Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Audiência Pública debate rumos da educação em Taboão da Serra

Por Anderson Dias | 17/11/2013

audiencia600

Eduardo Toledo - Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão Para 2014 o secretário garantiu vaga para 2.800 crianças nas escolas municipais

O secretário municipal de Educação de Taboão da Serra, professor João Medeiros detalhou dados da educação na cidade por meio de gráficos e estatísticas salientando a importância da qualidade no ensino, durante a audiência pública da Educação realizada na última semana na Câmara Municipal. A cidade tem 53 escolas municipais, sendo 26 de ensino infantil e 27 de ensino fundamental, além de 21 PACs (Programa de Atendimento as Crianças). Emprega 1.480 professores, 515 especialistas e 705 funcionários para atender quase 30 mil alunos.

Na ocasião foi apresentado um balanço das ações da pasta, assim como os desafios entre os quais figuram a formação dos profissionais e a abertura de mais vagas na educação infantil.

João Medeiros enfatizou que Taboão da Serra está melhorando seus indicadores. Disse que a partir das dificuldades relatas por professores e pais a secretaria cria propostas com foco em informações e tecnologia, e investimento na formação desses professores.  

Os dados apresentados por ele mostram que Taboão da Serra reduziu a faixa de analfabetismo. “As pessoas estão terminando a escola no tempo certo. Mas ainda há muita migração de alunos nas escolas na cidade. Os piores indicadores estão nas regiões metropolitanas. Taboão da Serra,tem hoje 4% da taxa de analfabetismo”.

Para 2014, o secretário garantiu, que o município garantirá vaga para 2.800 crianças nas escolas municipais, “Este ano foram criadas mais de 2.000 vagas”, afirmou Medeiros. “Este ano criamos aqui no centro de Taboão a EMI Pixunguinha para atender a demanda da região do Maria Rosa, e região central. Criamos 60 vagas em período integral. Estamos criando 10 novas creches, e só este ano já foram criadas 4”.

 O diretor da Faculdade Anhanguera, que esteve presente na sessão parabenizou o trabalho de João Medeiros, à frente da secretaria de educação, e aproveitou o ensejo para falar de um dos alunos de áudio visual, ganhou o Prêmio Santander Ibero-americano, e que será entregue na semana que vem.
 O vereador Cido parabenizou o secretário pela transparência, “tenho admirado a sua maneira de trabalhar”, disse.

 Já o Professor Moreira disse que o país tem 500 anos de educação voltado para os ricos, e hoje com a prioridade e participação do governo federal, o ensino chegou ao pobre, com o FIES, e acesso à universidade. 

 O vereador Ronaldo Onishi saudou o secretário  pelas 10 novas escolas, disse as crianças precisam ter perspectivas e sonhos. Ele cobrou melhorias na qualidade da educação voltada ao atendimento de crianças autistas. Para o vereador é preciso investir na capacitação dos profissionais a fim de garantir a inclusão dos alunos autistas, bem como o aprendizado. 

 Para a vereadora Joice Silva é fundamentar se pensar no caráter universal da educação como fonte propulsora de mudança social. “Quando se tem educação se tem base, parabéns pelas creches, a administração anterior não construiu nenhuma creche, e a atual gestão já fez acontecer.

Abimael UNASP/SP

Cumprimento Sr. Secretário Municipal JOÃO MEDEIROS, nas suas atribuições e desenvolvimento social. Hoje 25Nov2013 11:55hs, busquei minha filha(primeira vez)na Escola Municipal Edsom Mambelli Jd Oliveiras T.Serra, bem apresentado ao sair falei: Despédi-se da tia minha loira linda! Atrócida, Respondeu a Coordenadora Arlete: TIA NÃO! COORDENADORA! É fato. Pense...para onde estamos caminhando neste civismo nacional, caro Secretário? Observamos que, Soldado PM recém admitido ganha mais que a Coordenadora, e os de cabelos grisalhos maior estabilidade e respeito no Governo Paulista. às suas considerações (2º parágrafo desta).

adr7775

A gestão anterior firmou parceria com os PACs que hoje carregam a creche de Taboão da Serra na costas. Foi também na gestão anterior que a cidade firmou convênio com o Ministério da Educação para a construção de quatro creches através do Programa do Governo Federal, PROINFÂNCIA. A consulta é pública e está disponível no portal do MEC para qualquer cidadão ou cidadã verificar a autenticidade dessa informação. Cabe à ilustre vereadora Joice Silva, no meu ponto de vista, se informar um pouco mais. A ação da secretaria de educação é louvável. Mas não podemos ser demagogos e esquecermos o que foi feito antes. As boas medidas devem ser contínuas.

19/09/2017

Estudantes já podem se inscrever para concorrer a vagas remanescentes do Fies

O Ministério da Educação abriu nesta segunda-feira (18) as inscrições para 35 mil vagas...

16/09/2017

Escola do Legislativo abre curso de iniciação política para estudantes

Na última terça-feira, dia 12, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Taboão da Serra...

15/09/2017

Educação de Taboão levou literatura a praças e parques do município

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra promoveu, em 26 de agosto, a...

13/09/2017

GM de Itapecerica da Serra forma 70 novos “Soldados Guardas Mirins”

No próximo dia 23 de setembro, a Guarda Mirim da Zona Sul de Itapecerica da Serra, irá realizar...

13/09/2017

Etec de Embu divulga Concurso Público e Processo Seletivo para Docentes

Etec (Escola Técnica Estadual) da Cidade de Embu das Artes anuncia Concurso Público e um...

12/09/2017

Taboão inicia inscrição para 64 vagas na educação de nível médio e superior

12/09/2017

Mais da metade dos adultos brasileiros não chegam ao ensino médio, diz OCDE

Apesar de ter registrado avanços nos últimos anos, a educação no Brasil ainda apresenta dados...

01/09/2017

Senac Taboão da Serra oferece cursos e eventos na área de idiomas

Não é de hoje que especialistas em recursos humanos reforçam a importância do conhecimento em...

28/08/2017

Projeto leva aulas de inglês gratuitas a estudantes carentes em Itapecerica

21/09/2017

Rapaz confunde carro e é morto por agente penitenciário em Itapecerica da Serra

Um agente penitenciário pensou que seria vítima de um assalto, atirou em homem que estava...

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

21/09/2017

Embu Summer Fest acontece em dezembro e venda de ingressos começa dia 20

Entre os dias 14 e 17 de dezembro, a A Luz Eventos realiza em Embu das Artes/SP o Embu Summer...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.