Itapecerica comemora Dia de Combate à Violência Contra a Mulher

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 28/11/2013

A Autarquia Municipal de Saúde, em parceria com as Secretarias Municipais da Prefeitura de Itapecerica da Serra, promoveu na manhã desta terça-feira, 26 de novembro, uma palestra em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Mulher, comemorado em 25 de novembro.

Ministrada pela advogada Maria Amélia Santos Alencar, presidente da Associação Mulheres da Paz de Taboão da Serra, a palestra trouxe esclarecimentos sobre a Lei n° 11.340/2006 - Lei Maria da Penha, abordando as diferenças entre violência doméstica e violência familiar, os ciclos da violência e a importância do trabalho em rede na prestação de auxílio à mulher vítima de violência.

Direcionada a agentes comunitários de saúde, educadores, assistentes sociais, psicólogos e profissionais da rede municipal de saúde, a palestra teve o objetivo de sensibilizar as pessoas para o trabalho na erradicação da violência doméstica.

Segundo a palestrante, o ciclo da violência contra a mulher é composto por três fases.A primeira é a evolução da tensão, quando o agressor assume uma conduta ameaçadora com agressões verbais, chegando a quebrar objetos da casa. Na segunda fase, o descontrole predomina chegando às agressões físicas. Na terceira, o agressor assume uma atitude de arrependimento, mostrando-se atencioso e carinhoso com a vítima que, iludida, acredita nas promessas do agressor, até que um novo ciclo de violência se repita.

Maria Amélia alerta para a necessidade de dar apoio e solidariedade a essa mulher, para que ela encontre forças e segurança para romper esse ciclo de violência. “Cada pessoa tem o seu tempo para romper esse processo. Não nos cabe julgar e, sim, compreender e acolher essa vítima para ajudá-la a sair dessa situação”, orienta.

Comentários