Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Lousa digital inicia revolução na educação da rede pública de Taboão

Por Sandra Pereira | 27/05/2010

lousa_digital_1.jpg

Instrutor mostra inovações da lousa digital que vai ser usada na rede pública de Taboão

Alunos, mães, professores e autoridades todos se renderam a inovação tecnológica chamada de lousa digital que a prefeitura de Taboão da Serra vai levar a todas as escolas da rede pública municipal de ensino, já a partir do segundo semestre.O novo equipamento vai literalmente revolucionar o processo ensino aprendizagem, tornando as aulas atrativas, dinâmicas e repletas de descobertas. Taboão é a primeira cidade da região a adquirir o equipamento, que não está disponível nem mesmo nas escolas da rede particular.

“Estou feliz de saber que o povo de Taboão pode ter um equipamento como esses”, disse entre sorrisos o prefeito durante entrega da lousa digital ao laboratório de informática na EMEF Prof. Francisco Ferreira Paes, no Jardim Mituzzi. Além do prefeito o Secretário de Educação, Professor Said Jorge Moraes, os vereadores, Cido, Carlos Andrade, Paulo Félix, Natal participaram da solenidade.

A lousa é uma ferramenta tão dinâmica que simplesmente impede os alunos de desgrudar os olhos dela. Mas, também, exerce um fascínio sobre quem a manuseia. Esse novo elo entre professor e estudante deve se traduzir em poucos anos numa elevação do nível do aprendizado, no aumento dos interesses dos alunos pelas aulas e por fim na melhoria da qualidade de ensino.

Os críticos da educação tradicional, que constantemente reclamam que as salas de aula não evoluíram certamente vão se calar diante da nova ferramenta que vai ser utilizada na rede pública de ensino da cidade.

Diante de tanta inovação, e, de um público tão atento o instrutor que apresentou a lousa mágica capaz de falar, gravar, mostrar figuras, ou levar os alunos a visualizar quase em tempo real qualquer parte do mundo, estava visivelmente nervoso.

Como o assunto em questão era tecnologia o prefeito Evilásio Farias, aluno nesse caso, fez várias perguntas, tirou dúvidas, fez pedidos e até mesmo foi chamado a frente para usar a lousa digital.

“O processo educar e aprender não pode prescindir de um equipamento como esses. Taboão sai na frente, e, na escola pública. Em 2 meses todas as escolas municipais terão esse equipamento. Estamos trazendo esse equipamento para a escola pública”, afirmou Evilásio Farias.

O prefeito garantiu que independente do valor do investimento o equipamento está garantido em todas as escolas do ensino fundamental da cidade. “Todos as nossas escolas terão direito a essa tecnologia”, afirmou.

Evilásio disse que o atraso na entrega dos uniformes deve-se a burocracia exigida durante o processo de licitação para a escolha da empresa que fornece uniformes para a prefeitura. Segundo o prefeito a licitação não foi realizada em dezembro porque não houve sobra de caixa em 2009.

Maria Helena

Desculpe mas a lousa digital já esta sendo implantada na cidade de Embu das Artes, muito antes que Taboão da Serra, não sendo Taboão portanto a única cidade da região a realizar a implantação das lousas digitais.

Jose de Souza

Realmente é um avanço tecnologico uma lousa eletronica na escola pública. Mas vamos analisar: é mais importante do que as lampadas queimadas que nao trocam a meses ? As escolas escolas municipais estão largadas, a prefeitura tirou dos diretores recursos para pequenos reparos e "contratou" uma empresa amiga do prefeito. a LOGIC, que não faz nada mas continua recebendo dinheiro do contribuinte. Volto a questão, senhores, o que é mais importante para a escola: novas tecnologias ou as condições minimas dos professores realizarem seu trabalho com dignidade ? E para refletir, uma lousa no laboratorio de informatica que os alunos vão somente uma vez por semana, fará tanta diferença na sua aprendizagem ?

Ricardo Iorio de Freitas

Primeiramente quero parabenizar Taboão da Serra pelo avanço tecnológico que graças ao Dr. Evilásio junto ao Planeta Educação foi alcançado fazendo com que cada Taboanense tivesse orgulho da sua cultura. Quero agradecer a oportunidade de ter ministrado a palestra. Me senti muito honrado e envaidecido. E esclarecer que todo ser humano tem direito de errar.

MARIA TEREZA FLOHR

NESSE PAÍS NÃO SE VÊ O ESFORÇO DE SE FAZER UM GRANDE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A COMNIDADE E SIM PEQUENOS ERROS COMETIDOS POR UM POUCO DE NERVOSISMO, FOI O QUE ACONTECEU COM O RICARDO IORIO DE FREITAS, EFORÇADAMENTE E EMOCIONADO POR PRIMEIRA VEZ EM SUA VIDA APÓS ADOLESCENÇA SE VER DIANTE DE CENTENAS DE PESSOAS,REPORTES E AUTORIDADES GORVERNAMENTAIS EXPORTER UM REMOVADOR PROJETO QUE VAI DAR O QUE FALAR. ESSE ESFORÇADO MENINO QUE COM MUITO CUSTO E DEDICAÇÃO CHEGOU ONDE CHEGOU, NETO DO MEMORIAL JORNALISTA NELSON IORIO, FOI CRITICADO POR jornalista POR ESTAR NERVOSO E EMOCIONADO, TER TIDO UM ERRO BOBO E NÃO POR IGNORANÇA.AQUI NÃO SE VALORIZA A PRIORIDADE E SIM BANALIDADES. É POR ISSO QUE EXISTEM JORNALISTAS E jornalistas. PARABÉNS AO PREFEITO DE TABOÃO DA SERRA, NÃO SEI DE QUE PARTIDO PERTENCE, MAS MERECE TODOS NOSSOS COMPRIMENTOS PELO EVENTO. SE TODOS SE PREOCUPASSEM MAIS COM OS MAIS NECESSITADOS NOSSO BRASIL SERIA BEM MELHOR E TERIAMOS MELHORES JORNALISTAS.MARIA TEREZA FLOHR (INVESTIGADOR DE POLICIA).

