Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Parque da Represinha é o local escolhido para passear neste feriado

Por Ane Greice Passos | 16/11/2013

dentro_represinha

Ane Greice PassosAmigos aproveitam o feriado para curtir a natureza no Parque da Represinha

O Parque Ecológico da Represinha, localizado em Itapecerica da Serra, foi à opção de lazer encontrada por famílias Itapericanas e de cidades vizinhas, neste feriado prolongado. Com muito sol e dias agradáveis o passeio foi marcado por muito verde e pássaros cantando.


Com 4,3 hectares de Mata Atlântica, a Represinha possui uma diversidade de fauna e flora e a sensação de tranquilidade. Quem visita o local encontra uma boa opção para passear com a família e amigos. “Aqui tem uma boa estrutura de piquenique, lugar de diversão para as crianças e área verde”, disse Giovane Pereira, 43.


Quem também veio visitar o local foi o grupo de amigos de São Paulo. Convidados por um morador de Itapecerica eles afirmaram ter gostado do sossego do parque e garantiram o retorno para outro piquenique. “É uma opção boa, não tem muita gente, reservado e a estrutura é bacana, vamos voltar outras vezes”, disse Thiago Pitágoras, 28.


A ideia de visitar a Represinha foi do morador Cleberson Costa Junior, 28, que já é frequentador do parque e quis apresentá-lo para os amigos. ”Estávamos procurando uma opção para curtir a natureza, eles queriam ir a parques de São Paulo, mas eu sugeri aqui e todos gostaram”, disse Cleberson, que reclama da falta comunicação do local. ”Muitos moradores de Itapecerica não conhecem aqui, ele é pouco divulgado”, finalizou.


Morador de Itapecerica e frequentador antigo do parque Sidney Alves de Aguiar, 34, acha o parque uma boa opção de lazer, principalmente para ele que não tem muito tempo para viajar. “Eu nadava muito quando era criança, eu vinha muito aqui antes e depois da reforma é a primeira vez que visito. Eu gostei do que fizeram a gente não tem muito opção de lazer em Itapecerica e aqui é bom para trazer as crianças”, acompanhado da família e amigos Sidney aproveitou o passeio.


Quem visita o Parque Ecológico da Represinha tem um maravilhoso contato com a natureza. Mesmo antes de chegar ao local e passeando por seus vários hectares é possível ouvir passarinhos e conhecer diversos tipos de árvores com a informação dos seus nomes indígenas e científicos. Para quem tem filhos, o parquinho é feito de madeira e matérias ecológico, fazendo a criança interagir com a natureza e conhecer o meio ambiente, em meio ao mundo tecnológico atual.


Reclamações e melhorias

Alguns dos pontos negativos apontados pelos visitantes são a falta de segurança e alguns problemas com a manutenção do local. O Parque Ecológico da Represinha não possui guardas municipais e salva-vidas, segurança indispensável devido ao lago que circula suas instalações.
Conversando com algumas famílias foi possível ver o descontentamento nesses aspectos. “Precisa de cuidados com a manutenção de banheiros e bebedouros que não tem. Não tem onde beber água aqui”, disse Douglas Alves, 23, que complementou. ”Falta segurança também, alguém que faça uma ronda durante o dia”.


Edivan Alves, 45, veio ao parque junto com sua família e amigos para descansar no feriado. O empresário que mora em São Paulo, diz ter gostado do parque, mas que algumas mudanças devem ser realizadas. “Por se tratar de um espaço público precisa de uma segurança adequada, por mais que não se possa nadar precisa de um salva-vidas para as crianças. Também verifiquei problemas com a conservação dos bancos”, disse ao Jornal na Net.


Segurança e manutenção foram as principais reclamações de quem visita o parque, mesmo assim todos os entrevistados afirmaram que voltariam ao local, devido ao clima ameno e de tranquilidade.


