Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Jardim São Marcos sofre com descarte de lixo e desrespeito com a natureza

Por Ane Greice Passos | 22/11/2013

materiasaomarcosdentro

Ane Greice Passos Fogão, entulho de obras e garrafas, são alguns dos descartes realizados na Mata Atlântica localizada na Rua Lapa

Quem mora em Itapecerica da Serra tem o privilégio de ouvir o canto de pássaros, ver espécies de animais andando por florestas da região e apreciar as maravilhas que a natureza, por intermédio da mata atlântica que rodeia toda a cidade, pode oferecer. Com uma diversidade de Flora e Fauna que o município dispõe em mais de 150 km² (segundo dados do IBGE), que são incluídos na lei de Proteção de Mananciais, os moradores do bairro Jardim São Marcos sofrem com o desrespeito pela natureza e o descarte de lixo na extensão da Mata Atlântica que cerca o local.

O Jornal na Net percorreu as Ruas Lapa e Tucuruvi, localizadas no Jardim São Marcos, e seus arredores. Durante todo o percurso a presença de sacos de lixo, restos de obras, garrafas Pets e até um fogão, contrastavam com a vegetação e pássaros do local. Quem reside naquela região, afirmam que é comum veículos de grande porte aparecerem durante a madrugada para o descarte de vários tipos de materiais.

Além do lixo, quem mora nas redondezas está com receio da quantidade de queimadas que vem acontecendo nas últimas semanas. Vários metros de área verde foram destruídos e espécies, como o macaco Bugio, Tucanos e Pica-paus, perderam o seu habitat natural. Moradores do bairro clamam por providências e fiscalização das queimadas e descarte do lixo.

Um cidadão local, que não quis se identificar, falou sobre a falta de acompanhamento das irregularidades ambientais ocorridas. “Deveriam realizar rondas nas ruas, é triste ver o que estão fazendo com a natureza”, afirmou. Outros residentes do São Marcos demonstraram sua indignação com a situação, mas devido ao medo de represálias, não quiseram que suas identidades fossem reveladas.

No meio de atos desrespeitosos com a flora e fauna, ainda existem pessoas que tentam fazer a diferença no bairro. Morador de Itapecerica da Serra há 40 anos, Sebastião Gomes dos Santos, 60, é um defensor da natureza, junto com os seus filhos ele busca de colaborar com a preservação da mata. Para isso o cidadão Itapecericano já chegou a fazer placas e cercar a floresta com arame, na intenção de evitar que joguem lixo nas proximidades. “Às vezes eu fico de madrugada olhando quem descarrega entulho na mata, mas não consigo identificar. Precisa que alguém faça ronda na região, isso tem que mudar”, disse.

Sebastião, como outros moradores da Rua Lapa e Tucuruvi, chegam a realizar a limpeza da estrada por conta própria. “Eu ensino os meus filhos a respeitarem a natureza, porque tudo que ganhamos dela é de graça. Não é certo destruir algo tão bonito, ele tem que ser cuidado e preservado para o futuro”, disse o morador que pede providências para a situação do bairro. “Itapecerica precisa ser preservada”, finalizou.

Fotos do local

Vera

Ficamos indignados com o descaso com o Meio Ambiente, é preciso sinalizar no Parque Iara Cecy com placas educativas para que o cidadão que joga os lixos na mata tenha ciência de que esta cometendo um crime ambiental, além do que a questão de saúde também é comprometida pois com o lixo descartado em lugar inadequado traz doenças, moscas, ratos para a região. é preciso fazer campanhas em prol do respeito ao meio ambiente.

Hélio de Jesus da Silva

De fato, é uma pena o estado de abandono das nossas matas. Semana passada, eu e outros vizinhos fomos obrigados a chamar o Corpo de Bombeiros para apagar um incêndio criminoso em uma chácara existente atras do Supermercado Cercadão, onde árvores são derrubadas todos os dias e ninguém faz nada. Onde estão as autoridades ambientais? Espero que o Corpo de Bombeiros tenha elaborado Boletim de Ocorrência sobre esse incêndio, onde, por horas o fogo consumiu a vegetação.

21/07/2017

Homem é detido transportando dois pássaros em uma mochila na Régis Bittencourt

A PRF efetuou a prisão de um homem com dois picharros após fiscalizaç&ati

19/07/2017

Secretaria de Planejamento e meio ambiente de Itapecerica inicia o Cidade Segura

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, em trabalho conjunto com a...

18/07/2017

Frio chegou à capital paulista e temperaturas podem chegar a 8°C

O inverno chegou e as temperaturas sofrem variações e continua trazendo frio intenso na capital...

04/07/2017

Sabesp tem inscrições abertas para curso de pesquisa de vazamentos

A Sabesp oferece curso gratuito de pesquisa de vazamentos até o final do ano na Região...

23/06/2017

Mês do Meio Ambiente leva projeto de horta para bairros de Embu das Artes

20/06/2017

Licença ambiental em Embu, Taboão e Itapecerica é com a empresa Novo Olhar

Obter licença ambiental para realizar obras é um dos grandes desafios de quem atua nos...

12/05/2017

Prefeitura de Itapecerica realiza limpeza no Jardim das Oliveiras

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços, por meio da Regional do Jardim Jacira, finalizou a...

09/05/2017

Morador do centro de Embu cobra poda de árvore há 5 anos

Há cinco anos, Luiz Carlos Lombardo solicita a poda ou remoção de árvores na Rua Belo Horizonte,...

04/05/2017

Empresa é acusada de descartar lixo hospitalar em afluente do rio Embu-Mirim

Uma empresa que segundo as informações iniciais faz a coleta de lixo hospitalar nas cidades de...

27/04/2017

Alckmin quer garantir preservação em área que abastece Embu e Itapecerica

O governador Geraldo Alckmin encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 199/2017, que...

21/07/2017

Prefeitura de Embu traz novo modelo de gestão para alimentação escolar

21/07/2017

Itapecerica tem Semana do Empreendedorismo em Ação entre 31/07 e 03/08

A Prefeitura de Itapecerica da Serra e o Sebrae-SP realizam entre 31 de julho a 3 de agosto a...

21/07/2017

Atenção para o licenciamento: julho é o mês de veículos com placas final 4

Os proprietários de veículos com placas final 4 já podem fazer o licenciamento. A data limite...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.