Resposta:

Quero esclarecer que não foi somente ele que se emocionou. Enquanto repórter fiquei encantada com o que vi, só fiz descrevi o que aconteceu por entender que dessa forma meus leitores saberiam que até o instrutor estava também sentindo o mesmo que as pessoas presentes: uma revolução nascendo.

Revoluções são tensas e emocionantes, tiram a gente do foco. Daí a descrição do fato. De forma alguma tive a intenção de denegrir a imagem do rapaz. Ao contrário, ele nos ajudou a ver um novo mundo, uma nova possibilidade dentro das salas de aulas.

 

Sandra Pereira - Repórter

Rafaela

NOSSA QUE ORGULHO DA MINHA CIDADE.. ADOREI A LOUSA. MAS CONCORDO COM AS COLEGAS QUE COMENTARAM SOBRE O RAPAZ QUE APRESENTOU A NOVIDADE.ACHO QUE NÃO PRECISAVA TER CITADO NA REPORTAGEM O ERRO BANAL QUE O INSTRUTOR COMETEU. AFINAL MINHA GENTE COM UMA INOVAÇÃO DESSAS ESSE "ERRO" FICA PEQUENO,NÃO É? ACREDITO QUE A REPORTER PECOU EM COLOCAR ESE COMENTÁRIO, MAS ENFIM, FICA COMO EXPERIÊNCIA PARA A PROXIMA REPORTAGEM CERTO?

Mariza Pinheiro Altran

Ficou feliz que Tabão da Serra esteja a frente dessa inovação.. mas no meu ponto de vista a reporter Sandra Pereira não foi feliz com o comentário sobre o instrutor Ricardo Iorio de Freitas ter errado uma "conta classica" de 2+2. Afinal a reportagem foca a inovação da lousa, e não o nervosismo do instrutor. E como foi citado na reportagem ele estava nervoso sim, afinal não é todo dia que um rapaz apresenta uma inovação ao lado do prefeito. Parabéns a Cidade e ao instrutor Ricardo Iorio de Freitas por ter sido o portador dessa novidade.

Resposta:

Quem leu a reportagem atentamente entendeu que de modo algum ela denegriu a imagem do instrutor. O fato mostrou que até ele estava pra lá de envolvido com o que aconteceu ao seu redor. O nervosismo do instrutor mostra que ele também sabia a importância da revolução que apresentou à cidade. Nada pessoal, somente uma descrição real do que ocorreu. Isso é jornalismo!

tatiana

Prefeito quer prometer uma coisa sendo q aoutra ele ainda não compriu. o material escolar. o primeiro semestre já está quase se encerreando e o material ainda nao chegou.Sr. prefeito vc caiu no meu conceito viu!!!!! kd o material escolar !!!!!!! não só do ensino fundamental como as do emei todo mes as profs estao pedindo alguma coisa pois nao receberaõ .q vergonha prefeito toma uma atitude.

25/06/2017

Educação de SP abre concurso para preencher 1.878 vagas de diretor

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo abriu concurso público para o  preenchimento de...

24/06/2017

Grevistas da educação de Taboão decidem voltar ao trabalho dia 3 de julho

 Depois de ficar em greve por quase dois meses os servidores da rede pública municipal de...

22/06/2017

Greve de professores da rede municipal de ensino já ultrapassa 50 dias

Professores da rede municipal de ensino ainda não entraram em acordo com a prefeitura e...

18/06/2017

Jornalista Gregório Bacic ministra palestra a professores do Nigro Gava

Professores da Escola Estadual Professora Maria Aparecida Nigro Gava, no Parque Pinheiros, em...

12/06/2017

Escolas da rede municipal de Taboão, Embu e Itapecerica realizam festa junina

Olha a chuva... É mentira! Olha a cobra... É mentira! O mês de junho é conhecido pela...

11/06/2017

Taboão da Serra ganha unidade do Centro Brasileiro de cursos (Cebrac)

Moradores de Taboão da Serra que buscam ingressar e ou conseguir cargos melhores no mercado de...

11/06/2017

Sistema EJA está com inscrições abertas para o segundo semestre

Os jovens e adultos que não terminaram os estudos e querem retornar às salas de aula já podem se...

11/06/2017

Mais de 7 mil professores aprovados em concurso são convocados em SP

Mais de 7 mil professores aprovados no maior concurso do magistério paulista poderão escolher as...

08/06/2017

Febre Amarela e Dengue são pautas para alunos da EMEF Rachel de Queiroz

A direção da EMEF Rachel de Queiroz criou um Jornal Escolar que tem como foco central o...

03/06/2017

Escolas Estaduais de Embu das Artes recebem programa de educação ambiental

Em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Taboão da Serra, a ONG Sociedade Ecológica...

25/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

25/06/2017

Polícia de Campinas apreende 2 toneladas de maconha que vinha para Embu

25/06/2017

Hugo Prado viabiliza parceria e traz cursos superiores da UniVesp para Embu

O desemprego crescente em Embu e a falta de mão-de-obra qualificada ampliam a necessidade de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.