Os únicos funcionários que trabalham na Represinha nos fins de semana e feriados são os porteiros, que muitas vezes não conseguem cobrir todas as necessidades do parque. Com apenas uma pessoa cuidando de todo o parque, a possibilidade de acidentes aumentam. O senhor João de Santana, 48, que trabalha no local há 3 anos e afirma que muitas vez tem que ligar para o GCM (Guarda Civil Municipal) para atender ocorrências internas.


Santana queixou-se do excesso de trabalho e a baixa remuneração recebida. “Nós fazemos o serviço da GCM, mas ganhamos um salário abaixo do mercado. Nosso turno é de 12 horas por 36 e ganhamos um salário mínimo”, afirmou o vigia que precisa trabalhar em outro local a fim de complementar a sua renda.


Observatório do parque está fora de operação


O parque conta ainda com um observatório de aproximadamente 22 metros de altura e 127 degraus. Esse equipamento deveria vir acompanhado de uma luneta, conforme projeto da gestão anterior, que permitiria aos visitantes do parque admirar a fauna e flora e o complexo hídrico da região, mas o local é fechado devido a não existir o equipamento e funcionários qualificados para acompanhar os visitantes.

Visite o parque:

Endereço:
Parque da Represinha
Estrada da Represinha, 1405 – Jardim Sampaio – Acesso pela Rod. Régis Bittencourt, KM 289 ou pelo Jardim Sampaio.

Funcionamento:

Quarta a Sexta-feira

Visitação monitorada Pré-agendada, das 09h00 às 17h00

Sábados e Domingos

Visitação Pública, das 09h00 às 17h00

Fotos do Parque


20/04/2018

Circuito Sesc acontece neste domingo, 22 com atrações gratuitas

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, e...

19/04/2018

Cepir promove 8ª edição do Samba Rock Fest neste domingo 22 no Cemur

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade...

17/04/2018

Sob aplausos e alegria, Raquel Trindade se despede nos braços do povo

Raquel Trindade, a Kambinda, faleceu no domingo, 15/4, aos 81 anos, após complicações de uma...

15/04/2018

Morre,aos 81 anos, a artista plástica Raquel Trindade

Morreu, na madrugada deste domingo (15), aos 81 anos, a escritora, artista plástica, dançarina e...

12/04/2018

Taboão da Serra recebe a 10ª edição do Circuito SESC de Artes na Arena Multiuso

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, recebe pelo quarto...

12/04/2018

Teatro de rua Rocokóz se apresenta no Largo dos Jesuítas

No domingo (15/4), às 14h, no Largo dos Jesuítas (Centro Histórico), a Secretaria de Turismo,...

10/04/2018

Biblioteca do Centro traz palestra sobre vegetarianismo amanhã, 11/4

A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, e...

06/04/2018

Secretaria de Turismo abre inscrições para Festival Sertanejo de Itapecerica

Em comemoração aos 141 anos da cidade, a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Itapecerica da...

05/04/2018

Prefeitura de Taboão promoveu a tradicional encenação da Paixão de Cristo

A Secretaria de Cultura e Turismo de Taboão da Serra realizou na sexta-feira, 30, a 62ª...

05/04/2018

Rainer Tankred Pappon faz show gratuito no 16º Loucos por Vinil

O guitarrista paulistano, Rainer Tankred Pappon, toca no “16º Loucos por Vinil”, às 18h30,...

21/04/2018

Febre amarela continua se expandindo pelo país

Embora os casos confirmados de febre amarela tenham diminuído no Brasil nas últimas três...

21/04/2018

Candidatos desempregados aceitariam ganhar menos que no emprego anterior

Pesquisa divulgada pela Robert Half, empresa de recrutamento e seleção, mostra que 70% dos...

21/04/2018

Governo diz que terá de adiar reajuste de servidor para fechar contas em 2019

Para tentar impedir a paralisação da máquina administrativa e dos investimentos públicos no ano...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.