Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Entre aplausos e vaias, vereadores votam pelo reajuste no IPTU de Itapecerica

Por Ane Greice Passos | 4/12/2013

dentro03.12.13

Ane Greice PassosVereador Edicarlos Sangue Bom, protesta contra a provação do reajuste no IPTU em Itapecerica da Serra e é aplaudido pelos moradores presentes na Câmara

Foi votada na noite desta terça-feira, 03, pela maioria dos vereadores da Câmara Municipal a aprovação do projeto que prevê mudanças no desconto do IPTU em Itapecerica da Serra. Com discursos do vereador Edicarlos Sangue Bom, que é contrario ao reajuste e do vereador Dr. José Martins que é a favor, o projeto foi aprovado com diminuição do desconto à vista para 20% (em 2013 era de 30%) e aumento no valor parcelado.

Entre discursos contra e a favor, o projeto teve a aprovação por 8 votos favoráveis a 3 votos contra. Os vereadores Edicarlos Sangue Bom, Alex Pires e Professor Ernandes rejeitarão o reajuste, o restante da tribuna votou a favor, menos o vereador Toninho Trolesi que não estava presente na Sessão.

Utilizando do seu direito da palavra, Sangue Bom protestou contra as mudanças no imposto e pediu o apoio de seus colegas da casa. “Eu peço para meus amigos vereadores que votem com consciência, que não aprovem esse projeto do IPTU, que prejudica os cidadãos de Itapecerica”, disse o vereador.

Sangue utilizou os 30 minutos concedidos pela Câmara para pedir, com fervor, a rejeição do reajuste. O parlamentar ressaltou que esse aumento ira prejudicar o povo Itapecericano e completou sua fala afirmando. “Quem me trouxe para Câmara foram os cidadãos, eu trabalho por eles. Se esse projeto for aprovado vou amanhã para as ruas protestar”. No fim do seu discurso o vereador foi aplaudido de pé, por moradores presentes na 38° sessão ordinária.

O Dr. José Martins também usou seu direito da palavra para demonstrar apoio ao aumento. Ocupante de cargo político há anos, o vereador falou sobre a importância do arrecadamento. “A cidade de Itapecerica é um município de pouca arrecadação. Vivemos de IPTU, IPVA e outros impostos, esse valor arrecadado é para benefício da população”, disse.

Após os discursos foi aberta a votação, tendo a interação dos moradores presentes a cada voto contra ou a favor. Sangue Bom, como esperado, votou contra. O vereador Alex Pires também foi contrario ao aumento, afirmando que seu compromisso é com o povo Itapecericano, sendo aplaudido pela decisão.

No momento do voto do Pastor Ernandes, o vereador realizou um pequeno discurso, ressaltando que seu voto não era por pressão e sim por seus ideais. O professor causou euforia da câmara, após ser contrario ao aumento, mas afirmou que: “não se faz governo sem arrecadação de impostos”.

O último a votar foi o presidente Cícero Costa, o vereador deu seu voto favorável ao projeto. Declarando o reajuste do IPTU aprovado.

Após o término da 38° sessão ordinária de Itapecerica da Serra, moradores que estavam presentes na Câmara Municipal foram para frente da casa e assopraram apitos, em repudio a decisão, de alguns vereadores, favorável do aumento.


Mudanças no IPTU de Itapecerica da Serra 


Finalizados os trabalhos da Câmara, o Presidente Cícero Costa falou para o Jornal na Net, sobre os valores do IPTU e seus reajustes. O vereador responsável deu uma breve explicação sobre alguns motivos que ocasionaram o aumento e os benefícios para cidade que os valores trarão. Principalmente no quesito de diferenciação dos valores entre os bairros.

“Antes quem morava no centro pagava o mesmo valor de quem morava no Parque Paraíso, agora os valores são proporcionais”, disse Cícero que atribui o reajuste também aos valores devidos por moradores que se encontram em situação irregular com os impostos e pessoas em moradias irregulares.

“Não podemos ser tão radicais, os três milhões, a mais, arrecadados em 2014, serão convertidos para cidade, e é nossa obrigação monitorar com que é gasto”, disse.

Os valores dos impostos serão alterados a partir de 2014, o desconto que anteriormente era de 30% para pagamento à vista, passa para 20% e para parcelado de 15% passará para 10%.




19/01/2018

Taboão da Serra inaugura sede do Corpo de Bombeiros

Já está em operação o novo Posto do Corpo de Bombeiros da cidade de Taboão da Serra. A sede...

16/01/2018

Inauguração do novo quartel do Corpo de Bombeiros de Taboão será dia 19

Nesta sexta-feira, 19, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a deputada estadual...

01/01/2018

Estado envia R$ 57,5 milhões para investimentos em 126 municípios paulistas

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quinta-feira (28) o repasse do 15º lote de...

26/12/2017

PSB quer Hugo Prado candidato a deputado estadual e Márcio França a governador

A expressiva liderança do jovem presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, Hugo Prado,...

23/12/2017

Ney Santos cancela carnê do IPTU 2018; prefeitura vai cobrar igual a 2017

O prefeito Ney Santos anunciou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (22) o cancelamento do...

22/12/2017

Alckmin libera recursos para Itapecerica, Embu das Artes e Embu-Guaçu

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quinta-feira, 21, no Palácio dos Bandeirantes, o...

22/12/2017

Moradores de Embu das Artes farão ato contra o aumento do IPTU dia 27

Após receber os carnês de IPTU 2018 com valores elevados pela atualização da Planta Genérica e a...

19/12/2017

TJ acata ADIN do PT e suspende taxa do lixo 2017 de Embu das Artes

O Tribunal de Justiça de São Paulo acatou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), sugerida...

17/12/2017

Em clima festivo, Câmara de Taboão aprova novo estatuto da GCM

Em clima festivo e com discursos de elogios à Guarda Civil Municipal (GCM), os vereadores de...

15/12/2017

Vereadores comemoram a aprovação do novo estatuto da GCM de Taboão

A presidente da Câmara de Taboão da Serra, Joice Silva (PTB), revelou a satisfação de poder...

19/01/2018

“Corrida e Caminhada Taboão pela Paz” reúne centenas de atletas

A primeira edição da “Corrida e Caminhada Taboão pela Paz” na região do Jardim São Judas...

19/01/2018

Motoristas realizam protesto em frente à Prefeitura de São Paulo

Motoristas da Embu das Artes, Itapecerica, Taboão da Serra e região realizaram uma manifestação...

19/01/2018

Secretaria de Transportes convoca motoristas para inspeção veicular

A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM), por meio do Departamento de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.