Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

O Jornal na Net dá dicas na escolha do transporte escolar para o seu filho

Por Ane Greice Passos | 1/12/2013

escolardentro

Google imagensPanfleto dá dicas de segurança e exigências no transporte escolar

O acidente ocorrido na última quinta-feira, 28, que deixou 8 crianças feridas, sendo 2 delas levadas ao hospital com suspeitas de traumatismo craniano, fez com que o cuidado na escolha  transporte escolar seja redobrada.  A colisão da perua com uma residência, quase se transformou em uma tragédia, deixando em alerta os pais e responsáveis na hora de escolher o transporte responsável pelos seus filhos. (veja matéria aqui)

Uma fatalidade que poderia ser evitada, caso o veículo estivesse em condições de uso, mobilizou os moradores Itapecericanos. O tio escolar acabou utilizando um carro, que não era o habitual transporte das crianças, ocasionando o acidente. Em Itapecerica da Serra existem vários profissionais qualificados e bem treinados no ramo, mas também tem aqueles que fazem o serviço de modo irregular e clandestino. É essencial que os pais façam uma pesquisa apurada do veiculo e autorizações de transporte para que seu filho possa ir e voltar da escola com segurança. 

O Jornal na Net da dicas e regras estabelecidas pelo Detran para escolher o serviço de transporte escolar com segurança. Abaixo as determinações do Código Nacional de Trânsito, sobre os requisitos solicitados: 

1) registro com o veículo de passageiros; 
2) inspeção duas vezes ao ano, para verificação dos itens obrigatórios e de segurança; 
3) uma faixa amarela com a inscrição "ESCOLAR", à meia altura e em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria; 
4) equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; 
5) lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha, na extremidade superiora da parte traseira; 
6) cintos de segurança em número igual à lotação do veículo; 

Obrigações do condutor do veículo: 


1) ser maior de vinte um anos; 
2) ser habilitado na categoria D; 
3) não ter cometido nenhuma infração gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os 12 últimos meses; 
4) ser aprovado em curso de especialização.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.