Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Audiência Pública debate rumos da educação em Taboão da Serra

Por Anderson Dias | 17/11/2013

audiencia600

Eduardo Toledo - Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão Para 2014 o secretário garantiu vaga para 2.800 crianças nas escolas municipais

O secretário municipal de Educação de Taboão da Serra, professor João Medeiros detalhou dados da educação na cidade por meio de gráficos e estatísticas salientando a importância da qualidade no ensino, durante a audiência pública da Educação realizada na última semana na Câmara Municipal. A cidade tem 53 escolas municipais, sendo 26 de ensino infantil e 27 de ensino fundamental, além de 21 PACs (Programa de Atendimento as Crianças). Emprega 1.480 professores, 515 especialistas e 705 funcionários para atender quase 30 mil alunos.

Na ocasião foi apresentado um balanço das ações da pasta, assim como os desafios entre os quais figuram a formação dos profissionais e a abertura de mais vagas na educação infantil.

João Medeiros enfatizou que Taboão da Serra está melhorando seus indicadores. Disse que a partir das dificuldades relatas por professores e pais a secretaria cria propostas com foco em informações e tecnologia, e investimento na formação desses professores.  

Os dados apresentados por ele mostram que Taboão da Serra reduziu a faixa de analfabetismo. “As pessoas estão terminando a escola no tempo certo. Mas ainda há muita migração de alunos nas escolas na cidade. Os piores indicadores estão nas regiões metropolitanas. Taboão da Serra,tem hoje 4% da taxa de analfabetismo”.

Para 2014, o secretário garantiu, que o município garantirá vaga para 2.800 crianças nas escolas municipais, “Este ano foram criadas mais de 2.000 vagas”, afirmou Medeiros. “Este ano criamos aqui no centro de Taboão a EMI Pixunguinha para atender a demanda da região do Maria Rosa, e região central. Criamos 60 vagas em período integral. Estamos criando 10 novas creches, e só este ano já foram criadas 4”.

 O diretor da Faculdade Anhanguera, que esteve presente na sessão parabenizou o trabalho de João Medeiros, à frente da secretaria de educação, e aproveitou o ensejo para falar de um dos alunos de áudio visual, ganhou o Prêmio Santander Ibero-americano, e que será entregue na semana que vem.
 O vereador Cido parabenizou o secretário pela transparência, “tenho admirado a sua maneira de trabalhar”, disse.

 Já o Professor Moreira disse que o país tem 500 anos de educação voltado para os ricos, e hoje com a prioridade e participação do governo federal, o ensino chegou ao pobre, com o FIES, e acesso à universidade. 

 O vereador Ronaldo Onishi saudou o secretário  pelas 10 novas escolas, disse as crianças precisam ter perspectivas e sonhos. Ele cobrou melhorias na qualidade da educação voltada ao atendimento de crianças autistas. Para o vereador é preciso investir na capacitação dos profissionais a fim de garantir a inclusão dos alunos autistas, bem como o aprendizado. 

 Para a vereadora Joice Silva é fundamentar se pensar no caráter universal da educação como fonte propulsora de mudança social. “Quando se tem educação se tem base, parabéns pelas creches, a administração anterior não construiu nenhuma creche, e a atual gestão já fez acontecer.

Abimael UNASP/SP

Cumprimento Sr. Secretário Municipal JOÃO MEDEIROS, nas suas atribuições e desenvolvimento social. Hoje 25Nov2013 11:55hs, busquei minha filha(primeira vez)na Escola Municipal Edsom Mambelli Jd Oliveiras T.Serra, bem apresentado ao sair falei: Despédi-se da tia minha loira linda! Atrócida, Respondeu a Coordenadora Arlete: TIA NÃO! COORDENADORA! É fato. Pense...para onde estamos caminhando neste civismo nacional, caro Secretário? Observamos que, Soldado PM recém admitido ganha mais que a Coordenadora, e os de cabelos grisalhos maior estabilidade e respeito no Governo Paulista. às suas considerações (2º parágrafo desta).

adr7775

A gestão anterior firmou parceria com os PACs que hoje carregam a creche de Taboão da Serra na costas. Foi também na gestão anterior que a cidade firmou convênio com o Ministério da Educação para a construção de quatro creches através do Programa do Governo Federal, PROINFÂNCIA. A consulta é pública e está disponível no portal do MEC para qualquer cidadão ou cidadã verificar a autenticidade dessa informação. Cabe à ilustre vereadora Joice Silva, no meu ponto de vista, se informar um pouco mais. A ação da secretaria de educação é louvável. Mas não podemos ser demagogos e esquecermos o que foi feito antes. As boas medidas devem ser contínuas.

28/04/2017

No mês das noivas, Taboão recebe a Semana Senac de Casamento

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que,...

19/04/2017

Estado diz que muro do Ruy Cardoso vai custar R$ 349 mil, mas não fixa prazo

A Secretaria Estadual de Educação informou por meio de nota enviada reportagem do Jornal Na Net,...

17/04/2017

Alunas do Lado a Lado aprendem sobre história da moda

As alunas dos cursos de Corte e Costura, Malharia e Moletom e Lingerie da Escola de Moda, Beleza...

17/04/2017

Muro da E.E. Ruy Cardoso, em Taboão, está caído há quase um ano

Há quase um ano a chuva derrubou parte do muro da escola estadual Antônio Ruy Cardoso,...

13/04/2017

Embu inicia entrega de kits escolares para alunos da rede municipal dia 18

A partir do dia 18 de abril, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Educação,...

09/04/2017

Uniformes escolares começam a ser entregues em Taboão

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra, iniciou na quinta-feira, 30...

05/04/2017

ETEC de Embu faz concurso para contratar professores; remuneração será R$ 17,15

A Escola Técnica Estadual de Embu das Artes (ETEC) abriu Concurso Público no último dia 3 de...

29/03/2017

Merendeiros de Taboão participam de palestra motivacional

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra promoveu neste mês de março um...

29/03/2017

Secretaria de Educação promove ação dedicada ao consumo de peixe na alimentação

O Departamento de Merenda Escolar realizou, na Escola Municipal Orquídea, nos dias 22, 23 e 24,...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.