favor, o projeto foi aprovado com diminuição do desconto à vista para 20% (em 2013 era de 30%) e aumento no valor parcelado.

Entre discursos contra e a favor, o projeto teve a aprovação por 8 votos favoráveis a 3 votos contra. Os vereadores Edicarlos Sangue Bom, Alex Pires e Professor Ernandes rejeitarão o reajuste, o restante da tribuna votou a favor, menos o vereador Toninho Trolesi que não estava presente na Sessão.

Utilizando do seu direito da palavra, Sangue Bom protestou contra as mudanças no imposto e pediu o apoio de seus colegas da casa. “Eu peço para meus amigos vereadores que votem com consciência, que não aprovem esse projeto do IPTU, que prejudica os cidadãos de Itapecerica”, disse o vereador.

Sangue utilizou os 30 minutos concedidos pela Câmara para pedir, com fervor, a rejeição do reajuste. O parlamentar ressaltou que esse aumento ira prejudicar o povo Itapecericano e completou sua fala afirmando. “Quem me trouxe para Câmara foram os cidadãos, eu trabalho por eles. Se esse projeto for aprovado vou amanhã para as ruas protestar”. No fim do seu discurso o vereador foi aplaudido de pé, por moradores presentes na 38° sessão ordinária.

O Dr. José Martins também usou seu direito da palavra para demonstrar apoio ao aumento. Ocupante de cargo político há anos, o vereador falou sobre a importância do arrecadamento. “A cidade de Itapecerica é um município de pouca arrecadação. Vivemos de IPTU, IPVA e outros impostos, esse valor arrecadado é para benefício da população”, disse.

Após os discursos foi aberta a votação, tendo a interação dos moradores presentes a cada voto contra ou a favor. Sangue Bom, como esperado, votou contra. O vereador Alex Pires também foi contrario ao aumento, afirmando que seu compromisso é com o povo Itapecericano, sendo aplaudido pela decisão.

No momento do voto do Pastor Ernandes, o vereador realizou um pequeno discurso, ressaltando que seu voto não era por pressão e sim por seus ideais. O professor causou euforia da câmara, após ser contrario ao aumento, mas afirmou que: “não se faz governo sem arrecadação de impostos”.

O último a votar foi o presidente Cícero Costa, o vereador deu seu voto favorável ao projeto. Declarando o reajuste do IPTU aprovado.

Após o término da 38° sessão ordinária de Itapecerica da Serra, moradores que estavam presentes na Câmara Municipal foram para frente da casa e assopraram apitos, em repudio a decisão, de alguns vereadores, favorável do aumento.


Mudanças no IPTU de Itapecerica da Serra 


Finalizados os trabalhos da Câmara, o Presidente Cícero Costa falou para o Jornal na Net, sobre os valores do IPTU e seus reajustes. O vereador responsável deu uma breve explicação sobre alguns motivos que ocasionaram o aumento e os benefícios para cidade que os valores trarão. Principalmente no quesito de diferenciação dos valores entre os bairros.

“Antes quem morava no centro pagava o mesmo valor de quem morava no Parque Paraíso, agora os valores são proporcionais”, disse Cícero que atribui o reajuste também aos valores devidos por moradores que se encontram em situação irregular com os impostos e pessoas em moradias irregulares.

“Não podemos ser tão radicais, os três milhões, a mais, arrecadados em 2014, serão convertidos para cidade, e é nossa obrigação monitorar com que é gasto”, disse.

Os valores dos impostos serão alterados a partir de 2014, o desconto que anteriormente era de 30% para pagamento à vista, passa para 20% e para parcelado de 15% passará para 10%.




22/10/2017

Prefeito Ney Santos anuncia corte de gastos com redução de secretarias

O prefeito Ney Santos na presença de mais de 400 pessoas anunciou o pacotão de corte de gastos...

22/10/2017

Taboão aprova projetos para ajudar mulheres a superar ciclo da violência

Numa sessão histórica para a luta contra a violência doméstica em Taboão da Serra, o grito...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

23/10/2017

4ª Caminhada contra o Câncer de Mama levou multidão pelas ruas de Taboão

Uma verdadeira multidão vestida de rosa tomou as ruas centrais de Taboão da Serra em direção ao...

22/10/2017

Polícia Militar abre concurso público para contratar 2.200 soldados em SP

A Polícia Militar contratará 2.200 novos soldados de 2ª classe para o reforço do patrulhamento...

22/10/2017

Prefeito Ney Santos anuncia corte de gastos com redução de secretarias

O prefeito Ney Santos na presença de mais de 400 pessoas anunciou o pacotão de corte de gastos...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.