Medalha Zumbi dos Palmares homenageia lutadores da causa do negro em Taboão

Por Sandra Pereira | 28/11/2013

Para celebrar os representantes da comunidade negra que fizeram e fazem história e manter viva a necessidade de valorizar as suas conquistas e contribuições a Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Social (CEPIR) homenageou na quinta-feira, dia 21, na Câmara de Taboão da Serra, vários moradores que contribuem com questões ligadas aos afro-descendentes.   

Na ocasião 45 pessoas receberam a medalha Zumbi dos Palmares, em referência ao maior representante no País da luta em favor da liberdade. Zumbi é reconhecidamente um herói para a sua gente e um modelo inegável de resistência e luta.  

Para o coordenador do CEPIR, Sousa Santos, as homenagens conferidas foram justas já que se estenderam a pessoas que contribuem efetivamente com as questões do movimento negro no município, nas mais diversas esferas.

“A Medalha Zumbi dos Palmares foi outorgada em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade em prol da valorização do movimento negro e a pessoas de grupos ou entidades que se destacaram nos diversos  setores da sociedade, na luta pelo combate à prática do racismo e a favor da cultura afro-brasileira”, contou.

Ele lembrou que a entrega das homenagens encerrou o ciclo de atividades promovidas para marcar a semana da consciência negra em Taboão da Serra. 

Após participar da solenidade de entrega o prefeito Fernando Fernandes disse estar emocionado por ter lembrado a avô, representante legítima da comunidade negra. Ele afirmou que homenagens deste tipo valorizam e enaltecem a contribuição histórica de negros entre os quais enumerou Rebouças, Cartola, Milton Nascimento, Pelé, Machado de Assis, Joaquim Barbosa, entre outros.  

“Momentos como esse são importantes para manter viva e resgatar a história de personalidades que fizeram contribuições importantes para o País. A razão de uma solenidade assim  é manter a nossa história viva já que é muito rica a participação dos afro-descendentes nesse sentido”,  afirmou o prefeito. 

Comentários